O Vale do Rio contém 39 colecionáveis (+1 corvo extra) em God of War (2018). Este guia vai te conduzir por todos eles em ordem cronológica, facilitando a coleta completa da região. Tudo listado aqui é necessário para completar 100% no jogo, incluindo itens que contam para conquistas.

Nenhum item do Vale do Rio é perdível. Você pode coletar tudo depois de terminar a campanha principal.

Colecionáveis da Região

  • Artefatos: 9
  • Baús Lendários: 5
  • Baús Nornir: 5
  • Corvos: 6
  • Lojas: 1
  • Marcos de Conhecimento: 6
  • Portais Místicos: 3
  • Valquíria: 1
  • Baús Roxos (não rastreado): 1
  • Câmaras Secretas (não rastreado): 1
  • Santuário Jötnar (Hrungnir, não rastreado): 1

⚠️ Atenção: Ao visitar essa área pela primeira vez durante a história, você ainda não terá todas as habilidades necessárias para acessar alguns colecionáveis. O ideal é retornar após o fim da campanha ou assim que obtiver a habilidade “Ventos de Hel”.

Guia de Colecionáveis

#01 – Baú Lendário 1/5 – [00:18]
Durante o caminho rumo à missão principal da montanha, você será obrigado a abrir este baú lendário para avançar na história. Ele está diretamente no trajeto, então não há como perdê-lo.

#02 – Marco de Conhecimento 1/6 – [00:47]
Assim como o baú anterior, este marco de conhecimento está no caminho obrigatório da missão principal. Você deve interagir com ele para continuar a narrativa.

#03 – Portal Místico 1/3 – [01:15]
Este portal místico é desbloqueado automaticamente durante a história. Você passará por ele sem a necessidade de ações extras.

#04 – Corvo 1/6 – [01:43]
Logo ao lado do portal místico há um corvo de Odin pousado. Ele fica em uma posição visível, fácil de eliminar antes de seguir em frente.

#05 – Artefato 1/9 – [02:02]
Depois de lidar com o corvo, desça a corrente em frente ao portal místico. Na parte inferior, perto de um cadáver, você encontrará o primeiro artefato da região.

#06 – Artefato 2/9 – [02:28]
Volte pela corrente até o nível superior e atravesse a ponte. À direita da Loja do Brok, há outro cadáver contendo o segundo artefato.

#07 – Loja 1/1 – [02:54]
Essa loja do Brok é parte essencial da campanha e não pode ser ignorada. Você passará por ela naturalmente ao seguir pela missão principal.

#08 – Corvo (Extra) – [03:11]
Existe um corvo extra nesta região, que não aparece no mapa como colecionável, mas conta para o total ao ser destruído. Ele está em uma área acessível a partir da loja.

#09 – Baú Nornir 1/5 – [03:32]
A partir da loja do Brok, siga pela área à esquerda e desça até o fundo usando as correntes. Você retornará a uma zona explorada anteriormente na história. O baú de Nornir está visível após a ponte. Os três selos mágicos ficam próximos: um acima do baú, outro nas rochas ao lado da ponte e o terceiro pode ser visto ao mirar através do buraco no caminho de onde você veio.

#10 – Santuário Jötnar 1/1 – [04:44]
Ao lado do baú de Nornir, suba na rocha e siga até a parte de trás da área onde surgem algumas Regressadas. Você encontrará o santuário Jötnar, que não aparece como colecionável na região, mas é necessário para a conquista “A Verdade”. Ele se parece com uma porta de madeira, e Atreus fará comentários ao interagir com ela.

#11 – Artefato 3/9 – [05:37]
Depois de explorar a parte inferior, volte para a Loja do Brok e continue pela rota principal. Ao puxar a corrente que abre o portão ao lado da loja, atravesse a caverna e passe pela sala com a armadilha de espinhos no teto. Após essa parte, você encontrará um cadáver segurando o terceiro artefato.

#12 – Baú Nornir 2/5 – [06:32]
Depois de recuperar o machado e esperar os espinhos descerem por completo, volte ao local onde pegou o artefato. Você poderá subir na armadilha e alcançar uma plataforma superior com um baú de Nornir. Um dos selos fica num túnel lateral acima, e os outros dois estão dentro da sala com espinhos. Para alcançá-los, arremesse o machado nas tábuas amarelas que controlam a armadilha, usando-a como elevador para subir e ver os selos.

#13 – Artefato 4/9 – [07:44]
Ao sair da sala dos espinhos, continue seguindo pela história. Assim que sair, em uma área com uma vista incrível para a montanha, haverá um cadáver bem visível segurando o quarto artefato.

#14 – Artefato 5/9 – [08:17]
Logo após o item anterior, você resolverá o quebra-cabeça dos discos giratórios. Continue até entrar numa caverna onde se ouvem corvos. Ali dentro, perto de um cadáver, está o quinto artefato.

#15 – Corvo 2/6 – [08:44]
Na mesma caverna do artefato anterior, avance para a próxima seção até ver uma parede desabada com luz passando por ela. O corvo está pousado bem no topo dessa parte quebrada. A luz intensa e a vegetação dificultam a visualização, então chegue perto da tela e use o som metálico do corvo como guia.

#16 – Corvo 3/6 – [09:17]
Na área onde ocorre a batalha contra o troll em chamas, olhe para cima de um dos grandes ossos curvados ao redor da arena. O corvo está pousado ali, com boa visão da arena inteira.

#17 – Baú Nornir 3/5 – [09:37]
Ainda na arena do chefe, há outro baú de Nornir claramente visível. Os selos precisam ser destruídos rapidamente e em sequência. Comece pelo mais distante, do outro lado da arena em frente ao baú, e depois acerte os dois selos próximos, ao lado do próprio baú.

#18 – Marco de Conhecimento 2/6 – [10:32]
Na mesma área do baú Nornir, à esquerda dele, use o machado para destruir uma barricada no topo de uma colina inacessível. Você verá uma âncora de corrente lá em cima. Ao liberar o caminho, pressione :círculo: para que Atreus suba e abaixe a corrente. No topo está o segundo marco de conhecimento da região.

#19 – Corvo 4/6 – [11:25]
Continue para a área com as cabanas queimadas. O corvo está pousado na primeira dessas cabanas, visível logo que você entra no local.

#20 – Artefato 6/9 – [12:03]
Ainda nas cabanas queimadas, logo após o corvo, vá até um cadáver escondido atrás de uma das construções destruídas. Ali você encontrará o sexto artefato.

#21 – Portal Místico 2/3 – [12:22]
Este portal é desbloqueado automaticamente durante a história. No entanto, se isso não acontecer, você pode retornar para a caverna da Bruxa de barco, pela entrada ao sul do Lago dos Nove.

#22 – Baú Lendário 2/5 – [12:46]
Logo depois de usar o portal, suba pelo elevador. O baú lendário dourado está à vista, próximo ao local onde o elevador para.

#23 – Baú Roxo (Cifra Muspelheim) 1/1 – [13:29]
Atrás do elevador há uma seiva vermelha bloqueando o caminho. Para removê-la, Atreus precisa usar as flechas elétricas, que só ficam disponíveis mais tarde na história. Ao explodir a seiva, você libera o acesso ao baú roxo com uma cifra de Muspelheim.

#24 – Baú Nornir 4/5 – [14:05]
Ao seguir em direção à caverna da Bruxa, você verá o baú Nornir no caminho. Para acessá-lo, Atreus deve usar Flechas Élficas nas pedras azuis sob as plataformas. Os três selos estão localizados: um atrás do elevador, outro nas rochas em frente ao baú e o último na sala ao lado, bloqueado por seiva vermelha. Use uma bola de seiva e flechas elétricas para explodi-la e liberar o acesso.

#25 – Baú Lendário 3/5 – [15:38]
Siga pelo caminho que levou ao terceiro selo do baú Nornir. Ao puxar o portão, avance até o final da caverna. Quebre a barricada de madeira lateral para Atreus subir. Depois, empurre um bloco para ele alcançar a outra lateral. Quebre mais tábuas para ele pular novamente. Agora, jogue seu machado nos três blocos de sinalização no teto para resolver o enigma. Atreus abaixará uma plataforma e você poderá acessar o baú lendário.

#26 – Baú Lendário 4/5 – [17:36]
Volte para a entrada da caverna (topo do elevador) e siga novamente pelo caminho interno. Há um grande bloco quadrado que pode ser empurrado até cair no abismo. Pegue a bola de energia verde atrás do elevador usando as Lâminas do Caos. Coloque-a primeiro na ponte para a casa da Bruxa. Em seguida, corra até o bloco caído e posicione a bola no pedestal do meio. Vá buscar outra bola de energia, suba e coloque-a no terceiro pedestal. Depois, empurre o bloco central para pular para o outro lado e posicione a energia no último ponto, revelando um baú lendário muito bem escondido.

#27 – Câmara Secreta 1/1 – [20:27]
Se você está seguindo este guia, já terá acessado essa câmara. Ela fica na sala atrás da seiva vermelha, onde também estava o terceiro selo do baú Nornir.

#28 – Portal Místico 3/3 – [21:06]
Localizado dentro da câmara secreta.

#29 – Valquíria 1/1 – [22:25]
Também encontrada dentro da câmara secreta, na arena principal.

#30 – Corvo 5/6 – [24:33]
Esse corvo está pousado no topo da sala onde você enfrenta a Valquíria, dentro da câmara secreta.

#31 – Artefato 7/9 – [24:50]
Volte para o início da caverna da Bruxa. O artefato está na plataforma central, acessível apenas depois que o grande bloco quadrado for empurrado para o abismo, permitindo alcançar o local com um pulo.

#32 – Marco de Conhecimento 3/6 – [25:13]
Ainda no início da caverna, suba pelo poço atrás do elevador. Durante a subida, você verá esse Marco de Conhecimento na parede — não tem como passar despercebido.

#33 – Marco de Conhecimento 4/6 – [25:45]
Assim que sair da caverna da Bruxa, há um Marco de Conhecimento à esquerda. Para ativá-lo, é necessário usar uma pedra de energia élfica azul, que pode ser encontrada logo atrás do poço. Pegue-a, posicione-a ao lado do marco e peça para Atreus ativar com uma flecha azul.

#34 – Artefato 8/9 – [ 26:36 ]
Ao lado do Marco de Conhecimento, no caminho que leva ladeira abaixo até a casa da tartaruga da bruxa.

#35 – Marco de Conhecimento 5/6 – [ 26:53 ]
No lado esquerdo da área, a 15 metros do artefato.

#36 – Marco de Conhecimento 6/6 – [ 27:23 ]
No lado direito da área, a 10 metros do último marcador.

#37 – Artefato 9/9 – [ 27:47 ]
Suba pela corrente dourada pendurada no penhasco (a única na área, ao lado do marcador de história). No topo, você encontrará o artefato perto de um cadáver na grama vermelha, ao lado do baú de Nornir.

#38 – Corvo 6/6 – [ 28:09 ]
Pousado bem ao lado do artefato, perto da “placa de sinalização” quebrada.

#39 – Baú Lendário 5/5 – [ 28:19 ]
Do corvo, vá até o final da colina. Depois, pressione :quadrado: para olhar as placas nas pedras. Isso revelará a solução para o quebra-cabeça da tigela de areia. Agora desça a colina e interaja com a tigela de areia para que Atreus possa inserir a solução “vento”, revelando assim o baú dos escombros.

#40 – Baú Nornir 5/5 – [ 29:34 ]
Nos escombros que você acabou de consertar, há uma bola de energia verde no lado direito. Pegue-a e coloque-a no suporte de energia voltado para o penhasco. Suba novamente e pegue-a do topo do penhasco. Agora coloque-a na placa de sinalização. Jogue seu machado na placa de sinalização para obter um “B” voltado para a direita na placa de cima e um “B” voltado para cima na placa de baixo. No local onde você colocou a bola de energia verde, você pode ver um terceiro glifo girando a cada poucos segundos. Remova a energia verde quando ela mostrar um “B” voltado para cima. Em seguida, coloque a bola de energia no baú Nornir. Então os sinais que você precisa são “B voltado para a direita”, “B voltado para cima”, “B voltado para cima”. Então o baú se abre, dando a você uma melhoria de saúde!


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