Metro: Last Light – Como coletar os Moral Points?

Por 02/09/2023, ÀS 21H11janeiro 31st, 2024

Olá, bem-vindo ao Guia dos Pontos Morais ou Moral Points de Metro: Last Light. Neste guia, vou te mostrar as localizações e ações necessárias para coletar cada um dos Moral Points disponíveis no jogo. Ao coletar todos os pontos ou chegar muito perto disso, você poderá desbloquear um final diferente. Além disso, uma conquista relacionada a esse final será alcançada.

O que são os Moral Points?

O sistema de Moral Points é um sistema de carma que acompanha o progresso de Artyom e tem um impacto no final de cada jogo da série Metro. Os jogos da série narram a jornada de Artyom e sua busca por compreender o mundo ao seu redor. Durante o jogo, o jogador é recompensado, por meio dos Pontos Morais, ao guiar Artyom por experiências que o auxiliam a obter uma compreensão mais profunda dos acontecimentos que o cercam.

É importante observar que sempre que Artyom recebe um Moral Point, a tela pisca em um tom azul-claro, acompanhado por sussurros e o som de água pingando. Por outro lado, quando Artyom perde um Moral Point, a tela escurece e um som sinistro é reproduzido. (Esse efeitos descritos podem passar despercebidos inicialmente).

God Points (Pontos Positivos)
Bad Points (Pontos Negativos)

Há uma maior probabilidade de ganhar Moral Points em comparação com perdê-los. Além disso, há especulações de que os Pontos Morais ganhos e perdidos possam variar dependendo da situação envolvida. Esses pontos podem ser obtidos ao tomar decisões moralmente corretas, agir furtivamente em determinados níveis e também ao explorar cada parte do mapa em busca de armas e suprimentos. No entanto, a maneira mais eficaz de ganhar Pontos Morais é nocauteando inimigos e preservando vidas sempre que possível, pois isso quase sempre resulta em finais positivos.

Não é possível determinar exatamente a quantidade necessária de Moral Points para alcançar o final positivo, uma vez que as estatísticas correspondentes são mantidas em sigilo. No entanto, é provável que tomar decisões equivocadas, assassinar NPCs, roubar ou causar barulho nos níveis que exigem furtividade resultem na falta de Pontos Morais para desbloquear o final positivo.

Em resumo, evite matar qualquer pessoa, explore ao máximo os locais e preste muita atenção nos diálogos e cenas que ocorrem ao redor de Artyom.

Lista dos Moral Points em Metro: Last Light

Este guia é especificamente para o jogo Metro: Last Light Complete Edition. Se você estiver utilizando outras versões (por exemplo, Redux), é importante ressaltar que o conteúdo apresentado aqui pode não funcionar da mesma maneira. Irei fornecer mais detalhes quando houver divergências entre as versões.

Sparta (8 Moral Points)

Sparta (8 Moral Points) Metro Last Light
  • Point 01: Toque o violão no quarto de Artyom, assim que iniciar o jogo, logo após a cutscene de despertar de Artyom.
  • Point 02: Ouça a conversa dos dois rangers discutindo o significado do D6 em frente ao quarto de Artyom. Tome cuidado para não se aproximar muito; ficar em frente à porta será suficiente.
  • Point 03: Ouça a conversa dos dois rangers que estão jogando dama na sala de descanso. Também tome cuidado para não se aproximar demais, pois a conversa pode ser interrompida.
  • Point 04: Toque a balalaica na sala de descanso, o instrumento é semelhante a um violão e está sobre uma poltrona ao lado dos jogadores de dama.
  • Point 05: Passe cerca de dois minutos e meio desde que você controla Artyom de seu quarto antes de encontrar Khan e Ulman no portão do elevador. O ponto moral aparecerá imediatamente quando você tiver passado o tempo mencionado.
  • Point 07: Após praticar uma vez no estande de tiro, aperte o botão e realize mais uma rodada de testes.
  • Point 08: Passe cerca de doze minutos e meio desde que você controla Artyom de seu quarto antes de entrar no trem com Anna. O ponto moral aparecerá imediatamente quando você tiver passado o tempo mencionado.

Os dois últimos pontos acima, podem se mesclar com os demais, uma vez que são Moral Points acionados pelo tempo e podem surgir por acaso enquanto você realiza outras ações, como ouvir conversas ou tentar realizar o teste no estande de tiro.

Ashes (4 Moral Points)

  • Point 01: Caminhe até os fundos do trem assim que o capítulo iniciar.
  • Point 02: Não suba a escada para superfície com Anna; em vez disso, siga em frente, passando por algumas teias de aranha, até encontrar um cadáver e uma página do diário.
  • Point 03: Permaneça perto de Anna até que ela comece a subir para assumir sua posição como atiradora.
  • Point 04: Antes do primeiro encontro com os Watchmens, evite disparar qualquer arma (exceto Abzats) ou realizar ataques com faca.

Pavel (1 Moral Point)

  • Point 01: Solte os prisioneiros na sala de controle do campo de concentração (isso também desbloqueará a Conquista/Troféu Liberation).

Reich (1 Moral Point)

  • Point 01: Ouça todo o discurso do Führer. Para isso não siga Pavel até o fim, pare mais ou menos no meio dos demais espectadores e aguarde até o final do discurso.

Separation (1 Moral Point)

  • Point 01: Não mate o homem que lê em sua cama depois que ele se render.

Facility (8 Moral Points)

06. Facility (8 Moral Points) Metro Last Light
  • Point 01: Depois que Artyom sair da saída de ar e seguir pelo corredor, assista à cena em que um soldado espanca seu colega soldado e chama sua mãe de prostituta.
  • Point 02: Após a cena do espancamento, siga para direta e ouça a conversa entre dois soldados sobre a arma personalizada escondida.
  • Point 03: Siga o soldado que atendeu o interfone e retorne ao vestiário. Quando ele abrir o armário, execute um nocaute (não o mate) e pegue a arma. Isso também desbloqueará a conquista/troféu A Present. Por favor, note que essa ação não está disponível na versão Redux do jogo.
  • Point 04: Retorne para a sala anterior e vire à direita. Suba uma escada que estará à sua esquerda e escute a conversa entre dois soldados na passarela acima da primeira sala.
  • Point 05: Chegue à sala de cultivo de plantas sem matar o soldado assustado no refrigerador de carne.
  • Point 06: Na próxima área, você encontrará uma sala cheia de banheiras. Na área seguinte, você verá uma saída de ar no lado oposto à direita, ao lado de um soldado em uma cadeira. Entre na saída de ar para obter um ponto.
  • Point 07: Na sala com as turbinas de água, você encontrará dois soldados discutindo sobre o enforcamento de Pavel. Certifique-se de ouvir a conversa completa.
  • Point 08: Chegue ao esgoto sem acionar nenhum alarme. Fazer isso sem matar ninguém também desbloqueará a conquista Invisible Savior.

Torchligth (7 Moral Points)

  • Point 01: Pouco antes do elevador que leva aos túneis com as Spiderbugs, olhe para o lado esquerdo, onde há um pequeno recanto escondido por teias de aranha. Queime as teias para encontrar um pequeno estoque de munição e um medkit ao lado de dois esqueletos. Entrar nesse recanto concederá um ponto.
  • Point 02: Ganhe um ponto ao entrar no elevador com Pavel.
  • Point 03: Ganhe um ponto ao afastar as Aranhas com a lanterna de Artyom dentro do elevador.
  • Point 04: Ganhe um ponto ao salvar rapidamente Pavel do ataque da Aranha logo após sair do elevador.
  • Point 05: Mantenha-se perto de Pavel enquanto ele caminha com a tocha para ganhar um ponto.

Echoes (7 Moral Points)

  • Point 01: No início do capítulo, após deslizar pela asa e encontrar uma chuva repentina, vire à esquerda e procure por uma tubulação de esgoto. Rasteje até chegar a uma sala com um esqueleto. O ponto é conquistado ao chegar à sala.
  • Point 02: Após encontrar um enorme sumidouro, dirija-se para a extremidade traseira do avião azul acidentado à esquerda. Há outro esqueleto deitado bem na frente dele. Chegar ao esqueleto ganhará um ponto.
  • Point 03: Ao sair da chuva e entrar em uma estação abandonada, você verá um esqueleto infestado de aranhas. Olhe para a direita. Há uma pequena sala com algumas munições e filtros. Entrar nela ganha um ponto.
  • Point 04: Antes de sair da estação, em um determinado momento, Pavel irá pedir para você verificar uma sala. Ele ficará ao lado da porta em questão. Nessa sala, há um Duplet. Pegar o Duplet na sala de serviço ganha um ponto.
  • Point 05: Ao subir as escadas para a saída da estação, você verá um grupo de Watchmen. Deixá-los passar sem ser visto ganhará um ponto. Isso também desbloqueará a conquista Mouse.
  • Point 06: Ver todas as alucinações da primeira seção de passageiros no avião ganhará um ponto. Para ver todas, é necessário olhar em determinado momento para o fundo do avião.
  • Point 07: Ouvir Pavel após salvá-lo do sufocamento ganhará um ponto.

Bolshoi (12 Moral Points)

  • Point 01: Logo no início do capítulo, após passar pela primeira porta, e ficar ouvindo as famílias chegando de vagões de trem e tentando convencer os guardas a deixá-los entrar na estação lhe concede um ponto.
  • Point 02: Logo em seguida, ouvir um casal do Reich falar sobre sua fuga resulta em um ponto. Esta é uma referência a uma citação de Martin Niemöller.
  • Point 03: Dar uma bala ao crítico de teatro que se tornou mendigo concede um ponto. Dar outra bala ao mesmo mendigo depois de seu discurso também concede outro ponto.
  • Point 04: Ouvir os dois clientes no bar discutindo se o teatro é útil ou não em tempos sombrios concede um ponto.
  • Point 05: Ouvir os dois Stalkers dizendo a Katja que seu marido, um colega Stalker, foi morto por um Demônio e contando a ela sobre o local do túmulo concede um ponto.
  • Point 06: Ouvir uma dupla de mulheres sentadas em um banco oposto a Katja ganha um ponto.
  • Point 07: Ver Mischa mostrar impressões de animais com sombras às crianças concede um ponto.
  • Point 08: Seguir as duas crianças correndo de volta para os trilhos e ouvir o casal discutindo sobre ingressar no Exército concede um ponto.
  • Point 09: Seguir o atendente no teatro até a área do mercado e, depois que ele convence o outro turista a comprar o contrabando, ganha um ponto.
  • Point 10: Assistir a todo o espetáculo teatral concede um ponto (isso também desbloqueará a conquista Patrono das Artes).
  • Point 11: Ouvir toda a conversa da dançarina sobre sua maquiagem e namorado lhe dá um ponto moral.
  • Point 12: Após sair da área dos bastidores, no final do corredor seguinte, à sua direita, ouvir a garota no chuveiro conversando com a garota na banheira concede outro ponto.

Korbut (1 Moral Point)

  • Point 01: Ouça a conversa entre Korbut e Moskvin.

Revolution (6 Moral Points)

  • Point 01: Saia da sala de armazenamento onde você começa no início deste capítulo, siga pelo corredor e desça as escadas para ouvir um guarda relatando algo no interfone.
  • Point 02: Ouça os dois soldados na área de armazenamento falando sobre a missão Frontline do Metro 2033.
  • Point 03: Ouça os operadores de guindastes discutirem a movimentação de materiais radioativos.
  • Point 04: Não interrompa os homens que estão verificando as válvulas de gás e continue a segui-los até que concluam os quatro procedimentos de verificação e falem sobre uma pausa para fumar. Nota: Os trabalhadores podem pular a 2ª verificação de serviço e ir direto para a 3ª, o que tornará este ponto indisponível, a menos que o jogador reinicie o nível. Evite mover-se muito rápido pela sala para evitar que isso aconteça.
  • Point 05: Após a sala de verificação de serviço e passar por um grande ventilador, ouça a conversa entre dois homens logo após descer a escada.
  • Point 06: Quando você chegar aos trilhos, em uma área com a plataforma da metralhadora, ouça a conversa entre o soldado na metralhadora e o outro soldado à sua frente.

Regina (8 Moral Points)

  • Point 01: Após embarcar em Regina e sair da casa de André, procure a primeira porta à esquerda. Ao entrar na área com a lâmpada sobre a mesa, você ganha um ponto.
  • Point 02: Após a área anterior, vire novamente para o lado esquerdo do túnel. Há uma porta sob uma luz, com uma máscara e um filtro ao lado. Atrás desta porta, você encontrará um ninho de aranha. Ao entrar nela e descobrir a sala vermelha brilhante no final com um interruptor de luz, você ganha um ponto.
  • Point 03: Após a área anterior, continue seguindo em frente por um tempo antes de encontrar outra porta à esquerda que leva a uma área parcialmente submersa. No final à direita, você encontrará uma sala com alguma munição, filtros e um esqueleto. Ao entrar nesta sala, você ganha um ponto.
  • Point 04: Após abrir as comportas de ar e entrar em uma área com máscara de gás, saia de Regina e vire o interruptor à esquerda para mudar os trilhos e seguir em frente. Use Regina para quebrar a barricada de madeira. Ao fazer isso, você ganha um ponto.
  • Point 05: Continue pelo túnel e caminhe até o túnel à esquerda, onde estão os vagões de metrô abandonados, e um “Watchman” irá emboscar você. Continue avançando até chegar a um beco onde é possível encontrar um esqueleto. Chegar ao final dessa parte concede um ponto.
  • Point 06: Pouco antes de chegar ao vagão abandonado do metrô, que você precisa empurrar com Regina, entre por uma porta do lado direito do túnel, onde uma máscara de gás está visível na parede. Ao entrar na passagem, você ganha um ponto.
  • Point 07: Enquanto empurra os vagões do metrô com Regina, procure por uma passagem no lado esquerdo do túnel. Nessa área, sombras e fantasmas sussurram para Artyom. No final da sala, você encontrará um ponto moral e uma arma aguardando.
  • Point 08: Ainda empurrando os vagões do metrô para frente, você encontrará do lado direito uma área de esgoto com vários “Watchmen”. Ao chegar ao final, próximo ao esqueleto e usando uma máscara de gás, você ganhará um ponto.

Bandits (5 Moral Points)

  • Point 01: Quando Artyom acordar, vire e entre onde Regina caiu. Descobrir o esqueleto lá, junto a uma “Shambler” com barril estendido, resultará na obtenção de um ponto.
  • Point 02: Após conhecer a caravana de refugiados, espere e ouça todas as suas conversas. Um ponto é ganho quando uma mulher diz que seu marido foi recrutado e depois capturado pelos inimigos.
  • Point 03: Ao continuar pelo túnel após a caravana de refugiados, entre ma primeira porta à direita para chegar a uma série de vagões de metrô abandonados. Uma mulher está gritando por socorro e prestes a ser atacada por dois bandidos. Matar/nocauteá-los antes que eles a matem permitirá que você ganhe um ponto.
  • Point 04: Pouco antes de chegar ao acampamento principal de bandidos, onde eles estão segurando a mulher e as crianças, continue pelo túnel à esquerda até uma carruagem com vários cadáveres. Fazendo isso, você ganhará um ponto.
  • Point 05: Resgate as mulheres e crianças que estão detidas no acampamento de bandidos (porta à esquerda no túnel, com uma placa amarela com desenho de caveira). Você receberá o ponto quando o bandido na sala final que os ameaça for morto ou nocauteado. Se feito sem acionar o alarme, a conquista/troféu Commando será alcançada.

Dark Waters (1 Moral Point)

  • Point 01: Você ganha um ponto no final do capítulo após escapar do “Giant Shrimp”.

Venice (8 Moral Points)

  • Point 01: Ofereça uma bala a um mendigo perto do beco do mercado, onde dois homens estão tentando empurrar um porco para um barco. (Dar uma bala ao músico próximo não concederá outro ponto).
  • Point 02: Dê uma bala a um segundo mendigo perto do mercado, este no beco onde duas crianças estão desenhando na parede.
  • Point 03: Logo após dar a bala ao segundo mendigo, vire à direita, siga para a próxima área e converse com o prefeito para conseguir um ponto.
  • Point 04: Compre e beba a especialidade do barman, “The Bullet”, para ganhar um ponto.
  • Point 05: Se beber mais, apagará. Quando você retornar, o bar estará destruído e o barman ficará louco. Se você pagar a ele 100 MGR pelo dano, ganhará um ponto moral.
  • Point 06: Pague 10 MGR para usar o estande de tiro.
  • Point 07: Há uma criança sendo consolada por sua mãe, pois perdeu seu ursinho de pelúcia. Se Artyom completar todos os desafios na galeria de tiro próxima, ele será premiado com o urso de pelúcia. Devolva-o à criança chorando para receber o ponto moral (isso também desbloqueará a Conquista/Troféu Reunion).
  • Point 08: Complete o nível sem matar ou nocautear qualquer bandido no armazenamento (ou seja, a seção deve ser completamente furtiva).

Sundown (1 Moral Point)

  • Point 01: Explore todas as nove margens do pântano: área de desova do jogador, edifícios destruídos no canto inferior esquerdo do mapa, o demônio no canto inferior direito, o pátio de armazenamento, os edifícios destruídos à esquerda, o posto de gasolina, o avião caído, o demônio no canto superior esquerdo e a balsa. Esse ponto moral pode ser ganho aparentemente ao acaso, às vezes entrando no caminhão abandonado no posto de gasolina, outras vezes entrando no pátio de armazenamento ou na costa da balsa, e outras vezes apenas caminhando ao redor.

Nightfall (1 Moral Point)

  • Point 01: Explore quatro áreas no mapa: o ônibus vermelho à direita do ponto de partida do jogador, a sala nas ruínas da casa onde está tocando a mensagem de Anna no walkie-talkie (você precisa entrar na sala, visitar o prédio não é suficiente), a área com uma pequena fogueira no extremo norte e o topo das escadas rolantes no segundo andar do shopping destruído.

Undercity (7 Moral Points)

  • Point 01: Logo após descer e entrar na adega, há um corpo à direita, perto dele há uma mesa com um rádio e um gravador/tocador de fita. Toque a fita das últimas palavras do Ranger sobre os Reds levando Anna para as catacumbas para ganhar um ponto.
  • Point 02: Depois de entrar nas catacumbas e os eletrônicos de Artyom ficarem misteriosamente desativados, haverá alguns fantasmas em um túnel. Quando o sino da igreja for ouvido, pare imediatamente e espere que eles desapareçam para ganhar um ponto.
  • Point 03: Um ponto é obtido quando Artyom usa o elevador para descer mais fundo nas catacumbas, o ponto é dado um pouco antes do ataque dos “Nosalises”.
  • Point 04: Ao passar pelas piscinas azuis você verá um bando de “Nosalises” se movendo pelos túneis. Um ponto pode ser conquistado se deixá-los passar sem atacar a matilha.
  • Point 05: Um ponto pode ser conquistado entrando no túnel do qual a matilha havia saído e se aproximando do pequeno santuário cristão.
  • Point 06: Depois de descer o pequeno elevador e encontrar as “Nosalises” aladas, um ponto pode ser ganho ao se aproximar de um esqueleto com um Duplet de cano quadruplo perto de algumas teias de aranha.
  • Point 07: Ao lutar contra o Rhino (Big Momma), aparentemente (não confirmado) você ganha um ponto se não for atingido por ela na primeira parte da luta (não disponível na versão Redux).

Contagion (8 Moral Points)

  • Point 01: Encontre Anna sem matar nenhum ser humano durante o percurso; eles podem ser neutralizados.
  • Point 02: Lide com os dois soldados da “Red Line” que estão executando cidadãos no início do capítulo, logo após sair da tubulação de ar, antes que o homem baleado morra.
  • Point 03: Ouça a explicação do homem baleado sobre o ataque dos “Reds”. Ele explicará que os “Reds” chegaram antes que alguém morresse do vírus.
  • Point 04: Na sala à esquerda do vagão onde as caixas são movimentadas de um lado para o outro, há um buraco na parede dos fundos que leva a um túnel abandonado. O buraco está parcialmente bloqueado, mas você pode passar por ele. Siga diretamente em frente ao buraco até a luz verde na parede oposta e vire à direita. Na linha d’água, há um depósito de munição. Abra-o, mas observe que há uma armadilha de arame explosivo no caminho.
  • Point 05: Ouça e observe a execução completa do Soldado “Red” ferido que contraiu a “doença” para ganhar mais um ponto.
  • Point 06: Obtenha 14 MGRs dos esconderijos MGR na estação. Existem 6 MGR stashes por aí, totalizando 18 MGRs, mas apenas 14 MGRs são necessários para o ponto moral. O primeiro esconderijo está no vagão rosa ancorado onde um soldado carregando caixas está indo e vindo (3 MGRs). Os restantes esconderijos MGR estão na próxima área onde uma máscara de gás é necessária. O segundo está na sala com uma lâmpada de mesa acesa no segundo andar dos alojamentos (2 MGRs). O terceiro está em uma passagem subterrânea com substâncias radioativas brilhantes abaixo dos alojamentos (3 MGRs). O quarto fica no chão, perto de uma guitarra na estrutura da banca do mercado central com tochas (2 MGRs). O quinto está no segundo andar acima da área da banca do mercado (4 MGRs). O último está na sala com uma máquina de costura no segundo andar dos compartimentos do trem (4 MGRs).
  • Point 07: Após ouvir Lesnitsky falando com outro soldado e passar pelo poço, você estará em uma sala onde algumas plantas estão crescendo. Suba as escadas e encontrará um oficial da “Red Line” revisando os cidadãos mortos da estação. Ouça o que ele diz para adquirir uma perspectiva moral.
  • Point 08: Quando Lesnitsky estiver segurando uma faca na garganta de Anna, remova sua máscara antes de contar até cinco acabar (isso também desbloqueará a conquista/troféu Savior). Certifique-se de usar uma máscara de gás antes de abrir a porta para essa área, caso contrário, o diálogo de Lesnitsky será diferente e você não receberá nenhum ponto moral.

Quarentine (5 Moral Points)

Neste capítulo, o foco recai na audição das conversas das pessoas presentes no local, sejam pacientes, médicos ou soldados. Por precaução, mova-se lentamente pelo ambiente e atente-se aos diálogos em segundo plano.

  • Point 01: Na primeira seção, ouça as três conversas: pai e filha doentes, médico e guarda de traje amarelo ao lado das escadas, e um médico conversando com um soldado infectado enquanto tenta consolar crianças doentes.
  • Point 02: Na próxima seção, ouça as quatro conversas: um médico amputado com uma garota, um médico e um soldado examinando um cadáver próximo a um gravador de áudio, dois médicos em uma área confinada com um paciente sendo examinado, e um homem em uma maca discutindo com um médico sobre voltar para casa, pois ele tem certeza de que é apenas um resfriado (essa conversa só começará após a conversa entre um médico e um coronel na sala de descontaminação).
  • Point 03: Coletar os quatro esconderijos de MGR na parte abandonada da estação. Na verdade, existem cinco esconderijos MGR, mas apenas quatro são necessários. O primeiro está escondido atrás da porta pela qual Artyom entra inicialmente e só pode ser acessado quando ele desce as escadas e a porta se fecha. O segundo está em uma janela de vagão de trem, por trás da pia com uma placa de quarentena. O terceiro está em uma janela de vagão de trem à esquerda do caminho, antes do início do longo corredor com barris em chamas. O quarto está em uma janela quebrada no lado direito do longo corredor, perto do início da descida. O último está na janela do lado direito no início da longa seção do corredor com cogumelos em crescimento.
  • Point 04: Após se encontrar com Khan, você encontrará um homem pedindo ao guarda para entrar na zona de quarentena e obter um pouco de insulina. Após ele ser recusado, vá até ele e ele lhe pedirá ajuda. Ele pode não falar imediatamente; fique ao lado dele e aguarde. Ele solicitará ajuda depois de um momento. Dê-lhe as balas que ele precisa. Nota: Se você esperar um pouco, tente se mover um pouco com Khan para frente e depois voltar ao homem.
  • Point 05: Na última seção, ouça as quatro conversas completas: um guarda florestal e um comandante Hansa discutindo sobre o ataque dos Reds (essa conversa só começará após a conversa do guarda terminar), um refugiado lutando para passar pela estação Hansa devido à falta de documentos, um sargento Hansa e um trabalhador discutindo sobre a quarentena perto do local da segunda nota do diário, e três soldados Hansa no arsenal conversando ao redor de uma mesa com uma lâmpada, debatendo sobre os guardas de Polis (esta conversa só começará depois que Khan terminar de falar sobre o estoque de filtros e munição).

Khan (1 Moral Point)

  • Point 01: Atenda o telefone nos esgotos.
  • Point 02: Chegue ao Rio do Destino.

The Chase (1 Moral Point)

  • Point 01: Um ponto é ganho no final do capítulo, quando você pega o pequeno “Dark One” e sai do trem em chamas.

The Crossing (4 Moral Points)

  • Point 01: Após atravessar o gelo sob uma ponte, o pequeno “Dark One” aparecerá em cima de uma van destruída ao lado de um outdoor, expressando seu desejo de usar roupas humanas. Mantenha-se próximo a ele.
  • Point 02: Por um pequeno caminho à direita do outdoor mencionado acima, há um demônio morto cercado por vigias mortos. Ao se aproximar dos cadáveres, você ganhará um ponto.
  • Point 03: Logo após o demônio passar voando à sua frente, ao entrar no trem, o pequeno “Dark One” aparecerá vestindo roupas. Não atire e fique próximo a ele até que ele desapareça (essa opção pode não estar disponível na versão Redux).
  • Point 04: No final do capítulo, o pequeno “Dark One” aparece novamente. Siga-o para concluir o capítulo e ganhar um ponto (essa opção pode não estar disponível na versão Redux).

Bridge (3 Moral Points)

  • Point 01: Adentre a pequena sala à esquerda no início do capítulo.
  • Point 02: Pouco antes do pequeno “Dark One” proporcionar uma segunda visão, vire o olhar para a esquerda. Verá uma rampa quebrada que leva a uma pequena área sob a ponte, onde alguns cadáveres estão presentes. Ao descer a rampa, você ganha um ponto.
  • Point 03: Conclua o capítulo sem eliminar nenhum mutante (isso também desbloqueará a Conquista/Troféu Rain Man).

Depot (6 Moral Points)

  • Point 01: Após sair do túnel no início, mantenha-se à esquerda. Você encontrará uma garagem com duas portas fechadas e uma aberta, com um caminhão à vista. Prossiga por este ponto até chegar a uma entrada na parede e, então, entre nela. Um prédio com teto desabado leva à garagem. Esteja atento, pois há uma armadilha explosiva. Também é possível subir na parte da frente do caminhão para entrar na garagem. Ao entrar na garagem, você ganha um ponto.
  • Point 02: Na área em que os “Reds” montam uma emboscada pela primeira vez, no centro da sala, há uma passagem escondida aberta pelo pequeno “Dark One”, que leva ao subsolo da sala. Entrar nela rende um ponto.
  • Point 03: Na terceira área em que os “Reds” estão à espera, há outra passagem escondida perto de uma grande porta vermelha no lado oposto da sala em que você entra; lá você verá um bueiro circular. Um soldado morto está no fundo. Ao entrar nessa passagem, você ganha um ponto.
  • Point 04: Na quarta área onde os “Reds” estão de guarda, existe uma área secreta sob o chão da sala com um cadáver. Entrando nela, você ganhará um ponto.
  • Point 05: Na quinta área em que os “Reds” estão à espera, com três a quatro franco-atiradores, há uma passagem escondida que pode ser alcançada pelas passarelas acima dos vagões do metrô ou por escadas no fundo da sala. Entrar nessa passagem rende um ponto.
  • Point 06: Deixar Lesnitsky inconsciente (não matá-lo) concede um ponto.

The Dead City (3 Moral Points)

  • Point 01: Localize e observe todas as Visões do Passado (isso também desbloqueará a Conquista/Troféu Back To The Past). No total, existem 7 visões disponíveis. Elas se apresentam como flashbacks, onde as cores se tornam vibrantes e o ambiente muda para mostrar como eram no passado.
  • Point 02: Evite matar os “Watchmen” na área após o flashback do carro onde Artyom deve subir uma escada. Você ganhará o ponto quando chegar ao topo da escada. Os “Watchmen” não são hostis e deixam um rastro azul-esverdeado quando o pequeno “Dark One” amplia sua visão.
  • Point 03: Não elimine o “Demon” no telhado que está protegendo seu ninho e seu filhote. Você receberá o ponto depois de descer as escadas e pular pelos buracos no chão.

Red Square (6 Moral Points)

  • Point 01: No início do capítulo, quando os “Watchmen” estiverem rosnando no topo da Catedral de São Basílio, evite atirar neles. Você ganhará um ponto quando eles começarem a se movimentar.
  • Point 02: Suba a escadaria em direção à catedral até chegar a uma área repleta de esqueletos, o que renderá outro ponto.
  • Point 03: Enquanto segue o pequeno “Dark One” através da tempestade, Artyom encontrará um “Watchman” ajoelhado sobre um esqueleto. O pequeno “Dark One” dirá que está simplesmente com medo. Deixar o “Watchman” vivo concederá um ponto assim que Artyom entrar na próxima área.
  • Point 04: Na área de esgoto em ruínas, um grupo de três vigias se aproximará lentamente. Mais uma vez, o pequeno “Dark One” afirma que eles não atacam a menos que sejam provocados. Deixá-los vivos renderá mais um ponto.
  • Point 05: Na mesma área, é possível avistar um cadáver em um buraco. Ao checar o cadáver, você ganhará outro ponto. Certifique-se de ser rápido, pois demorar muito tempo resultará em um ataque dos “Watchmen” (essa opção pode não estar disponível na versão Redux).
  • Point 06: Salve Pavel das almas malditas. O “Dark One” então comentará que agora compreende o significado do perdão.

The Garden (5 Moral Points)

  • Point 01: Próximo ao início do capítulo, há um caminho que leva a um buraco na parede à direita, em uma loja inundada com alarmes de lata e um cofre. Ao entrar nessa área, você ganha um ponto.
  • Point 02: Na mesma encruzilhada onde é possível acessar a loja inundada, vire à esquerda e atravesse um tronco e um cano. Logo após o cano com uma armadilha de arame, desarme-a e agache-se à frente para receber um ponto moral.
  • Point 03: Evite matar o camarão que está se alimentando de um cadáver antes de chegar ao início do trecho raso do rio. Você saberá quando alcançar essa área ao avistar uma pequena caverna com alguns cadáveres e duas “Lianas”.
  • Point 04: Não elimine nenhum “Wacthman” antes de entrar em uma pequena passagem onde Artyom encontrará alguns filhotes de urso e sua mãe. Um ponto moral será conquistado ao entrar nessa passagem.
  • Point 05: Após a luta de Artyom com o urso, mate os “Wacthmen” que atacam o urso. Faça isso rapidamente, ou eles a atacarão. Isso também desbloqueará a Conquista/troféu Forest Guardian.

Polis (1 Moral Point)

  • Point 01: Depois que o pequeno “Dark One” agarra a mão do General Moskvin, ocorre uma sequência de sonhos que requer que você abra portas (um total de 4 portas). Observe as cenas que ocorrem por trás das portas até que elas se fechem. Embora seja difícil de discernir (a sala é vermelha, então você apenas pode perceber o som do ponto), você receberá o ponto moral após a porta se fechar enquanto o General Moskvin se desculpa diante de uma foto de seu irmão.

D6 (1 Moral Points)

  • Point 01: Um ponto é concedido quando o Bebê “Dark One” solicitar o final de Redemption (Isso parece ser uma brincadeira dos desenvolvedores, já que os pontos são necessários para o final Redemption).

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DetonaSaurus

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