Olá e bem-vindo ao Guia de Conquistas de Middle-Earth: Shadow of Mordor, também conhecido como Sombras de Mordor. Neste guia, explico detalhadamente como você pode pegar todas as conquistas do jogo, incluindo as das DLCs Senhor da Caça e Senhor Brilhante.
- Dificuldade: 4/10
- Tempo de Jogo: +35 horas
- Nº de Jogadas: 1
- Nº de Conquistas: 74 (Off-line) / 0 (Online) / 0 (Perdíveis)
- Plataforma: PC/Steam
Middle-Earth: Shadow of Mordor é um jogo de ação e aventura em mundo aberto, desenvolvido pela Monolith Productions e lançado em 2014. Situado no universo de O Senhor dos Anéis, o jogo segue a história de Talion, um ranger que busca vingança contra as forças de Sauron após sua família ser assassinada. Ele é ressuscitado por um espírito elfo vingativo, ganhando habilidades sobrenaturais.
O jogo é elogiado por seu inovador sistema Nemesis, que cria inimigos únicos com memórias e rivalidades com o jogador. A jogabilidade mistura combate, furtividade e exploração em um ambiente vasto e sombrio, cheio de orcs, fortalezas e missões desafiadoras.
Passo 1: Complete as Missões Principais
Shadow of Mordor é um jogo bastante flexível em termos de jogabilidade. Ele é um jogo de mundo aberto, permitindo aos jogadores (até certo ponto) escolherem quais missões realizar primeiro. Então comece completando as missões principais da história (há jogo livre após finalizar a história).
Se você quer economizar tempo, pule os passos 2 e 3 e comece a limpar o mapa desde o início, completando as missões secundárias, coletando itens colecionáveis e realizando os desafios que surgirem.
Passo 2: Complete as Missão da Lenda da Adaga, do Arco e da Espada
As Missão da Lenda da Adaga, do Arco e da Espada, são 30 missões, sendo 10 para cada arma. Confira os links abaixo para cada missão:
- 10 Missões – Lenda da Adaga Acharn
- 10 Missões – Lenda do Arco Azkâr
- 10 Missões – Lenda da Espada Urfael
Embora essas missões forneçam principalmente melhorias cosméticas para suas armas, elas também oferecem uma quantidade modesta de moeda e experiência. Completar essas tarefas após finalizar a história principal pode facilitar a obtenção de todas as conquistas relacionadas ao Sistema Nemesis.
Passo 2: Complete as Conquistas do Sistema Nemesis & Miscelâneas
Com seu personagem totalmente aprimorado, foque em obter todas as conquistas relacionadas ao sistema Nemesis. Algumas delas podem ser bastante complicadas, então confira abaixo na lista de conquistas as dicas sobre como obtê-las.
Neste ponto, você provavelmente só terá os itens colecionáveis (que estão marcados no mapa), algumas das 24 missões de resgate de escravos e alguns desafios de caça e sobrevivência restantes. Trabalhe para completar todo o conteúdo disponível, exceto as missões ilimitadas marcadas em vermelho, que podem ser deixadas para depois.
Considerações
O jogo se divide em duas regiões, Udun e o Mar de Núrnen. A partir do meio do jogo, você poderá viajar entre elas. No entanto, para evitar deslocamentos constantes entre as regiões, recomendo que complete todas as atividades em Udun antes de se aventurar no Mar de Núrnen, o que certamente poupará um tempo valioso.
Embora o jogo não tenha conquistas perdíveis, existe uma conquista online chamada “Acerto de Contas“. O problema aqui é que os servidores do jogo foram desligados há algum tempo. Contudo, alguns jogadores relatam que ainda é possível completar essa conquista, apesar disso (eu não consegui confirmar essa informação).
Guia de Conquistas/Troféus
Recolha 25% dos artefatos.
Confira a conquista “Sombras do Passado” para mais informações.
Recolha 50% dos Ithildin.
Confira a conquista “Portador da Luz” para mais informações.
Marque 5 guarda-costas, para que eles se revoltem contra seu chefe em combate.
Para completar essa conquista, é necessário marcar cinco capitães como guarda-costas de um chefe. Você pode fazer isso de duas maneiras: marcar os guarda-costas que o chefe já possui e, para preencher as vagas restantes, realizar uma infiltração com outros capitães dominados.
A infiltração é feita ao dominar um capitão e ordenar que ele se torne guarda-costas do chefe desejado, usando o comando ( ). Assim, com todos os cinco capitães posicionados ao lado do chefe, a conquista será desbloqueada.
Conclua uma missão do Arco e comece a expandir a Lenda de Azkâr.
Confira a conquista “O Arco do Criador” para mais informações.
Conclua todas as missões de Lendas de Azkâr.
A Lenda do Arco Azkâr consiste em uma série de dez missões indicadas no mapa pelo ícone que testam suas habilidades de precisão e dano de longo alcance com o Arco Azkâr de Talion. Ao completar essas missões, você desbloqueará apenas cosméticos para o Arco Azkâr, mas ganhará uma boa quantidade de experiência e moeda.
Confira a playlist abaixo ou leia mais no Guia das 10 Missões da Lenda de Azkâr.
Destrua o portão do monumento e derrube a estátua de Sauron.
Você desbloqueará essa conquista ao ajudar os Proscritos a destruir o monumento de Sauron. A missão não é muito difícil, especialmente com o auxílio dos Proscritos. No entanto, é importante eliminar os arqueiros, já que apenas você pode alcançá-los. A conquista será liberada assim que você empurrar a carroça de Grog até o portão.
Conclua uma missão da Adaga e comece a expandir a Lenda de Acharn.
Confira a conquista “A Última Sombra” para mais informações.
Conclua todas as missões de Lendas de Acharn.
A Lenda da Adaga Acharn consiste em uma série de dez missões indicadas no mapa pelo ícone que testam suas habilidades de furtividade com a Adaga Acharn de Talion, . Ao completar essas missões, você desbloqueará apenas cosméticos para a Adaga Acharn, mas ganhará uma boa quantidade de experiência e moeda.
Confira a playlist abaixo ou leia mais no Guia das 10 Missões da Lenda de Acharn.
Use o Golpe Aéreo vindo de pelo menos 60 pés acima do alvo.
Essa conquista só pode ser realizada após desbloquear a habilidade Golpe Aéreo, o que acontece bem no início do jogo. Depois de desbloquear a habilidade, procure uma das Torres de Forja, de preferência uma com Uruks por perto (como a indicada no vídeo abaixo). Entre em modo furtivo ( ) e atraia o inimigo para próximo da torre usando a distração ( ) ou mire com seu arco e aperte ( ) para distrair um inimigo à distância. Suba na torre e, enquanto o inimigo investiga sua última posição, salte sobre ele ( ) + ( ).
Marque um Uruk.
Essa deve ser sua primeira conquista em Shadow of Mordor e pode ser obtida logo após o tutorial do prólogo. Ao saltar da primeira Torre da Forja e eliminar os 4 Uruks, uma breve cena/tutorial será exibido. Em seguida, você será orientado a interrogar um Uruk, agarrando-o com o botão ( ) e, depois, pressionando ( ). Assim que seguir essas instruções, a conquista será desbloqueada.
Envenene um capitão no banquete dele.
Para completar essa conquista, você primeiro precisa adquirir a habilidade “Veneno “, que é liberada durante a missão da história chamada “Os Proscritos”. Depois disso, localize uma missão Nemesis do tipo banquete (ícone em vermelho) e use sua nova habilidade para envenenar o Grog. Aguarde até que o Capitão e seus Orcs se reúnam em volta do Grog e comecem a beber. Assim que perceberem que ele está envenenado, a conquista será desbloqueada.
Ative todas as torres da forja.
As Torres de Forja são construções destruídas há muito tempo, remanescentes do mundo antigo. Ao todo, existem 12 torres: 6 em cada região. Sua função é liberar a neblina do mapa, revelando missões e itens colecionáveis, além de se tornarem pontos de viagem rápida. As torres, inicialmente inativas , podem ser escaladas ao entrar no modo espectral ( ) e ativadas usando ( ), alterando seu ícone e revelando o mapa em seguida.
Descubra partes do passado do Espectro.
Na missão “Uma Parte Interessada”, você seguirá o Gollum, o que acabará levando-o a encontrar um antigo colar. Após assistir à breve cena, um Caragor saltará sobre você, mas poderá ser facilmente abatido com uma flecha na cabeça, desbloqueando assim a conquista.
Comande um chefe a atacar outro para iniciar uma revolta.
A habilidade de Comandar inimigos é liberada na segunda metade do jogo, no Mar de Núrnen durante a missão “O Poder do Espectro“. Com essa habilidade, você pode comandar um orc para realizar ações como infiltração, traição ou revolta. Para esta conquista, é necessário fazer isso com um dos chefes.
Localize um dos 5 chefes, enfraqueça-o em combate, agarre-o ( ) e domine-o. Em seguida, use a opção Comandar ( ), que aparecerá no canto inferior direito da tela. Agora, selecione outro chefe para iniciar uma Revolta e garantir sua conquista.
Conclua com êxito um Desafio de Sobrevivente.
Confira a conquista “Patrulheiro de Ithilien” para mais informações.
Conclua com êxito quatro desafios de Caçada.
Confira a conquista “Mestre da Caçada” para mais informações.
Liberte 30 escravos em 180 segundos, montado em um Caragor.
Essa conquista pode parecer penosa, mas é bem simples de realizar com a estratégia certa. Vá para a torre de forja ao sudoeste de Udûn, durante o dia, pois nesse período geralmente há um Caragor próximo ao rio. A partir da própria torre, você conseguirá usar o Ataque Montado Sombrio para montar o Caragor. Em seguida, busque por grupos de escravos, que são cerca de cinco humanos sendo vigiados por dois ou três Uruks.
Os escravos geralmente estarão na mesma posição mostrada no vídeo, próximos a áreas com terra revolvida. Você precisará localizar aproximadamente seis grupos de escravos dentro dos 180 segundos para completar a conquista.
Salve a vida de Lithariel.
Essa missão é simples, mas a parte mais desafiadora é marcar 5 orcs sem ser detectado. Uma forma fácil de contornar isso é entrar na fortaleza pelas estruturas à esquerda do ponto onde a missão começa.
Seu principal objetivo é salvar Lithariel, que foi capturada pelo Torre. Ao encontrá-la, elimine os orcs ao redor e carregue-a pela fortaleza. Durante a fuga, você será atacado e precisará soltá-la para se defender. Cuidado com onde a deixa, pois outros orcs podem atacá-la, e se ela morrer, a missão falhará. Aproveite a ajuda dos seus orcs dominados para facilitar o trajeto.
Elimine os guarda-costas de dois chefes, então atraia-os e mate-os.
Acesse o menu do Exército de Sauron (menu Nemesis) e selecione um Chefe para visualizar seus guarda-costas, indicados por linhas brancas ligadas a ele. Elimine os guarda-costas, o que criará uma missão Nemesis (ícone vermelho) para atrair o chefe para fora de seu esconderijo.
Basta iniciar a missão e eliminar o chefe. Repita o processo mais uma vez para completar o requisito da conquista.
Testemunhe a criação dos Anéis do Poder.
Essa conquista é liberada ao completar a última missão do Gollum.
Marque um capitão em combate.
Para marcar um Capitão em combate, primeiro complete a missão da história chamada “Rainha da Costa“, onde você aprenderá a habilidade de marcar inimigos. Em seguida, adquira a habilidade “Drenagem em Combate” (caso ainda não tenha feito isso). Agora, escolha um Capitão — de preferência fora das fortalezas — e inicie uma luta contra ele. Enfraqueça-o até que o ícone acima da cabeça dele fique verde. Por fim, realize combos para encher a barra de combo e execute a marcação pressionando ( ) + ( ).
Recolha 100% dos Ithildin.
Os Fragmentos de Ithildin, ou simplesmente Ithildin, são pedaços que, ao serem coletados, formam a imagem de uma das Portas de Ithildin. Talion não consegue vê-los normalmente; para localizá-los, você precisará usar o poder do espectro. Esses itens costumam estar em paredes, em locais fora de vista ou de difícil acesso, então mantenha-se atento.
Confira o Guia de colecionáveis de Middle-Earth: Shadow of Mordor.
Conclua todos os Desafios de Sobrevivente.
Os Desafios de Sobrevivente consistem em 10 tarefas secundárias nas quais você deve localizar certos tipos de plantas enquanto luta para salvar a Terra-média das garras do Senhor do Escuro. No mapa, é possível visualizar quais plantas crescem em cada região, mas apenas no mini mapa (canto inferior esquerdo) você verá os ícones coloridos delas.
As plantas são divididas em três tipos, com variações de cores:
- Flores
- Fungos
- Ervas
Uma maneira rápida de coletar plantas raras é avançar o tempo nas Torres de Forja. Isso fará com que todas as plantas renasçam, facilitando sua coleta.
Conclua todos os desafios de Caçada
Desafios de Caçada são desbloqueados desde o início do jogo e envolvem eliminar tipos específicos de criaturas. Apesar de serem simples e diretos, confira a lista completa abaixo para ajudar no seu progresso:
[tabela]
Conclua uma missão de resgate de proscritos.
Confira a conquista “Libertador” para mais informações.
Conclua todas as missões de resgate de proscritos.
Missão de Resgate de Proscritos envolvem ajudar escravos a fugir dos Uruks. Ao todo, são 24 missões, divididas igualmente entre Udûn e Mar de Núrnen, com 12 missões em cada região. Para ativá-las, é preciso encontrar um escravo com um ícone de punho branco sobre a cabeça. Assim que os Uruks próximos forem eliminados, a missão correspondente aparecerá no mapa.
Não há contagem separada para cada área, por isso é recomendável completar as 12 missões de Udûn antes de seguir para Mar de Núrnen. Cada missão exige que você liberte três escravos presos a postes. Embora o processo seja relativamente fácil, pode se tornar repetitivo, já que todas as missões seguem o mesmo padrão. Mesmo assim, são essenciais para quem busca concluir 100% do jogo.
Conclua uma missão de Vingança.
Essa conquista se tornou perdível após o desligamento dos servidores em 12 de janeiro de 2021. Embora alguns jogadores aleguem que ainda é possível obtê-la, ao testar por mim mesmo, as missões de vingança não aparecem mais no jogo. Talvez o uso de saves antigos compartilhados por outros jogadores possa contornar essa limitação, mas não consegui confirmar, pois já havia desbloqueado a conquista antes do encerramento dos servidores.
Essas missões eram o único evento multiplayer do jogo, identificadas por ícones vermelhos semelhantes às missões Nemesis, mas com uma imagem igual a da conquista. Elas consistiam em vingar outro jogador eliminando o capitão que o derrotou. Mesmo sendo multiplayer, essa mecânica não afetava o progresso do jogador vingado, e a única recompensa por completá-las era justamente a conquista.
Recolha 100% dos artefatos e escute as memórias deles.
As Artefatos são objetos pertencentes aos antigos moradores da região, encontrados ao longo do jogo, e cada um possui uma memória associada. Além de coletar o item, você precisará localizar essa memória e ouvi-la. Para fazer isso, acesse o menu de relíquias e inspecione o item, procurando por um brilho que indique a localização da memória. Se estiver usando um controle, ele vibrará à medida que você se aproximar do ponto onde a memória está. Em seguida, basta pressionar o botão ( ).
Aparentemente, há um bug relacionado à conquista “Sombras do Passado”, na qual você precisa recolher 100% dos artefatos e escutar as memórias deles. Mesmo após coletar e ouvir todas as 42 memórias, a conquista pode não ser liberada. Isso ocorre porque um dos artefatos pode não ter registrado a memória corretamente. Alguns jogadores recomendam entrar no menu ( ), acessar os Apêndices, localizar a guia Artefatos e verificar qual artefato ainda precisa ter a memória localizada.
Confira o Guia de colecionáveis de Middle-Earth: Shadow of Mordor.
Ajude Ratbag a ascender até chefe.
Você desbloqueará essa conquista naturalmente ao avançar nas missões de Ratbag, que são apenas três. Durante a última missão, você enfrentará um novo tipo de inimigo: o Berserker. Esses inimigos não podem ser atacados diretamente com ( ); você precisará atordoá-los primeiro usando ( ) antes de começar o ataque.
Ao derrotar o Chefe chamado “Mogg, O Outro Gêmeo”, a conquista será desbloqueada.
Ajude um capitão a sobreviver a um Recrutamento; em seguida mate-o e a todos os recrutas novos.
Para completar essa conquista, você precisará liberar as habilidades “Drenagem em Combate”, “Marcar” e “Comandar”. Essas habilidades se tornam disponíveis na segunda metade do jogo, após concluir as missões da história “Rainha da Costa” e “O Poder do Espectro”.
O objetivo é ajudar um capitão a sobreviver a um evento de Recrutamento e, em seguida, eliminá-lo junto com seus recrutas. O Recrutamento é um evento Nemesis (marcado em azul) que ocorre de forma aleatória quando você comanda um Uruk para se tornar guarda-costas de um Chefe.
Durante o evento, o capitão tentará recrutar novos Uruks, mas alguns deles irão traí-lo, sendo indicados no minimapa por bolinhas amarelas. Elimine esses traidores para garantir o sucesso do recrutamento. Assim que o evento for concluído, mate o capitão e todos os novos recrutas para liberar a conquista.
Conclua uma missão da Espada e comece a expandir a Lenda de Urfael.
Confira a conquista “A Chama da Justiça” para mais informações.
Conclua todas as missões de Lendas de Urfael.
A Lenda da Espada Urfael consiste em uma série de dez missões que testam suas habilidades de combate com a Espada Urfael de Talion, elas são indicadas no mapa pelo ícone . Ao completar essas missões, você desbloqueará cosméticos, habilidades e aumentará o poder da Espada Urfael. Este guia explora cada uma das 10 missões, oferecendo dicas e estratégias para superar cada desafio.
Confira a playlist abaixo ou leia mais no Guia das 10 Missões da Lenda da Espada Urfael.
Remova a maldição da Senhora Marwen.
Nesta missão, você será apresentado à mecânica de dominação, onde poderá marcar capitães Uruks e trazê-los para o seu lado. A missão não apresenta muita dificuldade e, na maioria, orienta você durante o processo.
Mate o Mão Negra.
A luta contra o Mão Negra pode ser frustrante, especialmente considerando toda a construção ao longo do jogo. Mesmo assim, essa é uma conquista vinculada à progressão da história, então não há risco de perdê-la. Basta seguir até o ponto indicado da última missão e iniciar o confronto. Depois de algumas cenas e QTEs, a conquista será desbloqueada automaticamente.
Mate o Lendário Graug Branco.
Durante a missão final de Torvin, você enfrentará o Grande Graug Branco. O Graug não é muito difícil, e seus padrões de ataque são bastante básicos. Aproxime-se o suficiente para que ele ataque, e então desvie. Enquanto ele ainda estiver na animação de ataque, corra para longe para provocá-lo a investir, e aproveite para atirar na cabeça dele com um tiro carregado para desorientá-lo. Depois, desvie, aproxime-se novamente e pressione .
O Graug então começará a se alimentar dos Ghûls que surgirem para recuperar sua saúde. Não há muito o que você possa fazer para impedi-lo de comer, mas tente eliminar os Ghûls que ele ainda não devorou. Você precisará repetir o processo 4 ou 5 vezes para finalmente derrotá-lo.
Após um Uruk matar você e se tornar capitão, ajude-o a se tornar chefe e mate-o.
O primeiro passo é ser morto por um Uruk comum para que ele seja promovido a capitão. Certifique-se de que há espaço livre na primeira fila do Exército de Sauron; caso contrário, ele pode ser morto ao tentar entrar e você precisará repetir o processo.
Depois, localize o novo capitão, marque-o e dê o comando para que ele se torne guarda-costas de um dos chefes. Em seguida, inicie a missão Nemesis gerada para garantir que ele seja aceito como guarda-costas.
Com o capitão posicionado, elimine o chefe e os demais guarda-costas para que o capitão ocupe a posição de chefe. Assim que ele se tornar chefe, você já pode eliminá-lo — o método não importa, desde que a morte seja causada por você. Uma opção rápida é usar a habilidade “Liquidar” para explodir sua cabeça.
Mate o Marreta.
Essa conquista será desbloqueada após derrotar o Marreta. Ele é um dos capitães negros de Sauron, e você o enfrentará na 11ª missão. O Marreta é provavelmente o chefe mais difícil, considerando haver poucos no jogo. Empunhando a maça de Sauron, seu principal ataque consiste em esmagar você com ela. Uma boa estratégia é pegar um Uruk comum como refém com ( ) e deixar o Marreta matá-lo com a maça. Quando ele fizer isso, ataque-o rapidamente algumas vezes e repita o processo. Alternativamente, você pode acertar o Marreta três vezes e depois rolar para longe. Esse método é mais rápido, mas não lida com os Uruks, aumentando a chance de ser dominado.
Realize uma execução em um berserker em chamas.
Executar um Berserker em chamas pode acontecer de forma inesperada durante a exploração, mas um ótimo momento para garantir essa conquista é na terceira e última missão de Ratbag. Nessa missão, você será introduzido aos Berserkers, inimigos que não podem ser atacados diretamente e precisam ser atordoados ou distraídos antes de sofrerem dano.
No entanto, outra abordagem é atear fogo neles, e é aí que a conquista entra. Quando você chegar à fortaleza durante essa missão, encontrará alguns Berserkers próximos de barris de grog. Basta explodir os barris e, com o inimigo em chamas, realizar uma execução furtiva para garantir a conquista.
Use a habilidade Detonar para queimar 50 Uruks.
Para completar essa conquista, você precisa comprar a habilidade “Detonação”, disponível logo no início do jogo como uma habilidade de Tier 1. Com essa habilidade adquirida, você poderá explodir barris de grog ou braseiros (fogueiras ao redor das quais os Uruks se reúnem).
O objetivo é eliminar 50 Uruks usando essa habilidade. Não se preocupe em forçar a conquista, pois ela virá naturalmente conforme você avança no jogo e aproveita as oportunidades durante as batalhas.
Liberte 5 Caragors das jaulas.
Caragors em jaulas são comuns em diversas áreas de Mordor e Núrnen. Para liberar a fera, basta atirar uma flecha na porta da jaula usando seu arco. As jaulas estão espalhadas em postos e fortalezas, tornando fácil encontrá-las durante a exploração. Repita esse processo cinco vezes e a conquista será desbloqueada.
Faça com que 20 Uruks fujam derrubando ninhos de moscas Morgai.
Moscas Morgai são encontradas presas em grandes colmeias que ficam nas estruturas de Mordor. Elas são especialmente comuns em fortalezas, tornando esses locais ideais para obter a conquista.
Para liberar as moscas, basta atirar uma flecha nas colmeias e elas atacarão os Uruks abaixo. Repita o processo em várias fortalezas para garantir que atinja o número necessário de inimigos afetados e desbloqueie a conquista.
Atraia Caragors com isca por 5 vezes.
Iscas de Caragors são carcaças penduradas, encontradas exclusivamente em fortalezas, principalmente nas maiores. Ao atirar uma flecha na isca, ela cairá e atrairá de 2 a 3 Caragors, que atacarão qualquer Uruk por perto.
Repita esse processo em várias fortalezas para garantir que alcance o número necessário de inimigos eliminados e desbloqueie a conquista.
Lance uma Jura de Morte e em seguida mate o alvo.
A Jura de Morte fica disponível assim que você adquire a habilidade de mesmo nome na Tier 4. Para ativá-la, agarre e domine qualquer Uruk e, em seguida, use a habilidade para lançar uma Jura de Morte sobre um capitão ou chefe pressionando ( ). Essa ação aumenta a chance de obter runas épicas em 30% ao eliminar capitães marcados e garante uma ao derrotar chefes jurados.
Para completar a conquista, você precisará matar o alvo da Jura de Morte após marcá-lo. Basta rastreá-lo e eliminá-lo para garantir a conquista.
Aproveite o medo de um chefe.
Essa conquista pode ser um pouco frustrante, pois os chefes são gerados pelo sistema Nemesis e podem surgir sem medos. Uma forma de contornar isso é eliminar um dos chefes e permitir que um de seus guarda-costas, que já possui um medo conhecido, ocupe a vaga. Assim, você poderá explorar a fraqueza dele.
Entre os medos mais comuns estão: medo de moscas Morgai, medo de Caragors, medo de Graugs e medo de fogo. Após identificar o medo, use-o a seu favor durante o confronto para enfraquecê-lo e desbloquear a conquista.
Mate todos os 5 chefes antes que outro Uruk ocupe o lugar deles.
Para completar essa conquista sem complicações, é necessário eliminar os guarda-costas dos chefes antes de enfrentar o próprio chefe. Se você eliminar um chefe que ainda possui guarda-costas, um deles assumirá o posto imediatamente.
Para identificar quais Uruks são guarda-costas, acesse o menu Nemesis, selecione o chefe desejado e observe as linhas brancas que o conectam a outros capitães. Elimine todos os guarda-costas primeiro, garantindo que o chefe não tenha substitutos ao ser derrotado.
Desbloqueie 2 espaços para runas no arco.
Para liberar essa conquista, compre pelo menos dois upgrades do arco na aba Aprimoramento > Atributos, utilizando a moeda do jogo, Mirian. Certifique-se de acumular Mirian suficiente ao completar missões e objetivos secundários, pois cada upgrade terá um custo crescente.
Desbloqueie 4 espaços para runas na adaga.
Para liberar essa conquista, compre todos upgrades da adaga na aba Aprimoramento > Atributos, utilizando a moeda do jogo, Mirian. Certifique-se de acumular Mirian suficiente ao completar missões e objetivos secundários, pois cada upgrade terá um custo crescente.
Desbloqueie 3 espaços para runas na espada.
Para liberar essa conquista, compre pelo menos três upgrades da espada na aba Aprimoramento > Atributos, utilizando a moeda do jogo, Mirian. Certifique-se de acumular Mirian suficiente ao completar missões e objetivos secundários, pois cada upgrade terá um custo crescente.
Marque os cinco chefes.
Os cinco chefes que precisam ser marcados estão localizados no Mar de Núrnen e são essenciais para desbloquear a última missão principal do jogo. A habilidade de marcar inimigos é adquirida durante a missão “A Rainha da Costa”, uma das primeiras disponíveis nessa região. Assim que dominar essa técnica, vá atrás de cada um dos chefes, marque-os e avance na história.
Consiga uma runa de nível 25.
Conseguir uma runa nível 25 pode parecer complicado, mas é uma questão de planejamento e observação cuidadosa. O sistema de nívelamento das runas é baseado tanto no nível do capitão ou chefe quanto nas circunstâncias em que você o derrota.
Como funciona:
- O nível máximo de um capitão ou chefe é 20.
- O nível da runa obtida aumenta se você explorar forças e fraquezas do inimigo durante a luta.
- Chefe ou capitão também ganham nível ao vencer batalhas de poder ou matar Talion.
Estratégia:
- Encontre um chefe de nível 20 e conheça seus pontos fracos e fortes.
- Deixe ele matá-lo uma vez para que a próxima luta se torne uma vingança.
- Ao enfrentar o chefe novamente, abuse das fraquezas ou provoque suas forças (como deixar ele entrar em fúria).
- Derrote o chefe para receber a runa com o nível desejado.
Cálculo da Runa:
- +20 por ser nível 20
- +1 por conhecer pontos fortes ou fracos
- +1 por explorar uma força ou fraqueza
- +2 por matar um chefe
- +1 por uma morte de vingança
Aviso: Evite usar a Jura de Morte nessa situação, pois ela converte a runa em uma lendária, e isso não contará para a conquista que exige runa comum de nível 25.
Mate o Torre.
O Torre é um dos inimigos mais fáceis do jogo (basicamente não existem chefes nesse jogo), chegando a ser patético, mais fácil do que muitos dos Orks e Uruks gerados pelo Sistema Nemesis.
Durante a luta, ele cria várias cópias de si mesmo e as espalha pela arena. Use o modo espectral para localizar as copias. Se aproxime furtivamente para causar dano. Suba nas paredes e salte sobre ele cerca de três vezes. Quando sua saúde estiver baixa, a esposa de Talion, Ioreth, aparecerá, mas trata-se de uma ilusão criada pelo chefe. Elimine-a, e o Torre será derrotado, liberando a conquista.
DCL O Senhor da Caça
Comece uma nova caçada com Torvin.
Para desbloquear essa conquista, basta iniciar a DLC e completar a introdução ao lado de Torvin. A missão introdutória exige que você elimine 5 alvos específicos. Recomendo utilizar as mortes furtivas com o Caragath, já que isso também te deixará mais próximo de liberar a conquista “Mandíbulas das Sombras“.
Derrote todos os Chefes Domadores.
Há cinco chefes domadores introduzidos nesta DLC. Embora sejam semelhantes a chefes comuns, possuem habilidades adicionais, como montar Graugs, controlar Ghuls e montar Caragaths. Para enfrentar um desses chefes de guerra, você precisará concluir uma missão que desbloqueia uma nova habilidade. Basta seguir o progresso nas missões da história e eliminar o chefe de guerra ao final.
Execute 25 eliminações furtivas de Caragaths.
Essa conquista é simples e direta. Basta obter 25 mortes furtivas com um Caragath. Para isso, monte o Caragath e utilize o comando de furtividade ( ). As mortes furtivas podem ser realizadas de duas formas: montadas diretamente ou aéreas, saltando de uma estrutura alta sobre o inimigo.
Use o Vômito à distância do Graug Abominável em um Capitão ou Chefe dos Uruks.
Para desbloquear essa conquista, você deve usar o vômito de um Graug Abominável em um capitão ou chefe. Os Graugs Abomináveis são introduzidos nesta DLC e possuem um brilho venenoso ao redor do corpo. Depois de montar um Graug, utilize o ataque de vômito de projétil ( ) para atingir seu alvo. O vômito não apenas envenena, mas também elimina inimigos rapidamente, facilitando a conquista.
Mate um Graug mandando seus Ghûls sobre ele.
Um ótimo local para completar essa conquista é próximo à torre de forja ao sul do mapa. Perto dessa torre, você encontrará uma isca de Graug, que pode ser usada para chamar um. Mais adiante, na mesma direção, existem ninhos de Ghûls, perfeitos para atrair e marcar os Ghûls necessários para o desafio.
Comece atirando na isca de Graug para atrair a criatura. Depois que o Graug aparecer, atordoe-o e sangre-o usando ( ) + ( ) para reduzir sua vida pela metade, facilitando o processo. Em seguida, vá até os ninhos e marque o máximo de Ghûls que conseguir (3 ou 4 geralmente são suficientes). Traga o Graug para perto e atordoe-o novamente para que os Ghûls subam nele.
Com o Graug vulnerável, exploda as cabeças dos Ghûls ( ) para causar dano e garantir a morte da criatura. Assim, você completará a conquista.
Atire em 10 ninhos de Ghûls.
Essa conquista exige apenas que você atire em 10 ninhos de Ghûls. Durante a progressão da história e em missões secundárias, você encontrará alguns desses ninhos, facilitando o processo. Para garantir que a conquista não seja perdida, fique atento ao explorar o mapa. Ao avistar um ninho, não hesite em disparar contra ele. Com um pouco de atenção durante a jornada, essa conquista será desbloqueada naturalmente.
Tenha 20 Ghûls marcados de uma só vez.
Para desbloquear essa conquista, você precisa ter 20 Ghûls marcados ao mesmo tempo. Um bom momento para fazer isso é durante a missão Juramento Hipócrita.
Durante a missão, atraia os Ghûls e acumule um combo de até 5 ou use a Tormenta de Urfael. Em seguida, utilize a habilidade de marcar, Fogo Espectral ( ) + ( ).
Ao completar o terceiro ninho, você deve ter mais de 20 Ghûls marcados. Caso a conquista não seja desbloqueada, basta sair da missão e tentar novamente até conseguir.
Mate um Caragath com uma Execução.
Para realizar essa conquista, localize um Caragath e use o Golpe Sombrio Montado. Depois de descer do animal, carregue seu combo até que sua espada fique em chamas (ou utilize a Tormenta de Urfael + ). Em seguida, execute a ação pressionando ( ) + ( ) para concluir a execução.
Ative o Corcel de Fogo.
Para desbloquear a habilidade do Corcel de Fogo, você precisa completar 5 missões secundárias nesta DLC. Essas missões são identificadas por um ícone branco com três marcas de garras. À medida que avança nas missões principais da DLC, as missões secundárias se liberam.
Após completar a 5ª missão, você ganhará uma nova habilidade. Essa habilidade é semelhante à Tormenta de Urfael, mas só pode ser utilizada enquanto montado em um Caragath. Para ativá-la, pressione as duas alavancas para baixo ( ) + ( ).
Devore um capitão com um Graug Abominável.
Para desbloquear essa conquista, monte um Graug Abominável e encontre um capitão. Diminua a saúde do capitão até que ela esteja baixa o suficiente. Quando estiver pronta, basta pressionar o botão ( :Y: ) para devorar o capitão e completar a conquista.
Incendeie uma Matrona Ghûl durante a missão Senhor da Caça.
Para desbloquear essa conquista, você precisa incendiar uma Matrona Ghûl. Comece atirando em ninhos de Ghûl para chamar a atenção de um Ghûl, e deixe um deles escapar com o sinal de alarme acima da cabeça, o que irá atrair uma Matrona. Uma vez que a Matrona aparecer, monte seu combo e use uma flecha de fogo para incendiá-la.
Tenha ao mesmo tempo um Caragath, um Graug Abominável e um Ghûl Cuspidor sob seu domínio.
Para completar essa conquista, dirija-se à parte oeste do mapa, próximo ao rio, onde você encontrará todas as criaturas necessárias. A ordem de dominação não é o ponto; o importante é ter as três criaturas dominadas: Ghûl Cuspidor, Caragath e Graug Abominável.
Para facilitar o processo, recomendo que você domine os Ghûls primeiro, seguido pelo Caragath, e por último o Graug. Caso o Graug não apareça, você pode usar uma isca para atraí-lo.
Complete todos os objetivos na Prova Selvagem.
A conquista “A Caçada é Minha Musa” é uma das mais longas e difíceis do jogo, ao lado da conquista “Senhor do Anel“, exigindo uma abordagem estratégica e rápida para alcançar o ouro. Para desbloqueá-la, você precisa:
- Concluir em menos de 40 minutos (1.000 pontos).
- Matar 10 capitães com feras.
- Marcar pelo menos 13.000 pontos.
A melhor estratégia envolve usar o Sistema Nemesis a seu favor. Comece marcando, comandando e iniciando uma revolta entre os chefes, colocando-os uns contra os outros até que não reste nenhum.
No início, todos os chefes e capitães estarão escondidos. Procure por Uruks com informações para descobrir suas localizações. Após encontrar um chefe, inicie uma missão para localizá-lo, marcá-lo e dominá-lo. Em seguida, inicie uma revolta contra os demais chefes. Eu pessoalmente escolhi Ûgakûga por ser mais fácil de marcar e resistente, mas sinta-se à vontade para escolher seu campeão.
Durante cada “revolta“, sempre haverá uma isca de Graug nas proximidades. Tente atraí-lo para que você possa usa-lo para eliminar os guarda-costas dos chefes, já que você precisa de 10 mortes até o final. Após a morte dos capitães, mate o Graug para ganhar pontos e, em seguida, elimine o chefe inimigo. Certifique-se de agarrar seu chefe dominado antes que ele desapareça e inicie uma nova revolta. Use a habilidade “Liquidar” para eliminar os Uruks marcados no local e ganhar mais pontos.
Outra boa tática para as 10 mortes por feras é montar um Graug e invadir fortalezas, utilizando a visão espectral para localizar capitães.
Quando restar apenas seu chefe marcado, use novamente a habilidade “Liquidar” para eliminá-lo e o restante do bando. Boa sorte!
DLC O Senhor Brilhante
O Um Anel retornou ao seu Criador.
Para desbloquear essa conquista, complete a última missão da DLC “O Senhor Brilhante”, chamada “O Verdadeiro Senhor dos Anéis”. Antes de iniciar essa missão, certifique-se de ter concluído qualquer tarefa pendente, especialmente as missões relacionadas ao Um Anel.
Na luta final, a estratégia envolve marcar o máximo de inimigos possível, especialmente arqueiros, que ajudam a causar dano sem morrerem facilmente. Sempre que disponível, chame seus 5 Uruks de reforço para ajudar no combate ou até mesmo para serem drenados e recuperarem sua vida.
Mantenha combos altos para poder usar o Clarão Espectral ( ) + ( ), que cria espaço ao redor, marca inimigos e elimina outros. Além disso, as Execuções ( ) + ( ) são fundamentais para abater chefes rapidamente.
Guarde uma carga do poder do Um Anel para a fase final da luta contra Sauron. Isso permitirá realizar execuções seguidas ( ) + ( ), facilitando a vitória. Após derrotar Sauron e assistir à cena, a conquista será desbloqueada.
Desafie o Senhor do Escuro em Mordor.
Ao iniciar a DLC O Senhor Brilhante, Celebrimbor terá acesso a habilidades de dominação e marcação aprimoradas. No começo, você será encarregado de realizar algumas tarefas furtivas para dominar e marcar inimigos. Após cumprir esses objetivos, o Capitão Thakrak Black-Thorn aparecerá. Para completar o prólogo, você deve dominar ou eliminar Thakrak.
Após concluir essa ação, uma pequena cena será exibida, e a conquista será desbloqueada.
Use a Marca Sombria em 20 Uruks.
A Marca Sombria é uma habilidade exclusiva de Celebrimbor nesta DLC. Ela funciona de forma semelhante ao Golpe Sombrio, mas em vez de atordoar o inimigo, marca-o como aliado. Para desbloquear a conquista, você precisará usar a Marca Sombria 20 vezes, algo que deve ocorrer naturalmente nos primeiros minutos da DLC, à medida que você avança pelas missões e enfrenta hordas de inimigos.
Domine 50 Uruks com o Clarão Espectral.
O Clarão Espectral permite que você domine vários Uruks ao mesmo tempo, facilitando o progresso na meta de 50 marcações. Usar o Clarão Espectral ( ) +( ) em fortalezas com grande concentração de inimigos é a melhor estratégia.
O segredo é invadir uma fortaleza e manter seu combo alto ou usar o Poder do Um Anel para eliminar e dominar vários inimigos em sequência. Isso não apenas ajuda a acumular as 50 marcações, mas também é um bom momento para pegar também a conquista “O Punho de Prata“.
Maximize o poder do Anel concluindo todas as missões do Um Anel.
As missões secundárias do Um Anel são identificadas por ícones brancos no mapa e se tornam disponíveis após a construção de cada Torre de Forja (consulte a conquista “Eregion Reforjada” para mais detalhes). Cada uma dessas missões adiciona um aumento na duração da ativação do Um Anel, oferecendo mais tempo para Celebrimbor usar suas habilidades aprimoradas. As missões específicas do Um Anel são:
- Persuasão de Prata
- Construção Fajuta
- A União Faz a Força
- Apenas um Mensageiro
Marque um capitão furtivamente.
A parte mais complicada dessa conquista é encontrar um capitão suscetível a eliminações furtivas. No meu caso, precisei eliminar alguns Uruks até surgir um capitão com essa característica. Assim que encontrar um, rastreie-o cuidadosamente e se aproxime em modo furtivo para realizar a marcação sem ser detectado.
Marque 20 Uruks em 60 segundos.
Existem várias maneiras de obter essa conquista. Uma delas é entrar em uma das fortalezas e permitir que os Uruks o avistem para que ativem o farol, o que fará com que mais inimigos apareçam, incluindo capitães. Movimente-se pela área para acumular um bom número de inimigos.
Quando estiver cercado, ative o Poder do Um Anel e use a habilidade de marcação “Clarão Espectral” para controlar o máximo de Uruks possível. Se o Poder do Anel se esgotar, continue lutando e mantendo os combos altos para poder executar mais marcações com “Clarão Espectral“.
Construa todas as Torres da Forja em Udûn.
Na DLC O Senhor Brilhante, existem quatro Torres de Forja. Diferente da campanha principal, essas torres ainda não existem inicialmente e serão construídas por Celebrimbor conforme você avança. A primeira torre é construída automaticamente durante o prólogo da DLC. Para as outras três torres, você precisará localizá-las e concluir as respectivas missões para ativá-las.
Cada uma dessas missões exige que você realize uma tarefa específica para atrair a atenção de um capitão. Ao marcar ou eliminar esse capitão, a Torre de Forja é concluída e será liberada no mapa. Essas missões são bem similares em estrutura e envolvem ações furtivas e combates para completar os objetivos.
Dica adicional: alguns jogadores relatam que a missão “Tirando Vantagem” é um bom momento para desbloquear a conquista “De Sombra em Sombra“.
Obtenha uma Runa de nível 30 na Prova do Anel.
Essa conquista é semelhante a conquista “Perdição Poderosa“. Porém nessa conquista aqui você precisará pegar uma runa de nível 30, durante a Prova do Anel, é uma questão de planejamento e observação cuidadosa como na outra conquista. O sistema de nivelamento das runas é baseado tanto no nível do chefe quanto nas circunstâncias em que você o derrota.
Como funciona:
- O nível máximo de um chefe é 25.
- O nível da runa obtida aumenta se você explorar forças e fraquezas do inimigo durante a luta.
- Chefe também ganham nível ao vencer batalhas de poder ou matar Talion.
Estratégia:
- Encontre um chefe de nível 20 e conheça seus pontos fracos e fortes.
- Deixe ele matá-lo uma vez para que a próxima luta se torne uma vingança.
- Ao enfrentar o chefe novamente, abuse das fraquezas ou provoque suas forças (como deixar ele entrar em fúria).
- Derrote o chefe para receber a runa com o nível desejado.
Cálculo da Runa:
- +25 por ser nível 25
- +1 por conhecer pontos fortes ou fracos
- +1 por explorar uma força ou fraqueza
- +2 por matar um chefe
- +1 por uma morte de vingança
Aviso: Evite usar a Jura de Morte nessa situação, pois ela converte a runa em uma lendária, e isso não contará para a conquista que exige runa comum de nível 30.
Complete todos os objetivos no Teste do Anel.
Para essa conquista, é necessário completar três objetivos em até 60 minutos para garantir a classificação de ouro. Os objetivos são:
- Matar 5 chefes e 12 capitães.
- Finalizar com 8 capitães ou chefes marcados.
- Marcar 50 guerreiros.
O desafio principal aqui é que os chefes são bem mais fortes e você não poderá usar o recurso de Revolta entre chefes, mas em contrapartida, Celebrimbor possui o poder do Um Anel e habilidades exclusivas, como a Marca Sombria.
Assim como em “A Caçada é Minha Musa“, use a visão espectral dentro das fortalezas para localizar os capitães e pressione ( ) quando aparecer na tela para identificá-los, reduzindo a necessidade de encontrar Uruks informantes. Ao dominar capitães, é possível obter informações sobre a localização dos chefes. Outro meio bem útil de localizar os capitães é usando seus próprio uruks invocados, mais só dará sua localização, mas não suas Forças/Fraquezas.
Lembre-se de que cada chefe poderá ter pelo menos um guarda-costas. É útil saber quem são eles para eliminá-los ou marcá-los; no entanto, é preferível eliminá-los caso não estejam marcados, pois, ao matar um chefe e deixar os guarda-costas vivos, um deles pode tomar o lugar do chefe, e a morte original não será contabilizada.
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