Olá, seja bem-vindo ao Guia de Conquistas de Resident Evil 2 Remake. Neste guia vou te mostrar algumas dicas para você completar o jogo e suas conquistas de forma fácil e tranquila.
A Capcom, depois de mais de 20 anos, finalmente atendeu às orações dos fãs e refez o jogo do chão para criar uma experiência aterrorizante, mas surpreendente, que presta homenagem às raízes do gênero survival horror. O remake de Resident Evil 2 é uma releitura de um dos jogos mais aclamados da série.
- Nº de Jogadas: 6
- Nível de Dificuldade: 7/10
- Horas de Jogo: 30-40 horas
- Conquistas: 44 (Off-line) / 0 (Online) / 28 (Perdíveis)
- Plataforma: PC/Steam
Sobre os Cenários
O remake de Resident Evil 2 herda do original a mecânica relacionada à forma como o modo história é jogado. No início do jogo, você pode selecionar a campanha de Leon ou Claire. Ambos os cenários compartilham algumas semelhanças no posicionamento de itens-chave e inimigos, mas diferem nos eventos que ocorrem, por exemplo, personagens que você encontra (Leon conhece Ada, enquanto Claire encontra Sherry) e os itens exclusivos que você obtém (Leon recebe a Falcão da Delegacia de Polícia 2ºA – Escritório da S.T.A.R.S., enquanto Claire recebe o MQ11).
Além disso, ao vencer uma cenário A com Claire ou Leon, você abre um segundo cenário (ou 2ª corrida/B) no qual pode experimentar o jogo da perspectiva do outro personagem. Em 1998, esses cenários foram identificados pelas letras A e B. Ao longo do guia e por simplicidade, vou chamá-los da mesma forma: Leon A e Claire A para os cenários normais e Leon B e Claire B para os cenários de 2ª corrida.
Sobre as Jogadas vs. Dificuldade
O jogo oferece diversos níveis de dificuldade, variando desde o Assistido (Fácil/Easy) até o Intenso (Muito Difícil/Hardcore). Algumas conquistas exigem que os jogadores terminem o jogo em uma dificuldade específica, alcançando o Rank-S, com ambos os personagens. Para facilitar essas conquistas, o ideal é buscar itens que possam facilitar a jogabilidade, como a Samurai Edge Infinita, LE5 SMG Infinita e a Faca Inquebrável.
Por isso eu recomendo iniciar um novo jogo na Dificuldade Assistida (Fácil), independentemente de selecionar Leon ou Claire. O motivo disso é bem simples. Nessa dificuldade, como os inimigos são mais fracos, você pode focar na busca dos itens colecionáveis, pegar as conquistas tanto da história quanto as conquistas perdíveis e, o mais importante, se acostumar com os cenários e a localização dos itens-chave e segredos que o jogo possui. Se você já estiver habituado ao jogo, pode tentar combinar algumas conquistas. Por exemplo, combine as conquistas Minimalista e Parcimonioso. Ou, se já pegou todos os colecionáveis, inclua a conquista Nem Mais um Passo!.
Jogando no Padrão ou Superior, é a hora de buscar as armas infinitas e completar algumas conquistas relacionadas a classificação e a dificuldade. A Samurai Edge Infinita é desbloqueada como recompensa por concluir qualquer cenário na dificuldade Padrão (Standard) ou superior com uma nota Rank-S, liberando também as conquistas: Leon “S.” Kennedy ou A Heroína Imbatível. Neste ponto, se você coletou todos os itens coletáveis, entre eles os Mrs. Raccoons, em seu baú estará a Faca (infinita) Inquebrável, que nesta jogada pode ser especialmente útil contra o G-1. Com a Samurai Edge Infinita em mãos, é hora de buscar um Rank-S com Claire.
Para obter uma nota Rank-S, o único requisito é o tempo; salvamentos não interferirão na nota final. Confira o tempo necessário para cada cenário e dificuldade.
- Cenário A – 3:30 Padrão/Standard – 2:30 Intenso/Hardcore.
- Cenário B – 3:00 Padrão/Standard – 2:00 Intenso/Hardcore.
E por último temos a dificuldade Intenso (Hardcore), nessa dificuldade você precisa completa qualquer cenário, para liberar as conquistas: Recruta Intenso ou Universitária Intensa, essas conquistas não precisam de nota específica, basta terminar o jogo nessa dificuldade, mas se você completar um dos cenários com Rank-S vai desbloquear a LE5 SMG, que pode ser usada na jogada do outro personagem no Intenso. Existe um consenso de que começar pelo cenário Claire B é mais fácil nessa dificuldade devido à capacidade ofensiva do Lança-granadas.
Existem ainda mais duas armas bônus infinitas: o Lança-foguetes ATM-4 e a Minigun, que são liberadas ao concluir uma jogada com Leon e Clear, respectivamente. Para obter um novo Rank-S+ no padrão ou superior e alcançar essa pontuação, além de respeitar o limite de tempo, você só poderá salvar 3 vezes e NÃO poderá usar suas armas infinitas, exceto pela Faca de Combate Infinita, que é permitida.
Não existem conquistas relacionadas à nota Rank-S+, portanto, o desafio de coletar o Lança-foguetes ATM-4 e a Minigun torna-se opcional.
Lista de Conquistas/Troféus – Resident Evil 2
Chegue à delegacia.
Relacionada à história, basta que qualquer um dos personagens chegue à Delegacia de Polícia para obter essa conquista.
Resolva o enigma da Est. Deusa.
Para desbloquear essa conquista, você precisa resolver o quebra-cabeça da Estátua da Deusa no salão principal da Delegacia, inserindo os três medalhões que você obtém das estátuas do Leão, Unicórnio e Donzela.
Fuja da delegacia.
Você receberá essa conquista assim que utilizar o Cartão de Segurança da garagem para escapar da Delegacia de Polícia pelo estacionamento com qualquer um dos dois personagens.
Conclua a parte da Ada.
Após escapar da Delegacia de Polícia, você passará por um pequeno segmento com Ada, e receberá essa conquista assim que o concluir. Há também uma conquista por completar o segmento usando apenas o Visualizador de CEM; consulte Espiã Nota Dez para mais informações.
Conclua a parte da Sherry.
Após obter ambos os painéis de poder e resolver o quebra-cabeça no escritório do chefe, você entrará em um pequeno segmento com Sherry, onde precisará escapar do orfanato, recebendo a conquista ao terminar. Há também uma conquista para escapar do quarto em 60 segundos; consulte “Jovem Fugitiva” para mais informações.
Fuja dos esgotos.
Você receberá essa conquista após utilizar o Teleférico nos esgotos para chegar ao Ninho, seja com Claire ou Leon.
Zere com o Leon.
Conquista liberada assim que concluir sua primeira jogada no modo história com Leon. Para facilitar, é possível vencer esse cenário na dificuldade assistida com a mira assistida ativada. Porém você pode acumular essa conquista com Leon “S.” Kennedy ou Recruta Intenso se procura um desafio maior.
Zere com a Claire.
Conquista liberada assim que concluir sua primeira corrida no modo história com Claire. Para facilitar, é possível vencer esse cenário na dificuldade assistida com a mira assistida ativada. A mesma regra de Leon se aplica aqui e você pode acumular essa conquista com A Heroína Imbatível ou Universitária Intensa.
Veja o final verdadeiro.
Para liberar essa conquista, complete o cenário B com qualquer personagem. Para facilitar, vença esse cenário na dificuldade assistida ou padrão, com o assistente de mira ativado. O assistente de mira também pode ser ativado na dificuldade padrão.
Combine dois itens.
Para ganhar essa conquista, basta combinar dois itens juntos, como qualquer tipo de ervas, pólvora ou itens-chave necessários para o seu progresso; é provável essa conquista seja desbloqueada naturalmente quando combinar alguma erva para se curar.
Ganhe espaço no inventário.
Confira a conquista “O Universo num Bolso” para mais informações.
Personalize uma arma.
Existem diversas modificações de armas disponíveis no jogo; basta localizar uma e instalá-la em qualquer arma. É possível que a primeira modificação encontrada seja aquela no Escritório Oeste – Delegacia 1ºA, trancada na mesa de trabalho de Leon. As senhas são: cadeado da direita MRG e da esquerda NED. Com ambos os personagens, haverá uma modificação de arma nesse local.
Mate um inimigo com uma faca.
A descrição da conquista é autoexplicativa, mas não pense que será uma tarefa simples. Não corra diretamente para o zumbi com a faca em mãos. Primeiro, atire em suas pernas e, em seguida, finalize o inimigo com a faca. Isso evita que você seja agarrado.
Revide com uma arma secundária.
A mecânica de contra-ataque, conhecida como revide, entra em ação quando um inimigo te agarra. Se você estiver equipado com uma arma secundária, como uma faca ou granada, terá alguns segundos para realizar um QTE e utilizar a arma para se libertar do inimigo. No caso das facas, elas permanecerão cravadas no inimigo até que este morra, permitindo que você as recupere posteriormente.
Pode ser combinada com a conquista Bom Apetite!.
Use tábuas para tapar uma janela.
Conquista muito simples, mais pode passar batida. Enquanto você estiver na Delegacia de Polícia, encontrará tábuas de madeira com fitas amarelas para coletar. Utilize-as para fechar as janelas e impedir a entrada de novos zumbis. Uma dessas tábuas está localizada próxima à Sala Escura/Save Room do primeiro andar da delegacia. Na mesma área, perto da escada, há uma janela onde você pode usar essa tábua.
Quebre um Mr. Raccoon.
Confira mais informações na conquista Dedetização Perfeita.
Abra um cofre portátil.
Existem dois cofres portáteis na Delegacia de Polícia. Um deles está situado na Sala dos Chuveiros, no 2º andar, enquanto o outro está localizado na Rouparia, no 1º andar. O segredo desses cofres é aleatório, mas para abri-los, basta acionar todas as luzes sem errar a sequência. No vídeo abaixo esta a localização de cada um dos cofres.
Abra um cofre mecânico.
Confira mais informações na conquista Chaveiro-Mestre.
Atire na granada dada ao inimigo.
Quando um inimigo te agarra, há a possibilidade de se libertar usando uma granada. Para isso, é necessário ter uma granada equipada como arma secundária. Escolha um zumbi comum, permita que ele te agarre e acione a QTE que aparecerá. A granada será inserida na boca do zumbi, e nesse momento, você precisará atirar na granada para fazê-la explodir.
Mate 3 inimigos de uma vez c/ armas sec.
Um bom local para tentar obter essa conquista é na Sala de Controle no Esgoto (Esgotos Sup.). Você passará por ela tanto com Leon quanto com Claire, vindo da área do Teleférico (Cable Car). Nessa área, há 3 zumbis que podem ser atraídos para o meio da sala. Posteriormente, você pode jogar uma Granada de Fragmentação entre eles; nas dificuldades padrão, uma única granada faz o trabalho (não haverá zombis nessa sala na dificuldade assistida).
Atire em um cão zumbi ou carnífice no ar.
Atire em um Cão Zumbi ou Carnífice no ar; na minha opinião, a escolha é óbvia, procure um cão. Os cães aparecerão na Garagem da Delegacia com Leon, enquanto com Claire, aparecerão Carnífices. Com Leon, neste ponto, ao ligar a energia, os cães serão libertados. Utilizando sua Espingarda, espere um deles saltar em sua direção e atire no bicho no meio do ar.
Incapacite a audição de um carnífice.
Os Carnífices ou Lickers são aqueles bichos vermelhos linguarudos. Eles são completamente cegos, mas possuem uma audição muito boa. Nessa conquista, você precisa encontrar um Carnífice. Haverá um no corredor próximo ao Escritório da S.T.A.R.S. ou próximo à Sala Escura no 1ºA, e jogar uma Granada de Atordoamento nele; isso deixará o bicho paralisado.
Tire-o-chapéu do Tirano a bala.
Essa conquista é muito divertida, e é provável que você a consiga naturalmente, mas ela pode ser deixada para trás. Para quem jogou a versão clássica, sabe que o Mr. X é quase uma pedra e não morre por armas comuns. Portanto, é perda de tempo gastar munição com ele. No entanto, nessa conquista, você precisa atirar na cabeça do tirano para remover o chapéu. Isso pode ser feito em sua primeira aparição na delegacia, quando ele levanta o helicóptero que antes estava em chamas.
Derrote o G (Fase 2) usando o guindaste 1x.
Para desbloquear essa conquista, é necessário derrotar o chefe William Birkin G-2 usando o contêiner disponível no segundo encontro entre ele e Leon. Durante a luta, cause um certo dano ao chefe para enfraquecê-lo enquanto aguarda o guindaste com o contêiner estar pronto para ser acionado. Lembre-se de que você só pode usar o contêiner uma única vez para desbloquear a conquista.
Encontre 2 itens pelas dicas fotográficas.
Para obter essa conquista, primeiro, você precisa encontrar o Rolo de Filme, que está em uma mesa na Sala de Trabalho do Esgoto, e retornar com ele para a Sala Escura da Delegacia para revelar as fotos com os locais onde você encontrará dois itens ocultos. Assim que revelar o filme, vá para o Escritório S.T.A.R.S. (2º andar) e a Sala de Imprensa (1º andar) para encontrar ambos os itens.
Abaixo está um vídeo que mostra como retornar da Sala de Trabalho para a Sala Escura, pegar esses itens e conquistar este troféu. Não é um vídeo perfeito, pois foi feito durante a minha primeira jogada, mas dará a você uma boa ideia do caminho a seguir e dos lugares onde ambos os itens estão localizados.
Maximize os espaços do inventário.
Para completar essa conquista você precisa localizar todos os Upgrades de Inventário/Pochetes, ao todo eles são 6, e podem ser coletadas em uma única corrida com Leon ou Claire. As pochetes estão espalhadas pelo cenário dentro de cofres, armários ou sobre meses; um delas será necessário encontras os dois cofres portatéis com as teclas faltantes da sala da caixa-forte.
No segmento da Ada, use apenas o Visualizador de CEM.
Durante o cenário A de Leon, você se deparará com Ada, que o acompanhará por um período específico. Em determinado momento, assumirá o controle da personagem e terá que atravessar uma seção do mapa sem disparar um único tiro. Nas dificuldades mais baixas, isso é uma tarefa simples, mas nos modos mais desafiadores, é crucial estar atento à velocidade de movimentação dos zumbis, que aumenta nas dificuldades mais altas. Assista ao vídeo abaixo para mais detalhes.
No segmento da Sherry, fuja do quarto em 60 segundos.
Durante o breve seguimento em que você controla Sherry, é necessário resolver o quebra-cabeça do quarto onde ela está presa e sair antes de 1 minuto. O puzzle consiste basicamente em encontrar um cubo e resolver um quebra-cabeça que seria simples se a posição inicial não fosse aleatória, mas o resultado é sempre o mesmo.
Vença o G Fase 4 faltando 4+ minutos para a explosão.
O G Fase 4 é o chefe final de Claire. Nesta luta, você terá 10 minutos para derrotar o chefe e fugir da cidade. Em dificuldades mais baixas, esse tempo é mais que suficiente. Durante essa luta, você tem acesso a uma Minigun com 400 balas, então basta descarregar tudo em cima do chefe, pois você não precisará de munição depois disso.
Vença o Super Tirano faltando 5+ minutos para a explosão.
O Super Tirano é o chefe final de Leon, nesta luta você terá 10 minutos para derrotar o chefe e fugir da cidade. Durante a batalha desvie de seus ataques, impeça sua investida com tiros no seu coração exposto ou jogue granadas de atordoamento, e após 1,5 minutos aproveite a Rocket Launcher que Ada ira jogar para você, use-a no Tirano (2 Tiros no Insano) e pronto.
Leia todos os arquivos.
Coletar todos os documentos, parece difícil, mas não é. Você pode reunir todos eles em corridas diferentes, desde que os colete o documento pelo menos uma vez. Ao coletar um documento, ele é salvo no menu de desafios e carregado em qualquer jogo que você iniciar. Confira a localização de cada documento.
Destrua todos Mr. Raccoon.
Para desbloquear a conquista Dedetização Perfeita, você precisa encontrar e destruir todos os Mrs. Raccoons, são 15 ao todo. Ao completar a conquista você vai receber como prêmio um faca que não quebra, facilitando sua gameplay ao extremo. A faca é automaticamente adicionada ao baú, se ela não aparecer acesse o menu desafios para que a notificação do desafio relacionado apareça.
Abra todos os cofres e trancas no jogo.
Para completar a conquista Chaveiro-Mestre você precisa abrir abrir várias fechaduras, armários e cofres espalhados pelo jogo. Ao todo, existem 3 armários, 3 cofres e 2 fechaduras. Ao abrir cada um deles, você progride na conquista e recebe diversos itens como recompensa, que podem ser usados para melhorar suas armas, aumentar seu inventário e salvar sua vida.
Leon “S.” Kennedy
Consiga um S na história do Leon (“Padrão” ou “Intenso”).
Por mais tentador que seja tentar essa conquista no Padrão, o ideal é buscar a nota S no Intenso (combinando essa conquista com Recruta Intenso). Dessa forma, você consegue desbloquear as armas infinitas Submetralhadora LE 5 e Pistola Samurai Edge simultaneamente. Outra alternativa é completar a dificuldade padrão para obter a Samurai Edge e, em seguida, utilizar essa arma para superar a dificuldade intenso e conquistar a Submetralhadora LE 5.
Consiga um S na história da Claire (“Padrão” ou “Intenso”).
Imagino que, neste caso, você tenha pelo menos uma das armas infinitas; portanto, use e abuse delas. O único requisito para obter a nota Rank-S é o tempo de posse das armas infinitas, sendo a única coisa pela qual você precisa se preocupar. Lembre-se de que, ao morrer, não use a opção de continuar; saia para o menu principal e recarregue o jogo a partir do último salvamento.
Conclua a história do Leon em “Intenso”.
Confira para mais informações a conquista Leon “S.” Kennedy.
Conclua a história da Claire em “Intenso”.
Confira para mais informações a conquista Leon “S.” Kennedy.
Conclua o jogo sem usar um item de recuperação.
Para completar essa conquisata você não pode usar ervas ou sprays. A conquista pode ser mais simples se você jogar na Dificuldade Assistida, mas nada impede que você encare esse desafio nas outras dificuldades. Mesmo jogando no assistido, acidentes podem acontecer, então sempre mantenha um histórico de salvamento atualizado. Além disso, nessa dificuldade, sua vida pode recarregar aos poucos, passando do estado de perigo para cuidado.
Essa conquista pode ser combinada com Minimalista e/ou Nem Mais um Passo!
Conclua o jogo sem abrir o baú.
Realizar essa conquista pode parecer simples à primeira vista, mas pode ser bastante complexo e entediante. Recomendo jogar na Dificuldade Assistida. Há um consenso de que o Cenário B de Claire é mais fácil para essa conquista (embora eu não tenha conseguido confirmar isso).
Como não é possível abrir o baú para ter acesso a armas infinitas, resta apenas utilizar as armas coletadas durante o jogo. O segredo está em ficar atento ao gerenciamento do inventário para evitar ficar sem espaço. Portanto, preste atenção nessas dicas:
- Colete todos os 6 upgrades de inventário no jogo – O Universo num Bolso.
- Escolha cuidadosamente suas armas, optando por apenas uma pistola e/ou lança-granadas.
- Não pegue a Chave do Esgoto, pois não é necessária nessa corrida.
- Utilize todos os itens-chave até que seja possível descartá-los.
- Combine as pólvoras de alta qualidade (branca/amarela) com a pólvora normal.
- Salve com regularidade e jogue em segmentos.
Dê 14.000 ou menos passos no jogo todo.
Basta realizar uma corrida rápida. O segredo é não enrolar ou ficar voltando atrás para coletar coisas desnecessárias. Trace um caminho e siga sempre em frente, focando em coletar os itens-chave que permitirão seu avanço, evitando acessar áreas desnecessárias.
Para acompanhar o contador de passos, pause o jogo e vá para a seção Registros. Nessa seção, acesse a última opção chamada “Nem Mais um Passo!” para verificar quantos passos você acumulou. Uma boa referência é ter menos de 10.000 passos quando chegar ao Nest.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Jogue na dificuldade assistida.
- Concentre-se nos itens-chave necessários.
- Quando o Mr. X aparecer, não fuja; use granadas ou atire em sua cabeça para atordoá-lo.
- Não se preocupe em salvar (use o salvamento automático).
- Não se preocupe em guardar itens na caixa.
- Colete alguns dos Upgrades de Inventário no jogo – O Universo num Bolso.
- Use um Guia de Senhas e Soluções dos quebra-cabeças.
Conclua o modo “O 4º Sobrevivente”.
Para obter essa conquista, é necessário completar o modo extra “O 4º Sobrevivente“. Neste modo, jogamos com Hunk, o único sobrevivente do assalto ao laboratório da Umbrella. Com ele, precisamos fugir do laboratório, começando pelos esgotos e passando pela Delegacia por um caminho infestado de inimigos.
Neste modo, que dura cerca de 10 minutos, os recursos são limitados, e o gerenciamento desses recursos, juntamente com o conhecimento do cenário, define o sucesso ou não. O lado positivo é que não há chefe nesse modo, portanto, o foco principal será guardar os itens de cura e munição para partes específicas desse modo. O lado não tão positivo é que o Mr. X estará perseguindo você o tempo todo, portanto, terá pouco ou nenhum tempo para fazer uma pausa durante a corrida.
Algumas recomendações ao tentar obter essa conquista incluem usar a pólvora encontrada apenas para fazer cartuchos de espingarda, pois essa munição ajudará mais e permitirá passar por algumas das partes mais difíceis. Também é recomendável usar suas granadas na área final, pois, se uma planta agarrar você e você não puder combatê-la, provavelmente morrerá instantaneamente.
A única outra sugestão seria guardar as ervas azuis para quando estiver correndo pelos esgotos inferiores. Na verdade, esses inimigos não causam dano a você, mas o envenenam quando são agarrados. Se você usar a erva azul, não só receberá um bônus de defesa, mas também ficará imune a qualquer veneno. Portanto, quando eles o agarrarem, isso não o afetará nem um pouco.
Isso pode levar algumas tentativas, mas, com a paciência certa e o uso de seus itens, você acabará conseguindo. Depois de entrar nos portões da frente da delegacia de polícia, esse troféu será conquistado.
Conclua o cenário Sem Escapatória. (Sem modo o de treinamento)
Essa conquista foi uma das que mais demorei a obter, embora não seja tão difícil quanto possa parecer. Ela se desenrola no mercado do posto de gasolina, onde Leon e Claire se encontram pela primeira vez. O local é extremamente apertado devido às prateleiras, e o segredo aqui é memorizar as posições de cada inimigo, antecipar de qual porta eles sairão e identificar o tipo que aparecerá. Ao longo do jogo, novas armas, mochilas com itens e tanques de combustível serão dropados, podendo ser utilizados para causar dano ao explodir.
Os inimigos variam desde zumbis comuns até zumbis pálidos. Sua arma inicial é uma pistola infinita, mas durante a luta, você irá adquirir armas adicionais, como espingardas, lança-chamas e lançadores de foguetes, úteis contra inimigos mais poderosos, como os zumbis pálidos.
Destrua todos os Mr. Raccoons escondidos no modo Sobreviventes Perdidos.
Semelhantes aos Raccoons do jogo base, esses tem a cor dourada e existe apenas no modo extra Sobreviventes Perdidos. Para completar essa conquista você precisa localizar os 10 bonecos. Confira o vídeo abaixo com a localização de cada boneco.
Leia uma carta deixada por Jill.
Encontre a carta deixado por Jill, no balcão da Loja Kendo. Esse arquivo e conquista foram adicionados posteriormente via atualização, e eles antecendem o lançamento de Resident Evil 3. Basta coletar o arquivo que a conquista é liberada.
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