Metro Exodus Enhanced Edition – Guia de Conquistas/Troféus

Por 28/04/2024, ÀS 19H37abril 29th, 2024

Olá e bem-vindo ao Guia de Conquistas/Troféus de Metro Exodus Enhanced Edition. Neste guia, vou mostrar a você como completar as 68 conquistas/troféus do jogo.

Metro Exodus trouxe uma nova perspectiva para a série de jogos Metro e, na minha opinião, conseguiu isso com sucesso. Desta vez, o jogo apresenta uma dinâmica inovadora, incluindo mapas semi-abertos que nos permitem explorar até certo ponto tudo o que aconteceu fora das estações de metrô. Além disso, há modificações no conjunto de armas e na forma como as utilizamos, assim como na dinâmica dos pontos morais, que têm menos importância aqui do que nos jogos anteriores. O jogo está repleto de itens colecionáveis, como Diários, Cartões Postais e Modificações para aprimoramento do personagem.


  • Dificuldade: 7/10
  • Tempo de Jogo: 30/35 horas
  • Jogadas: 2 ou 3 (patrulheiro dificil e/ou leitor e Ng+ com modificadores)
  • Conquistas: 68 (Offline) / 0 (Online) / 3 (Perdíveis)
  • Conquistas Perdíveis: Existem diversas conquistas que pode ser perdidas, mas boa parte delas podem ser completadas repetindo o capítulo ao qual elas pertecem, apenas as conquistas relacionadas ao finais são realmente perdíveis.
  • Plataforma: PC/Steam

Passo 1: Comece pelo mais difícil; Complete o Jogo na Dificuldade Patrulheiro Difícil; Final Ruim;

Geralmente, sugiro começar sempre pela dificuldade mais fácil para coletar itens, completar conquistas relacionadas à história e se habituar ao jogo. No entanto, em Metro Exodus, vou inverter as coisas e, sim, sugiro que você comece pelo mais complicado primeiro.

Na Enhanced Edition de Metro Exodus, existem cinco conquistas que podem exigir que você jogue inúmeras vezes. A primeira é a conquista “Dificílimorelacionada à dificuldade Patrulheiro Difícil. Em seguida, temos duas conquistas associadas ao New Game+ usando modificações: “Mutação” e “Eu me Garanto“. Por fim, temos as conquistas relacionadas aos dois finais do jogo: “Seu Destino” e “Viagem Eterna“.

Todas essas conquistas podem ser combinadas em duas jogadas. Portanto, comece pela dificuldade Patrulheiro Difícil, buscando o final ruim, acumulando as mortes por armas e as conquistas “Dificílimo” e “Viagem Eterna“. Ao concluir o jogo, inicie um New Game+ na dificuldade Leitor e vá atrás das conquistas: Mutação, Eu me Garanto e Seu Destino, além de coletar os itens para as demais conquistas.

Observação: A dificuldade Patrulheiro Difícil não possui quick saves, mas possui checkpoints. Este é um dos motivos para evitar o uso da modificação Eu me Garanto em um modo mais difícil, já que ela desabilita os Checkpoints também. Dessa forma, ao morrer, seria necessário repetir todo o capítulo.


Passo 2: Complete um NG+ na Dificuldade Leitor; Modificações Ativadas; Coletáveis e Final Bom;

Ao completar sua primeira jogada, é liberado o New Game+ a partir do save do jogo recém-finalizado. Neste modo, você terá a opção de escolher uma nova dificuldade (sugiro escolher a dificuldade Leitor aqui) e também modificadores, incluindo a modificação Eu Me Garanto. Esta modificação elimina todo tipo de salvamento durante os capítulos, salvando apenas na transição entre eles. Os demais modificadores podem alterar o clima ou aumentar pontos de radiação. Fique à vontade para experimentá-los.

Escolhendo a dificuldade Leitor, será mais difícil morrer e ser detectado. Então, é hora de buscar as conquistas para o final bom e coletar os itens colecionáveis, como os Diários e Cartões Postais que ficaram para trás (isso pode ser feito na primeira jogada se quiser).

Os canibais no Capítulo Yamatau não influenciam no final do jogo; eles ainda podem ser mortos sem problemas. No Capítulo a Taiga, existe a conquista “Filhos da Floresta“, onde você precisa evitar todo tipo de confronto com humanos.


Guia de Conquistas Metro Exodus Enhanced Edition

Técnico ferroviário
Técnico Ferroviário

Desacople todos os vagões na fase MOSCOU.

PERDÍVEL

Essa conquista pode ser desbloqueada próximo do final do Capítulo Moscou, durante a perseguição de trens. Ao pular para o segundo trem a fim de destruí-lo, você pode soltar os dois últimos vagões na transição entre eles, antes de passar para o próximo carro. Uma alavanca vermelha pode ser ativada para liberar o carro de onde você veio. Há apenas dois que precisam ser liberados, e isso deve ser feito antes de entrar na porta seguinte. Olhe para baixo e para a esquerda da porta para ver um aviso para liberar o carro.


Êxodo
Êxodo

Conclua a fase MOSCOU.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Automaticamente liberada ao finalizar Capítulo Moscou.


Aurora
Aurora

Batize a locomotiva.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Automaticamente liberada ao finalizar a sessão de dialogo entre os passageiros do trem que estão escolhendo o nome para a locomotiva.


Regatas
Regatas

Entre em um barco.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Ao avançar nos eventos do Capítulo o Volga, você será levado junto com Anna a uma cabana, a partir dai você precisará completar o restante do caminho usando um barco a remo, ao entrar no barco a conquista será desbloqueada.


É o bonde do Artyom
É o Bonde do Artyom

Entre no trólebus.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Encontrar o trólebus é parte do enredo do Capítulo o Volga, basta seguir as missões principais que você vai desbloquear essa conquista sem problemas.


Amigo da Tripulação

Encontre o violão e o ursinho de pelúcia na fase O VOLGA.

COLETÁVEISmissão secundáriaPERDÍVEL

A conquista “Amigo da Tripulação” requer que você encontre dois itens colecionáveis, um ursinho de pelucia e um violão, durante o Capítulo o Volga. Em determinado momento, esses itens serão marcados no seu mapa, mas caso isso não aconteça, converse com Stepan e Nastya. A conversa não é obrigatória para desbloquear a conquista; ela pode acontecer por rádio. O violão está situado próximo ao topo da torre de vigia controlada por bandidos, em uma sacada. Enquanto isso, o ursinho de pelúcia está em um ninho de demônio no topo de um tanque de combustível abandonado na parte sul, próximo ao terminal.


Passageiros de Longa Viagem

Encontre o vagão de passageiros.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Encontrar o vagão de passageiros também é parte do enredo do Capítulo o Volga, basta seguir as missões principais que você vai desbloquear essa conquista sem problemas.


Pescador

Mate o Bagre.

PERDÍVEL

Durante sua passagem pelo capítulo Capítulo o Volga, você encontrará um peixe gigante (o Tsar Fish) que, em determinados momentos, irá atacar Artyom quando este estiver usando barcos. Este inimigo não pode ser morto por armas comuns, mas existe um local na sessão do terminal (parte da história onde você procura o trólebus) onde ele pode ser morto. Neste local, ao lado da alavanca que libera o trilho do trólebus, existem três cabos, cada um com uma foto e um corpo. Conte um cabo de cada vez, espere o peixe aparecer e acione a alavanca para jogar vários detritos sobre o animal.


Duke

Faça com que Duke sobreviva.

PERDÍVELFINAIS DIFERENTES

As conquistas Duke, “Damir” e “Alyosha” estão diretamente relacionadas ao “final bom” do jogo se você salvar os três. Por outro lado, também estão relacionadas ao “final ruim” caso você faça o oposto e os três sofram mortes ou ferimentos.

Para que Duke sobreviva no Capítulo o Volga: é preciso se mater neutro em relação aos fanáticos ou granhar pontos morais positivos. Na sessão da Igreja evite ser visto e evite matar ao fugir do local. Ao se encontrar com Duke mais tarde, ele indicará alguns locais que precisam ser verificados, nestes locais sempre elimine os soldados e liberte os prisioneiros, a mesma regra se aplica, não seja visto. Mas a parte mais importante a aqui é a sessão da ponte, desde o momento que roubou o barco até encontrar o pregrador não seja visto, caso seja visto recarregue o jogo e comece novamente.

Para que Duke morra no Capítulo o Volga: é precisa ser visto fazendo coisas duvidosas e ganhar pontos morais negativos. Na sessão da igreja seja extremamente hostil, faça com que alguns soldados se rendam e depois mate-os, você pode deixar sobreviventes quando eles se renderem. Nos locais que Duke pediu para investigar mate todos, especialmente os prisioneiros. Na torre do violão, mate o prisioneiro e os soldados. Na sessão para sequestrar o barco, mate alguns soldados rendido e deixe sobreviventes, na ponte seja hostil e entre em combate com os soldados e habitantes locais.


Abaixem a Ponte!

Conclua a fase O VOLGA.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Ao completar o Capítulo o Volga, essa conquista será automaticamente liberada.


Vingança Justificada

Mate 90 canibais.

ACUMULATIVA

O Capítulo Yamantau é extremamente hostil, e não é necessário se preocupar com as mortes, pois elas não influenciam no final do jogo. Logo no início do capítulo, após uma breve cena, haverá a liberação de hordas de canibais sobre a tripulação. Se você permanecer neste local, acumulará as mortes necessárias. No entanto, o nível é cheio de inimigos, incluindo no final, onde há outra horda breve, mas maior, de inimigos. Caso a conquista não seja desbloqueada de primeira, você pode retroceder e recarregar o capítulo ou save novamente, já que as mortes são acumulativas.


Jantar Estragado

Conclua a fase YAMANTAU.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Ao completar o Capítulo Yamantau, essa conquista será automaticamente liberada.


Motorista

Dirija a Bukhanka.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

A Bukhanka é uma espécie de Kombi e será seu principal transporte no Capítulo o Cáspio, essa conquista será automaticamente liberada ao seguir as missões principais do capítulo, para pegar a chave do veículo. Confira mais informações na conquista “Carragedom“.


Carragedom

Mate 50 monstros com a Bukhanka.

ACUMULATIVA

Essa conquista é uma homenagem ao clássico e polêmico Carmageddon de 1997, assim como nele aqui você precisa dirigir a Bukhanka por cima de seus inimigos, sejam eles mutantes ou humanos. Para facilitar, você pode criar um quick save assim que pegar a Bukhanka, pois próximo a este local sempre haverá inimigos mutantes em um grupo de 4 ou 5, basta avançar sobre eles e recarregar o salvamento.


Montanha-Russa

Use a plataforma de trabalho aérea na fase O CÁSPIO para chegar ao oásis.

PERDÍVEL

Ao avançar no Capítulo o Cáspio, você se encontrar com Damir, e a partir desse ponto vocês passaram por uma série de cavernas, na última sessão você verá um reservatório de óleo, vigiado por dois soldados, nesse local existe um elevador que leva óleo para superfície e você precisa usar ele para chegar ao Oasis. Mas tome cuidado, se você for visto o elevador vai parar e a conquista será perdida (você pode recarregar seu salvamento para resolver isso).


Mapa Completo

Encontre os mapas no laboratório.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Essa conquista é liberada ao encontrar os mapas no laboratório no Capítulo o Cáspio.


Damir

Faça Damir continuar na tripulação.

PERDÍVELFINAIS DIFERENTES

Para que Damir sobreviva no Capítulo o Cáspio, assim como na conquista “Duke“, é crucial focar em ações que resultarão em pontos morais positivos. Existem alguns pontos que têm um peso significativo, sendo o principal o fato de Damir não gostar quando os escravos do barão são mortos (evite isso). Além disso, outros pontos importantes incluem:

  • Não matar o bandido que dirige a Bukhanka; em vez disso, nocauteá-lo quando ele emboscar você no alto do prédio.
  • No navio, antes de chegar ao farol, eliminar os bandidos e libertar os escravos; ao derrotar o bandido com a metralhadora giratória, um ponto positivo será concedido.
  • No Bunker, coletar a foto da mãe de Giul, que fica em uma sala ao lado à esquerda do Diário Análise de Imagem.
  • Nocautear todos os bandidos no acampamento do navio abandonado que Anna marca em seu mapa e libertar os escravos de lá.
  • Não matar nenhum escravo no Oásis e tentar não ser visto pelos bandidos no local. Certificar-se de salvar os escravos das celas no fundo.
  • Na plataforma de petróleo, não matar nenhum escravo. Também é possível ganhar mais 2 pontos positivos, um por matar o bandido que bateu no primeiro escravo após ser convidado pelo Barão, e outro por nocautear o bandido que bateu na escrava mais à frente.

Para que Damir morra no Capítulo o Cáspio, faça o oposto do descrito acima, sendo extremamente hostil com tudo e todos, principalmente contra os prisioneiros e seja visto fazendo isso, se você eliminar todo prisioneiro que encontrar, verá que a tela sempre ficará preta, indicando que pegou um ponto negativo.


Nova Ordem

Conclua a fase O CÁSPIO.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Conquista automaticamente liberada ao concluir o Capítulo o Cáspio.


Gorko!

Vá ao casamento na fase VERÃO.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Conquista automaticamente liberada ao concluir (participar do evento) o Capítulo Verão.


Descomunização

Destrua a maior estátua em frente ao acampamento de crianças na fase A TAIGA.

PERDÍVEL

A conquista é desbloqueada após destruir a estátua de Lenin, que pode ser encontrada perto de uma escola abandonada logo após o início do Capítulo a Taiga. A cabeça e as mãos da estátua podem ser quebradas usando a Helsing ou um explosivo. Remover a cabeça é o suficiente para receber a conquista.


Mestre da Floresta

Encare o urso em seu primeiro encontro.

PERDÍVEL

Ao avançar no Capítulo a Taiga, você chegará a uma igreja e ao tentar passar pelo local, o urso mutante avistado anteriormente agora vai quebrar a passagem e atacar. Existem duas opções agora – evitar lutar contra o urso, voltando para a corda e subindo a escada, ou lutar contra o urso atirando nele e acertando-o com explosivos até que ele escape pulando de um penhasco. Escolher a segunda opção para desbloquear essa conquista.


Cinco da Tarde

Participe do chá da tarde do Almirante na fase A TAIGA.

PERDÍVEL

Quase no final do Capítulo a Taiga, na parte onde você precisa ligar a energia de um elevador em uma fábrica. Ao subir esse elevador, você encontrará o Almirante. Durante esse encontro, você será convidado a se sentar e tomar chá com ele e e seus companheiros. Essa cena dura cerca de 10 minutos, e a conquista é desbloqueada no momento em que o homem cai no sono, logo após você tocar o violão.


Filhos da Floresta

Complete a fase A TAIGA sem atacar ninguém nem ser percebido.

Essa conquista é mais fácil nas dificuldades mais baixas, como Leitor ou Normal, porque os inimigos nessas dificuldades são menos alertas. No entanto, não pense que será um passeio no parque. Você também pode tentar realizá-la em um NG+, com a modificação Tempo Ruim ativada, o que reduz muito a visibilidade sua e dos inimigos também.

Nessa conquista, você precisa passar por três sessões do mapa sem ser visto pelos humanos nos locais, sem atacá-los ou nocauteá-los. Você saberá que não foi visto, pois ao terminar uma sessão, um ponto moral positivo será concedido (tela piscando claro e som de água pingando).

Algumas interações são “scriptadas” e não contam com ser percebido, como ser visto pelo grupo de homens que desce de uma árvore, ser visto pelos animais como os lobos e ser visto pelo soldado que estava com a mochila.


Alyosha

Não deixe Alyosha se ferir.

PERDÍVELFINAIS DIFERENTES

Para que Alyosha NÃO SEJA ferido no final do capítulo, você precisa evitar todas as mortes desnecessárias e fazer algumas boas ações, entre elas:

  • Salvar o homem preso e cercado por lobos no início do capítulo concede um ponto positivo, mas se você atacar os lobos perderá a conquista “Filho da Floresta“.
  • Passar pelo capítulo até chegar ao Almirante sem ser visto concede três pontos morais positivos de grande peso, e de quebra você desbloqueia a conquista “Filho da Floresta“.
  • Ouvir todo o discurso do Almirante concede um ponto positivo. O discurso leva em torno de 10 minutos e termina quando o Almirante cai no sono, desbloqueando também a conquista “Cinco da Tarde“.

Para que Alyosha SEJA ferido no final do capítulo, é necessário adotar uma abordagem agressiva e eliminar inimigos durante o capítulo. Alguns pontos que pesam mais que outros para alcançar esse resultado são:

  • Matar o homem que está preso e cercado por lobos no início da fase concede um ponto negativo. Ele está localizado no caminho da esquerda logo após passar pelo portão com o documento na flecha.
  • Matar o homem na segunda sessão do mapa, depois que o “Mestre da Floresta” aparece. Olhe para a esquerda em direção a algumas casas de madeira com algumas passarelas e um tirolesa, atravesse o penhasco e mate o homem.
  • Matar o Almirante é um ponto negativo de grande peso, pois, como dito por Alyosha, o Almirante é como um pai para os filhos da floresta. Acredita-se que apenas essa ação seria capaz de desencadear os eventos que levam ao ferimento de Alyosha.

Nota: Embora seja permitido eliminar muitos inimigos e civis nesta seção, devido à conquista “Filho da Floresta“, é necessário não matar ou ser visto por ninguém durante todo o capítulo. Consulte essa conquista para obter mais informações sobre como completar o capítulo sem ser visto.


Espada de Dâmocles

Conclua a fase A TAIGA.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Conquista automaticamente liberada ao concluir o Capítulo a Taiga.


Putrefação

Atravesse o túnel pútrido.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Essa conquista é obtida ao atravessar o túnel semi-inundado coberto de biomassa com um barco a remo. Esta área é encontrada logo após você se separar de Miller no esconderijo de Kirill e passar por uma estação abandonada infestada de mutantes. Em dificuldades mais elevadas, é recomendável eliminar todos os vermes cuspidores de ácido com uma arma de longo alcance antes de passar pelo túnel, pois eles podem sobrecarregar o jogador devido ao seu grande número.


Guia

Passe pelas instalações de pesquisa sem matar um Cego na fase A CIDADE MORTA.

PERDÍVEL

Os Cegos são os grandes gorilas mutantes semelhantes aos librarians dos outros dois jogos. Eles só podem ser vistos no final do Capítulo a Cidade Morta. Para conseguir essa conquista, é preciso não ser detectado por nenhum cego durante sua passagem por essa fase. Como o próprio nome diz, esses bichos são completamente cegos, mas têm uma audição aguçada. Para evitar um cego, você precisa ser furtivo e evitar pisar em objetos como cacos de vidro.

Em dificuldades mais baixas, como a dificuldade Leitor, desconsidere a furtividade e passe correndo pela seção do capítulo onde há cegos; você receberá dano mínimo dos bichos. No entanto, em dificuldades mais altas, como a Patrulheiro Difícil, faça bom uso da furtividade e tenha bastante atenção e paciência, pois ser detectado resultará em morte certa.


Força Total

Faça Duke e Damir continuarem na tripulação e não deixe Alyosha se ferir.

PERDÍVEL

Essa conquista está relacionada a um dos dois finais de Metro Exodus. Para liberar essa conquista, você precisa se atentar a uma série de tarefas ao longo dos Capítulos o Volga, o Cáspio e a Taiga, com o objetivo de que “Duke” não morra, “Damir” fique com a tripulação e “Alyosha” não seja baleado, respectivamente. Confira as conquistas respectivas para obter mais informações sobre cada membro da tripulação.


Seu Destino

Assuma o controle da Ordem.

PERDÍVEL

Essa conquista é desbloqueada em paralelo com a conquista “Força Total“. Essa conquista só é possível mantendo os três integrantes da tripulação juntos, coletando o maior número de pontos morais possíveis e evitando os pontos morais negativos a todo custo.

Confira as conquistas: “Duke“, “Damir” e “Alyosha” para mais informações.


Dificílimo

Termine o jogo no modo Patrulheiro Difícil.

DIFICULDADE

O modo Patrulheiro Difícil é a dificuldade mais alta do jogo e está disponível desde o início, como sugeri no início desta publicação. A ideia seria começar por essa dificuldade para evitar jogadas extras e depois partir para uma jogada mais simples.

Neste modo, os inimigos, principalmente os humanos, são extremamente hostis e letais. Você morrerá com apenas um tiro. Seus recursos serão extremamente escassos e você geralmente ficará sem munição. O HUD da tela ainda existe, mas se torna completamente transparente, e a opção de quicksave é desabilitada.

O segredo é usar e abusar da furtividade, mantendo-se sempre nas sombras e utilizando seus itens arremessáveis, como facas, principalmente, e evitar combates desnecessários a todo custo.


Viagem Eterna

Pague o preço máximo para salvar Anna.

PERDÍVELFINAL ALTERNATIVO

Neste conquista ao contrario da conquista “Seu Destino“, você precisa pagar o preço máximo para que Anna sobreviva.

Dessa vez você precisa que “Duke“, “Damir” e “Alyosha” não estejam presentes nos eventos finais do jogo, para isso Duke e Damir não podem sobreviver, e no caso de Alyosha ela precisa ser ferido. Confria as respectivas conquistas para saber como causar os eventos que levam companheiros de equipe a uma destino tragico.


Profissional

Mate pelo menos um inimigo com cada arma.

COLECIONÁVEISPERDÍVEL

Há um total de 10 armas em Metro Exodus, das quais você precisará matar pelo menos um inimigo com cada uma delas para conseguir a conquista. Abaixo está a lista de cada arma necessária para a conquista e sua localização.

#01 – Matadora: essa é a sua primeira arma no jogo, sendo equipada nos primeiros momentos do Capítulo Moscou. Mais tarde, você pode encontrar essa mesma arma no Capítulo o Cáspio, onde ela pode ser coletada de inimigos derrotados ou do bandido com as chaves da Bukhanka.

#02 – AK: a arma mais comum do jogo, pode ser coletada de vários bandidos. Você pode encontrar uma durante o Capítulo Moscou; não tem como perder.

#03 – Revólver: essa também pode ser coletada durante todo o jogo, mas você ganhará uma durante o progresso no Capítulo Moscou.

#04 – Tikhar: essa arma é desbloqueada durante o Capítulo o Volga. Quando você voltar ao trem depois de sair da igreja, Tarkarev lhe dará uma nova arma chamada Tikhar. Esta arma utiliza esferas como munição que podem ser fabricados dentro da mochila em qualquer lugar.

#05 – Cretina: encontrada pela primeira vez durante o Capítulo – O Volga, é uma arma muito comum usada por bandidos e cultistas durante este capítulo.

#06 – Gatling: durante o progresso do Capítulo Yamantau, você encontrará um bandido mais forte. Este humano usará uma armadura pesada e segurará a arma Gatling. Após derrotar o chefe, pegue a arma e continue pelo caminho para encontrar um inimigo e usar a arma.

#07 – Bulldogue: o único lugar conhecido para obter esta arma é durante o Capítulo o Cáspio. No seu caminho para encontrar Giul, existem alguns inimigos que usarão esta arma. Se você não encontrar nenhum no caminho, continue até o local onde um grupo de bandidos está atacando o farol onde Giul está localizada. Um desses bandidos terá a arma Bulldogue. Mate todos os inimigos aqui e, em seguida, procure e saqueie o corpo com a arma.

#08 – Untiro: esta arma pode ser encontrada a qualquer momento após e durante o Capítulo o Cáspio. Um local fixo para isso pode ser visto no navio onde os homens do Barão mantêm muitos humanos cativos. Há um cartão postal e uma página do diário localizados neste local. A Untiro pode ser vista na mesma mesa do diário.

#09 – Valvula: encontrada pela primeira vez no Capítulo o Cáspio. Esta arma é um rifle de precisão e pode ser localizada em vários locais do capítulo, seja em inimigos ou em locais de saque. Embora um local fixo possa ser visto no topo do guindaste. O guindaste pode ser visto ao se encontrar com Anna após escapar do túnel subterrâneo e coletar os mapas do laboratório.

#10 – Hellsing: a Hellsing, também conhecida como Besta, é sua única arma durante boa parte do Capítulo a Taiga. Após a primeira cena do capítulo, ela estará localizada na estátua bem na sua frente. A Besta também pode ser vista com muita frequência ao longo do capítulo.


Armeiro

Instale uma modificação de cada categoria em uma única arma.

Assim como nos seus antecessores, em Metro Exodus, podemos personalizar nossas armas, mas agora com uma nova mecânica. No jogo, conseguimos coletar e instalar determinadas peças usando nossa mochila a qualquer momento. Todas as armas possuem seis categorias de modificações que vão desde canos até miras. Para desbloquear essa conquista, você precisa instalar uma modificação em cada categoria de uma única arma.


Mania de Limpeza

Gaste 500 recursos químicos na limpeza de armas.

ACUMULATIVA

Para desbloquear essa conquista, é preciso limpar suas armas usando os itens químicos que você coleta durante o jogo. Essa conquista é cumulativa no mesmo save, então você pode usar o quick save para completá-la mais rapidamente. Para acelerar o processo, escolha um local com uma bancada e um lago por perto. Entre na água com suas armas em punho para que elas se sujem. Entre um mergulho e outro, aguarde alguns segundos, caso contrário, você irá morrer afogado. Armas sem upgrades necessitam apenas de dois mergulhos para ficarem totalmente imundas. Depois, basta ir até a bancada para limpar as armas e repetir o processo recarregando o save.


Faz-tudo

Gaste 500 recursos consumíveis para fabricar itens.

ACUMULATIVA

Para desbloquear essa conquista, você precisa usar os recursos coletados para fabricar itens como medkits, munições ou arremessáveis, isso pode ser feito na mochila ou bancadas. Essa conquista é cumulativa no mesmo save, incluindo os recursos usados nos capítulos extras das DLCs.


Vestido para Impressionar

Encontre todos os aprimoramentos para o traje do Artyom.

COLECIONÁVEL

Os aprimoramentos são um dos três tipos de colecionáveis do jogo, ao todo existem 13 melhorias espalhadas nos Capítulos o Volga e o Cáspio. Essa conquista é acumulativa e você não precisa repetir o jogo todo caso ela seja perdida, basta repetir os capítulos e coletar os itens que ficaram faltando, cada aprimoramento só precisa ser coletado uma única vez (no Steam, você verá uma barra de progresso abaixo da descrição da conquista).


Marciano

Remende a máscara de gás.

MECÂNICA

Essa conquista pode ser liberada naturalmente durante sua jogada. Em Metro Exodus, temos a opção de remendar os danos leves da nossa máscara durante combates, caso ela seja danificada, neste caso causando a entrada de ar contaminado. Para consertar a máscara, basta usar o comando para limpá-la, e Artyom irá colar uma fita adesiva no buraco.


Último Suspiro

Ao ficar sem filtros em uma zona irradiada, fabrique um novo filtro enquanto sufoca.

PERDÍVEL

Os filtros são usados nas máscaras para podermos passar por zonas irradiadas. Quando chegamos a esses locais, o contador de tempo no relógio de pulso começa a decrescer, indicando o tempo restante de cada filtro.

Nesta conquista, precisamos ficar sem filtros a ponto de sufocar e, durante o sufocamento, abrir a mochila e criar novos filtros. Isso deve ser feito em uma zona com radiação. Zonas com radiação são bem comuns no mundo de Metro. Logo que chegamos no Capítulo o Volga, um dos tripulantes irá marcar um local repleto de radiação perto do rio. Você pode criar um quick save e se dirigir para esse local. Chegando lá, desmonte todos os seus filtros restantes, espere o sufocamento, abra a mochila e crie novos. Depois que a conquista for liberada, você pode recarregar o save para não perder os recursos empregados na tarefa.


Antibiótico

Mate 300 mutantes.

ACUMULATIVA

Existem dois tipos de inimigos em Metro Exodus: humanos e mutantes. Para receber essa conquista, você precisará matar um total de 300 Mutantes. Esta conquista certamente virá naturalmente durante sua primeira jogada, pois você encontrará muitos mutantes ao longo do jogo que ultrapassarão o total exigido, especialmente se você estiver buscando todos os itens colecionáveis. Matar mutantes também não afetará o bom final do jogo, pois matá-los não é classificado como má ação.


Mantenha a Distância

Mate 50 inimigos a longa distância.

ACUMULATIVA

Para completar essa conquista, primeiro você precisará de um rifle de precisão. Embora seja possível tentar com outras armas, como a Tikhar, será mais difícil acertar o alvo. Seu primeiro rifle de precisão pode ser encontrado no Capítulo o Caspio, no guindaste indicado por Anna.

Ao derrotar os inimigos no guindaste e coletar o rifle, reforços chegarão em um carro. Ao todo, serão desovados mais 6 bandidos. Você pode criar um quick save e continuar matando e recarregando o save até completar as mortes necessárias.


Atirador Silencioso

Mate 30 inimigos com a Tikhar.

ACUMULATIVA

Você precisa matar 30 inimigos com a Tikhar, podendo ser tanto humanos como mutantes. Essa arma é desbloqueada durante o Capítulo o Volga. Quando você voltar ao trem depois de sair da igreja, Tarkarev lhe dará uma nova arma chamada Tikhar. Esta arma utiliza esferas como munição, que podem ser fabricadas dentro da mochila em qualquer lugar.

Essa conquista pode ser combinada com a conquista “Mantenha a Distância“.


Robin Hood

Mate 30 inimigos com a besta.

ACUMULATIVA

Você precisa matar 30 inimigos com a Besta/Hellsing, podendo ser tanto humanos como mutantes. A Hellsing, também conhecida como Besta, é sua única arma durante boa parte do Capítulo a Taiga. Após a primeira cena do capítulo, ela estará localizada na estátua bem na sua frente. A Besta também pode ser vista com muita frequência ao longo do capítulo.


Exterminador

Mate 300 inimigos humanos.

ACUMULATIVA

Essa conquista pode ser combinada com várias outras, como Atirador Silencioso, Robin Hood, Exterminador, Sabotador e Caleidoscópio.

Sugiro tentar essa conquista na sua jogada em busca do final ruim. No entanto, eu consegui ela junto com o final bom, ou seja, matando apenas bandidos. Isso parece não interferir muito no final, mas fique atento para não atacar bandidos, como na ponte no Capítulo – O Volga, isso resultaria na morte de Damir, por exemplo.

Sendo uma conquista acumulativa, você pode repetir um capítulo ou sessões de áreas com muitos inimigos para completar o montante necessário.


Sabotador

Mate ou atordoe 50 inimigos em combate corpo a corpo.

ACUMULATIVA

Para completar essa conquista, você precisa matar ou atordoar 50 inimigos usando a mecânica de furtividade. Ao se aproximar sorrateiramente de inimigos, você tem duas opções: matar ou atordoar. Caso esteja jogando para alcançar o final bom, escolha a opção de atordoar. Do contrário, elimine o inimigo de uma vez por todas. Essa conquista pode ser realizada recarregando saves anteriores e executando os inimigos até atingir o total necessário.


Caleidoscópio

Mate 3 inimigos usando a mira do fuzil enquanto veste máscara de gás e óculos de Visão Noturna.

PERDÍVEL

Nesta conquista, além da máscara e de uma arma com mira de longo alcance, como o fuzil de precisão encontrado no Capítulo o Cáspio, você vai precisar dos Óculos de Visão Noturna, um colecionável bem secreto no Capítulo o Volga. Caso os perca, será necessário retroceder e jogar esse capítulo novamente. Confira a conquista “Vestido para Impressionar” para mais informações sobre a localização dos Óculos.

Com os três itens necessários (máscara, óculos de visão noturna e um rifle com mira de longo alcance, como o rifle de precisão), equipe-se e escolha o melhor local, preferencialmente à noite. Elimine três inimigos, podendo ser humanos ou mutantes. Um bom momento para isso é quando você coleta o rifle de precisão dos bandidos no guindaste, já que novos inimigos serão desovados na parte de baixo. Use a posição de vantagem para eliminá-los sem problemas.


Dragão

Mate um demônio com fogo.

PERDÍVEL

Nesta conquista, você precisa matar um demônio usando um coquetel molotov. Felizmente, há um ninho nos tanques de óleo perto do terminal, na parte sudeste do mapa, onde você pode encontrar um demônio dormindo. Em dificuldades mais baixas, basta um único coquetel molotov, mas certifique-se de ser preciso. Caso erre, o demônio pode voar para longe. Em dificuldades mais altas, mesmo sendo incendiado, ele pode fugir ou atacar Artyom, causando danos físicos e pelo fogo.

Esse local pode ser acessado durante sua busca pelo ursinho de pelúcia na conquista “Amigo da Tripulação“.


Bibliotecário

Encontre todas as 70 páginas escondidas do diário.

PERDÍVELCOLECIONÁVEIS

Primeiramente, a descrição dessa conquista está errada; existem 71 e não 70 páginas do diário. Assim como em Metro 2033 e Metro Last Light, aqui precisamos localizar as páginas do diário de Artyom espalhadas pelos capítulos. Essas “páginas” (que não são páginas) contêm informações complementares à história de Metro. Confira o vídeo com a localização dos itens abaixo.


Fotos do Velho Mundo

Encontre todos os 21 cartões-postais.

PERDÍVELCOLECIONÁVEIS

Os Cartões-Postais são uma novidade aqui. Conhecemos a paixão de Artyom pelos cartões do velho mundo quando Hunter lhe entrega um cartão em Metro 2033, mas nunca tínhamos interagido diretamente com esse aspecto do personagem. Ao todo, existem 21 cartões espalhados pelo jogo.

Confira para mais informações a conquista “Bibliotecário“.


Fique Ligado

Encontre uma música no rádio.

PERDÍVEL

Essa conquista pode ser desbloqueada durante o Capítulo – Inverno. Após a cena com Anna, você pode voltar ao rádio e mudar de canal. Vá até a cadeira perto do rádio e sente-se. Olhe para o rádio e segure para a direita para entrar no rádio. Procure uma estação de rádio que esteja tocando música. Deveria haver um canal tocando música em torno da marca 440. Depois de encontrar um canal tocando música, Alyosha agradecerá e a conquista será desbloqueada.


Guia de Conquistas – Novo Jogo +

O NG+ pode ser iniciado a partir de um save de jogo finalizadao. Ao iniciar um NG+ você pode escolher um nova dificuldade, e também modificadores situacionais, além disso mantendo seus itens da jogada anterior.

Vendedor de Brinquedos

Encontre 3 brinquedos no modo Novo Jogo +: ursinho de pelúcia, sol e peixe.

No NG+, existem três novos colecionáveis que podem ser encontrados nos Capítulos o Volga, o Cáspio e a Taiga. O peixe no Volga, o Sol no Cáspio e o Ursinho na Taiga estarão disponíveis nesta jogada. Embora sejam visíveis durante sua jogada inicial, esses itens não são interativos. Colete todos esses três itens colecionáveis para desbloquear a conquista.


Mutação

Termine o jogo no modo Novo Jogo + usando qualquer modificação.

Nessa conquista, você precisa escolher apenas uma das modificações e finalizar o jogo usando essa modificação. As Modificações são uma configuração de jogo habilitada quando se inicia um NG+ (New Game Plus). Elas são opções que podem ser escolhidas logo após definir a dificuldade. Na sua maioria, elas modificam situações no ambiente de Metro, como mais chuva, mais locais com radiação, exceto a modificação “Eu me Garanto” que altera a mecânica de saves do jogo.


Eu me Garanto

Termine o jogo no modo Eu me Garanto.

O modo “Eu me Garanto“, na verdade, é uma modificação habilitada ao iniciar um NG+ (New Game Plus). Com essa modificação ativada, todos os checkpoints e salvamentos manuais são desabilitados no jogo, mas é possível salvar durante a transição de um capítulo para o outro. Sugiro tentar essa conquista na dificuldade Leitor, pois o dano é menor, sua vida recarrega com o tempo e a possibilidade de morte é reduzida.


Guia de Conquistas – The Two Colonels

Ano-Novo

Comemorou o Ano-Novo no capítulo THE TWO COLONELS.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Essa conquista é desbloqueada ao completar a primeira parte do capítulo (a parte em que você joga como lança-chamas) e comemorar o ano novo.


Dever e Consciência

Faça uma escolha moral no capítulo THE TWO COLONELS.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Na segunda parte, após a comemoração do ano novo, haverá um momento de tensão onde os habitantes do local serão revistados em busca do remédio. Quase no final dessa parte, será dada uma escolha sobre o que fazer com um amigo. Neste momento, independentemente de qual escolha fizer, a conquista será liberada ao completar essa segunda parte.


Pai e Filho

Aconselhe Kirill no capítulo THE TWO COLONELS.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Essa conquista é liberada logo após completar o terceiro segmento desse capítulo e a cena dos dias atuais com o coronel Miller começar.


O Verdadeiro Coronel

Conclua o capítulo THE TWO COLONELS.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Essa conquista é liberada após finalizar o capítulo em qualquer dificuldade.


Uma Visão Mais Abrangente

Encontre todas as 9 páginas do diário escondidas no capítulo THE TWO COLONELS.

PERDÍVELCOLECIONÁVEIS

Como no jogo base aqui temos alguns colecionáveis. Existem 9 páginas de diário que precisa ser coletadas para que essa conquista seja liberada.


Cuidado Que é Bem Pesado!

Mate 3 Nosalises com o ataque corpo a corpo do lança-chamas no capítulo THE TWO COLONELS.

PERDÍVELACUMULATIVA

Os Nosalises só aparecem no final do capítulo, portanto, você terá que repetir o capítulo inteiro se perder algum. Assim que sair do metrô e se dirigir ao último objetivo, você encontrará esses inimigos. Há muitos deles para matar, na dificuldade são necessários dois ou três ataques corpo a corpo por mutante para desbloquear a conquista.


Mestre de Esquivação

Desvie de todos os ataques de arremesso do Cego no capítulo THE TWO COLONELS.

PERDÍVEL

Essa talvez seja a conquista mais complexa do capítulo, pois ela possui uma pequena pegadinha que pode fazer você repetir e tentar diversas vezes. Existe apenas um Cego nesse capítulo, e o encontro com ele configura-se em uma boss fight. Durante essa luta, você precisa se esquivar de TODOS OS ATAQUES DE ARREMESSO.

Para garantir o sucesso, crie um quicksave antes da luta. No inicio antes do Cego aparecer, haverá algumas hordas de Nosalises; corra para um canto e use o lança-chamas para derrotar os bichos. Depois de um tempo, o Cego aparecerá e pegará um dos Nosalises. Nesse ponto, ocorre a pegadinha: o Cego joga o bicho em você, e se ele acertar, a conquista é perdida. Para evitar isso, agache-se e movimente-se para o lado, garantindo que não seja atingido. Em seguida, ataque o Cego com as chamas continuamente até que ele suma. Uma nova horda de Nosalises aparecerá; corra novamente para um canto e lide com os inimigos até que o Cego retorne. Tome cuidado nesse momento, pois ele não tem um local padrão para desovar. Esteja atento aos itens lançados pelo Cego; caso ele te acerte com um ataque corpo a corpo, ainda assim a conquista será liberada.


É só um arranhão

Conclua o capítulo THE TWO COLONELS sem usar kits médicos na dificuldade Normal ou acima.

PERDÍVEL

Essa conquista precisa ser realizada na dificuldade normal ou acima, apesar de parecer complexa ela não é, na dificuldade normal a mecânica dos checkpoits e quicksaves ainda existem então caso receba dano basta recarregar o jogo parte do ultimo local que salvou.


Guia de Conquistas – Sam’s Story

Existem diversos itens e ações para serem coletadas durante sua jogada em Sam’s Story, confira a lista de itens e suas respectivas conquistas abaixo:

Cinéfilo

Organize uma exibição de documentário no capítulo SAM’S STORY.

PERDÍVEL

Durante um dos encontros com o capitão, ele indicará um cinema que está ocupado pelos bandidos. Ao limpar o local, você precisa localizar um novo filme e iniciar a reprodução dele no projetor do cinema. Confira o vídeo abaixo para mais informações sobre a conquista e a localização do cinema.


Mestre das Armadilhas

Monte todas as 5 armadilhas no capítulo SAM’S STORY, segundo o pedido do Capitão.

PERDÍVEL

Durante o segundo encontro com o capitão, depois de ficarem bêbados juntos, você retoma o controle de Sam sobre um prédio e o capitão solicitará que você monte cinco armadilhas (é preciso 5 molotovs para isso) enquanto desce para o primeiro andar. Elas não são difíceis de achar, pois são marcadas com um X e numeradas de 1 a 5, mas podem passar despercebidas. Confira o vídeo abaixo para mais informações sobre a conquista.


Intocável

Conclua SAM’S STORY a partir da dificuldade Normal sem morrer em confrontos com o Morcegoide.

PERDÍVEL

O Morcegoide é o grande morcego que fica perseguindo Sam por todo o capítulo. Ao todo, temos três encontros com ele, e você precisa sobreviver a todos eles na dificuldade normal ou superior para desbloquear essa conquista. No entanto, caso você morra, você pode recarregar um salvamento anterior e tentar novamente. Confira o vídeo abaixo com os três encontros.


O Último Herói

Conclua o capítulo SAM’S STORY.

HISTÓRIAIMPERDÍVEL

Complete o capítulo SAM’S STORY em qualquer dificuldade. A conquista será desbloqueada depois das últimas cenas do capítulo, ou às vezes quando sair dele e retornar para o menu principal.


Um Homem de Princípios

Conclua o capítulo SAM’S STORY ganhando a confiança total do Capitão.

PERDÍVELCOLECIONÁVEIS

Semelhante aos pontos morais, as ações de confiança são um tipo de colecionável encontrado em sete situações envolvendo direta ou indiretamente o capitão. Essas ações podem ser facilmente perdíveis, e caso isso aconteça, você ainda pode retroceder em seus saves.

  • Ação 1: Guarde sua arma no primeiro encontro com o capitão.
  • Ação 2: Ajude o capitão a mover a tora de madeira no segundo encontro.
  • Ação 3: Nocautear o atirador no lugar de explodi-lo.
  • Ação 4: Compartilhe sua comida com o capitão em seu esconderijo.
  • Ação 5: Monte as 5 armadilhas a pedido do capitão.
  • Ação 6: Encontre os companheiros do capitão no pântano repleto de neblina.
  • Ação 7: Decisão final do jogo. Siga a orientação do capitão.

Confira o vídeo abaixo com a localização de cada ação.


Grande Coruja

Encontre todos os depósitos secretos dos Caçadores da Noite no capítulo SAM’S STORY.

PERDÍVELCOLECIONÁVEISACUMULATIVO

Os depósitos secretos dos Caçadores da Noite são outro tipo de colecionável do capítulo Sam’s Story. Eles consistem em 8 locais repletos de itens que precisam ser localizados e saqueados. Essa conquista pode ser combinada com a conquista “Senhor da Guerra”, uma vez que diversas peças de armas estão nesses locais.

Caso você tenha chegado ao fim do capítulo e deixado algum depósito para trás, você pode repetir o capítulo buscando apenas os locais faltantes, pois uma vez saqueados, os locais ficam salvos no mesmo save cumulativamente.


Amante da Música

Colete todas as melodias de gaita no capítulo SAM’S STORY.

PERDÍVELCOLECIONÁVEISACUMULATIVO

As melodias são outro tipo de colecionável do capítulo Sam’s Story. Elas consistem em 9 fragmentos de uma melodia espalhados por todo o capítulo. As melodias podem ser coletadas pegando um pedaço de papel ou tocando o instrumento próximo a ele.


Senhor da Guerra

Colete todos os aprimoramentos para o fuzil Sammy e a pistola Stallion no capítulo SAM’S STORY.

PERDÍVELCOLECIONÁVEISACUMULATIVO

Se você foi atrás da conquista “Grande Coruja“, é possível que você tenha liberado essa conquista naturalmente. No entanto, algumas peças do fuzil estão fora dos depósitos, podendo ser coletadas de inimigos ou locais específicos. Confira a conquista “Grande Coruja” e o vídeo abaixo para mais informações.


Para não perder mais guias como este você pode se inscrever no meu canal no YouTube e me acompanhar nas redes sociais, incluindo TikTok, Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, sinta-se convidado a se juntar ao meu servidor no Discord, onde podemos compartilhar nossa paixão pelos jogos. Espero vê-lo lá!

DetonaSaurus

DetonaSaurus

Olá, seja bem-vindo. Sou GhoulSlasher produtor de conteúdo gamer para o YouTube e afins. Sou apaixonado por games de pequeno, isso faz 30 anos haha. Amo um bom livro.

Comentários

Eu preciso de ajuda com...

Pressione "Enter" para iniciar sua pesquisa.