O Contraforte contém 36 colecionáveis em God of War (2018). Este guia vai te conduzir por todos eles em ordem cronológica, facilitando a coleta completa da região. Tudo listado aqui é necessário para completar 100% no jogo, incluindo itens que contam para conquistas.

Nenhum item do Contraforte é perdível. Você pode coletar tudo depois de terminar a campanha principal.

Colecionáveis da Região

  • Artefatos: 6
  • Baús Lendários: 3
  • Baús Nornir: 2
  • Corvos: 4
  • Encontro na Fenda do Reino: 1
  • Lojas: 3
  • Marco de Conhecimento: 7
  • Portais Místicos: 2
  • Valquíria: 1
  • Baús Roxos (não rastreado): 2
  • Câmaras Secretas (não rastreado): 1
  • Santuário Jötnar (Ymir, não rastreado): 1

⚠️ Atenção: Ao visitar essa área pela primeira vez durante a história, você ainda não terá todas as habilidades necessárias para acessar alguns colecionáveis. O ideal é retornar após o fim da campanha ou assim que obtiver a habilidade “Ventos de Hel”.

Como voltar para a Região da Montanha?

Antes de mais nada, vamos relembrar como retornar à área da Montanha em God of War. Partindo da região do Contraforte, siga o mesmo caminho que você percorreu durante a história principal e suba até alcançar a montanha. Como alternativa, você pode usar o “teleférico” — uma plataforma de madeira suspensa por cordas — que liga diretamente o Contraforte à entrada da montanha. Caso ele não esteja disponível, será necessário escalar o paredão manualmente até o topo.

Nossa caçada aos colecionáveis começa na parte da Montanha que exploramos pela primeira vez durante a história, logo após dispersar a névoa negra com a luz de Alfheim. Assim que atravessar o portão de entrada, você encontrará uma área de quebra-cabeça com dois cristais azuis e, ao fundo, uma estátua de veado. Esse é o nosso ponto de partida para coletar tudo que essa região tem a oferecer.

Guia de Colecionáveis

#01 – Corvo 1/4 – [ 00:18 ]
A coleta começa pelo caminho à direita da entrada da Montanha — à direita da estátua de veado e dos dois cristais azuis usados no quebra-cabeça da história. Esse é o percurso que você já percorreu durante a campanha. Siga pelos túneis até chegar a uma ponte de madeira com alguns esqueletos pendurados por cordas. Um dos trechos da ponte está destruído. Olhe para baixo: o corvo está pousado lá embaixo, esperando para ser atingido.

#02 – Artefato 1/6 – [ 01:09 ]
Ainda na mesma área onde encontramos o primeiro corvo, repare em uma parede de madeira que pode ser destruída. Use o machado para quebrá-la e revele uma pequena área escondida. Atrás dessa parede há um cadáver caído no chão com um artefato ao lado.

#03 – Marco de Conhecimento 1/7 – [ 02:08 ]
Ainda na mesma área, jogue o machado na barricada de madeira para revelar um cristal azul escondido. Peça para Atreus disparar uma flecha rúnica azul e assim criar uma ponte de luz. Em seguida, pegue o segundo cristal que está no chão e carregue-o atravessando essa ponte até o final da área. Lá, encaixe o cristal ao lado do marcador de conhecimento e atire outra flecha azul para ativá-lo.

#04 – Baú Nornir 1/2 – [ 03:19 ]
O Baú Nornir está localizado exatamente onde você ativou o marcador de conhecimento. Comece pedindo para Atreus disparar uma flecha azul na tocha ao lado do baú — isso vai iluminar os glifos escritos na parede, que mostram os símbolos que você precisa encontrar. Há três placas de sinalização na área: duas podem ser vistas da ponte de madeira e a terceira fica visível a partir da ponte de luz. Gire todas até que os símbolos correspondam aos glifos revelados.

#05 – Marco de Conhecimento 2/7 – [ 04:21 ]
Continue pelo caminho principal da história e rasteje sob a caverna até chegar à grande estátua do veado. A parte da história que você precisa está localizada atrás dessa estátua.

#06 – Marco de Conhecimento 3/7 – [ 05:26 ]
Saia da sala onde está a estátua do veado e siga para o outro lado. Se ainda não destruiu a seiva vermelha da árvore, peça para Atreus atirar flechas elétricas nela para explodi-la — isso fica disponível após concluir a área da Montanha. Em seguida, volte ao início da Montanha para pegar um cristal azul. Coloque esse cristal no Marco de Conhecimento que fica no local onde estava a seiva vermelha da árvore.

#07 – Marco de Conhecimento 4/7 – [ 06:31 ]
Continue avançando pela trilha principal da história e suba a parede à frente. Logo após a escalada, você verá o marcador de conhecimento bem à sua frente — é praticamente impossível passar por ele sem notar.

#08 – Baú Lendário 1/3 – [ 07:03 ]
Depois de puxar a alavanca que abre o grande portão de madeira e seguir para a próxima área, derrote os lobos que aparecerem. Em seguida, suba pela corrente dourada à esquerda para encontrar um baú lendário. Importante: a corrente só aparece após você concluir essa parte da história. Ou seja, na primeira visita, o baú ainda não estará disponível.

#09 – Marco de Conhecimento 5/7 – [ 08:13 ]
Bem no centro da área, você encontrará um Marco de Conhecimento escondido atrás de uma grande caixa de madeira cheia de pedras. Preste atenção ao explorar, pois é fácil passar direto sem notar o marcador atrás da estrutura.

#10 – Loja 1/3 – [ 08:46 ]
A partir do último Marco de Conhecimento, siga pelo túnel onde é possível ver a luz de uma tocha ao fundo. Logo no início, do lado esquerdo, você encontrará a loja do Brok — é difícil não notar com a iluminação azul característica.

#11 – Corvo 2/4 – [ 09:09 ]
O corvo voa em círculos ao lado da loja do Brok, mais precisamente à direita dela. Fique atento ao som característico e observe o céu para encontrá-lo com mais facilidade.

#12 – Artefato 2/6 – [ 09:32 ]
Siga pelo caminho principal da história até passar pela armadilha de espinhos. Logo após ela, você verá uma porta também coberta por espinhos. Jogue seu machado na marcação amarela para movimentá-la. Caso esteja em sua primeira visita à área, será necessário empurrar o grande carrinho primeiro para revelar essa porta escondida.

#13 – Corvo 3/4 – [ 10:12 ]
Suba pela corrente — ou pelo carrinho, caso seja sua primeira visita — e percorra o topo da área, no mesmo ponto onde encontramos o último artefato. O corvo está pousado em um local bem visível, praticamente no caminho da história, sendo difícil passar por ele sem notar.

#14 – Artefato 3/6 – [ 10:32 ]
Desça novamente para o nível inferior da área principal. Há uma seiva vermelha de árvore bloqueando o caminho — basta pedir para Atreus atirar uma flecha elétrica para explodi-la. Atrás dela, você encontrará um artefato ao lado de um cadáver.

#15 – Câmara Secreta 1/1 – [ 11:29 ]
No final da área principal, próximo ao local onde está o Marco de Conhecimento 5/7, você encontrará o item. No entanto, não é possível acessá-lo durante a primeira visita à área na história. Para pegá-lo, será necessário retornar mais tarde, depois que aprender a abrir câmaras secretas.

#16 – Portal Místico 1/2 – [ 12:24 ]
Dentro da câmara secreta.

#17 – Corvo 4/4 – [ 12:58 ]
Dentro da câmara secreta, pousado do lado esquerdo da sala da Valquíria.

#18 – Valquíria 1/1 – [ 13:31 ]
Dentro da câmara secreta.

Agora, use o ponto de viagem rápida que leva diretamente ao Cume da Montanha. Esse portal foi desbloqueado anteriormente durante a campanha principal. Caso esteja inacessível durante a história, não se preocupe — ele será ativado automaticamente após a conclusão da jornada principal.

#19 – Portal Místico 2/2 – [ 15:41 ]
Esse portal é desbloqueado automaticamente durante a campanha principal. Após concluir a história, você pode usá-lo para retornar rapidamente à área, acessando-o pelo Portal Místico dentro da câmara secreta.

#20 – Baú Roxo (Cifra de Muspelheim) 1/2 – [ 17:15 ]
Suba pelo caminho logo após o Portal Místico para continuar explorando a área.

#21 – Artefato 4/6 – [ 17:45 ]
Descendo a montanha, você encontrará um cadáver parcialmente coberto pela neve, logo ao lado do caminho principal.

#22 – Armadura Mítica da Clareza 1/3 – [ 18:22 ]
No baú vermelho próximo ao último artefato, use as Lâminas do Caos para queimar a vegetação que bloqueia o acesso e abrir o baú.

#23 – Marco de Conhecimento 6/7 – [ 18:41 ]
Atravesse a passagem da montanha até o outro lado e comece a descer, seguindo o caminho da história em sentido reverso. O Marco de Conhecimento está escondido atrás de uma seiva vermelha de árvore. Para explodi-la, localize a bola de seiva do outro lado da ponte, arremesse-a na direção da seiva e peça para Atreus usar uma flecha elétrica. Assim que a explosão liberar a passagem, será possível alcançar o marcador.

#24 – Santuário Jötnar 1/1 – [ 20:19 ]
Ainda na mesma área, volte pela ponte e pegue mais uma bola de seiva. Há outra seiva de árvore vermelha escondida na escuridão. Jogue a bola de seiva nela e peça para Atreus disparar uma flecha elétrica. Ao explodir a seiva, você revelará o Santuário de Jötnar oculto.

#25 – Baú Nornir 2/2 – [ 21:13 ]
Ainda na mesma área, o baú Nornir está em um ponto bem visível no caminho da história, exatamente onde você pegou a bola de seiva. Para abri-lo, será necessário acertar três totens com runas usando o machado. Um deles está na sala onde você encontrou o Santuário de Jötnar. O segundo pode ser visto da ponte, à direita de quem sai do baú. Já o terceiro está no topo da ponte: para alcançá-lo, atravesse a ponte, use a roda para erguê-la, jogue o machado na roda para congelá-la no lugar e então volte pela ponte para ter a visão do totem.

#26 – Artefato 5/6 – [ 22:32 ]
Seguindo para a próxima área, atravesse o corredor escuro e desça a parede. Logo abaixo do cristal explosivo vermelho que você destruiu durante a história, há um cadáver com um artefato ao lado. Ele fica em um canto facilmente visível, então não tem como passar batido.

#27 – Baú Lendário 2/3 – [ 23:12 ]
Ainda na mesma área, continue avançando e desça mais uma parede, entrando mais fundo na montanha. Ao chegar na parte inferior, você encontrará um baú lendário aguardando para ser aberto.

#28 – Loja 2/3 – [ 23:59 ]
Desbloqueada automaticamente na história, essa loja do Sindri aparece logo após você derrotar o chefe dragão. Impossível perder esse ponto, pois ele faz parte do avanço principal da narrativa.

Agora você deve voltar ao cume da montanha, a área externa no topo, por onde você passou durante a história principal. Essa parte marca o início do trajeto de retorno pelo caminho já explorado.

#29 – Baú Roxo (Cifra de Muspelheim) 2/2 – [ 24:21 ]
Volte em direção ao Portal Místico do Cume. Na passagem da montanha, existe uma descida lateral que leva a uma área bem escondida. Ela é fácil de passar batido. Ao correr da árvore onde Mimir ficou preso em direção ao Marco de Conhecimento 6/7, fique atento ao lado esquerdo da trilha, na área externa coberta de neve. Você verá um botão discreto que permite descer. Lá embaixo, está um Baú de Cifra roxo, em um canto isolado da montanha — um dos segredos mais bem escondidos da região.

#30 – Confronto na Fenda do Reino 1/1 – [ 25:35 ]
Bem ao lado do último item colecionável (#29).

#31 – Loja 3/3 – [ 26:24 ]
Esse item também estará logo ao lado do último colecionável assim que você passar pela porta na passagem escondida da montanha. Fique atento, pois é fácil deixá-lo para trás se estiver focado apenas no caminho principal.

#32 – Armadura Mítica da Clareza 2/3 – [ 26:45 ]
Você encontrará este item no baú vermelho ao lado da loja escondida de Sindri.

#33 – Artefato 6/6 – [ 27:07 ]
Saindo da loja, empurre a parede e siga até o outro lado da área. Lá, você encontrará um cadáver com um artefato — é o último colecionável desta região, então não deixe passar.

#34 – Armadura Mítica da Clareza 3/3 – [ 27:35 ]
Logo após o último artefato, siga pelo caminho e encontrará seiva de árvore com uma bola de seiva próxima. Lance a bola na seiva e peça para Atreus atirar flechas elétricas nela. Isso vai explodir a seiva, revelando uma grande caixa quadrada que você poderá empurrar para alcançar o baú vermelho no topo.

#35 – Marco de Conhecimento 7/7 – [ 28:28 ]
Siga até o final da área, mas evite usar o elevador grande por enquanto. Em vez disso, procure por tábuas de madeira com símbolos azuis e ajude Atreus a subir até elas. Ele então abaixará uma corrente para você. Suba por ela e encontrará o Marco de Conhecimento no final da passagem escondida na montanha.

#36 – Baú Lendário 3/3 – [ 30:47 ]
Após ler o último Marco de Conhecimento, um Ogro surgirá para atacá-lo. Derrote-o e siga até o portão atrás dele, onde está o baú lendário. Para abrir esse baú, volte pela corrente e use as lâminas do caos para revelar um pedestal de energia de Hel. Pegue esse pedestal e carregue-o até a corrente. Em seguida, destrua a barricada de madeira próxima para revelar outra esfera de energia. Com as lâminas do caos, agarre essa segunda esfera e coloque-a no suporte que você já está segurando na corrente. Suba na corrente, puxe a energia para você e corra rapidamente até o portão onde o Ogro apareceu. Coloque a energia no local indicado — você terá 10 segundos para isso. A porta se abrirá, revelando o último baú lendário.


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