Fallout 4 – Lista de Todos os Companheiros (Companions)

Por 26/04/2024, ÀS 10H15julho 10th, 2024

Olá e bem-vindo ao Guia dos Companheiros de Fallout 4! Uma característica incrível das séries de jogos como Fallout e Elder Scroll são os companheiros de viagem. Eles são essencialmente os equivalentes humanos (ou quase) dos pets nos famosos RPGs. Sua função principal é defender e atacar qualquer outro ser hostil ao lado do jogador.

Com todas as DLC lançadas, existe um total de 17 companheiros disponíveis em Fallout 4. Destes, 13 estão disponíveis no jogo base, enquanto 2 são companheiros robóticos (Ada e Automatron), completamente personalizáveis na DLC Automatron. Além disso, há mais dois companheiros (Old Longfellow e Porter Gage) encontrados, respectivamente, em Far Harbor e Nuka-World.

Cada companheiro possui características e personalidades únicas. Em alguns casos, os companheiros possuem histórias incompletas, mas para acessar suas missões, é necessário estabelecer uma relação de carisma e confiança muito alta com o seguidor. Ao final, alguns companheiros podem se tornar parceiros românticos, oferecendo novos bônus ao Sole Survivor.

Dogmeat

Parada de Caminhoneiros Red Rocket

Dogmeat, um pastor alemão encontrado durante sua passagem pela Parada de Caminhoneiros Red Rocket.

O acompanhante mais adorável é Dogmeat, um pastor alemão encontrado durante sua passagem pela Parada de Caminhoneiros Red Rocket. Basta se aproximar do local que ele virá ao seu encontro. Durante esse encontro, alguns ratos toupeiras podem aparecer; lide com eles e convide o doguinho a te seguir. Dogmeat é excelente em localizar e transportar itens para o Sole Survivor. Ele também pode detectar a presença de inimigos à distância; quando isso acontecer, ele irá rosnar.

Para aumentar a afinidade com Dogmeat, ao contrário dos outros acompanhantes, basta subir de nível até o nível 31 e ter no mínimo 4 de carisma. Isso libera a perk “Cão de Ataque”, onde Dogmeat irá atacar seu oponente o segurando no chão, podendo causar aleijamento, sangramento e reduzindo o dano recebido em 10%.

Piper Wright

Diamond City

Piper Wright pode ser encontrada pela primeira vez do lado de fora de Diamond City, tentando entrar na cidade.

Piper Wright pode ser encontrada pela primeira vez do lado de fora de Diamond City, tentando entrar na cidade. Ela é uma repórter e diretora do jornal Ocorrências Públicas, junto com sua irmã mais nova, Nat. Eventualmente, ela se oferecerá para acompanhar o Sole Survivor, depois que ele aceitar ser entrevistado por ela ao entrar em Diamond City pela primeira vez ou após a missão “Reuniões”.

Para conquistar afinidade com Piper, você pode presenteá-la com itens, realizar ações benevolentes ou abrir fechaduras. Um bom caminho é ter Piper como acompanhante enquanto realiza missões de ajuda a acampamentos; toda vez que você oferecer ajuda sem pedir nada em troca, Piper irá gostar. Ela odeia assassinatos, roubos de itens ou abrir fechaduras de locais com donos. Ao alcançar o nível máximo de afinidade, você terá acesso à perk “Doce ou Travessura“, que concede o dobro de XP ao descobrir novos locais ou passar por desafios de carisma.

Nick Valentine

Vault 114/Diamond City

Nick Valentine é um detetive que lidera uma pequena agência de investigações em Diamond City, juntamente com sua assistente Ellie Perkins.

Nick Valentine é um detetive que lidera uma pequena agência de investigações em Diamond City, juntamente com sua assistente Ellie Perkins. Quando você chega a Diamond City, Piper o indica para ajudar na investigação sobre o desaparecimento de seu filho. No entanto, o detetive também está desaparecido, segundo sua assistente. Ao oferecer ajuda para localizá-lo, inicia-se a missão “Não é Bem São Valentim“, na qual você o encontrará ao final. Após concluir essa missão, uma nova missão chamada “Reuniões” será iniciada, deixando Nick disponível para acompanhá-lo.

Para aumentar a afinidade com Nick, você precisa realizar ações benevolentes, como ajudar os Minutemen, curar Dogmeat, persuadir Mama Murphy a deixar de usar químicos e auxiliar a Ferrovia na libertação dos Sintéticos. Conforme avança na relação com Nick, ele pedirá sua ajuda e uma nova missão chamada “Long Time Coming” será iniciada. Após completar essa missão, você poderá alcançar o nível máximo de admiração de Nick, liberando a perk “Afinidade Metálica“, que adiciona a capacidade de hackear terminais mais uma vez, além de reduzir em 50% a duração do bloqueio.

Nota: Nick não é um parceiro para romance, e sua roupa não pode ser removida.

Codsworth

Sanctuary Hills

Mr. Handy Codsworth, um robô de 200 anos atrás.

O primeiro amigo que você encontra pelo caminho é seu Mr. Handy Codsworth, um robô de 200 anos atrás. No entanto, você não poderá recrutá-lo imediatamente. Será necessário avançar algumas missões no jogo, como “Fora do Tempo“, “Joia da Comunidade” e “Não é Bem São Valentim“, e então retornar para Sanctuary e conversar com ele. A personalidade de Codsworth mescla parte de sua configuração original de mordomo com um toque leve de loucura, perceptível em suas falas quando está atacando algum inimigo ou conversando com alguém. Suas armas são um lança-chamas e uma serra circular, mas com a DLC Automatron, você poderá modificá-lo, transformando-o em uma verdadeira máquina de combate.

Para conquistar mais afinidade com Codsworth, é muito simples, basta modificar armas e armaduras na bancada em intervalos de 48 horas (no jogo). Isso concederá a Perk “Simpatia a Robô“, que proporciona mais 10 de resistência contra dano de energia vindo de robôs.

Preston Garvey

Sanctuary Hills

Preston Garvey, o queridinho (kkk sqn) de todos os jogadores de Fallout 4. Ele é um membro dos lendários, porém quase extintos, Minutemen, sendo um soldado desacreditado e depressivo que acredita que sua luta até ali foi em vão.

“A settlement needs your help” – Preston Garvey, o queridinho (kkk sqn) de todos os jogadores de Fallout 4. Ele é um membro dos lendários, porém quase extintos, Minutemen, sendo um soldado desacreditado e depressivo que acredita que sua luta até ali foi em vão. No entanto, ele ainda mantém o desejo de restaurar a glória dos Minutemen. Para recrutar Garvey, é necessário se juntar aos Minutemen e completar pelo menos a missão “Primeiros Passos” da facção. Como companheiro, Garvey está munido de um Mosquete a Laser e é excelente em ataques a média distância.

Para aumentar a afinidade com Preston Garvey, realize algumas ações como: dar itens de presente ocasionalmente, modificar armas em intervalos de 48 horas (no jogo), recusar os químicos para Mama Murphy e completar suas missões de liberação de acampamentos. Ao atingir o maior nível de afinidade, ele pode se tornar um parceiro romântico e conceder a perk “Unidos Venceremos“. Esta perk aumenta o dano causado em 20% e aumenta a resistência ao dano em 20 pontos ao enfrentar 3 ou mais inimigos simultaneamente.

Cait

Zona de Combate

Cait é uma lutadora de arena na Zona de Combate, onde ela luta para o entretenimento dos Invasores que dominam o local.

Cait é uma lutadora de arena na Zona de Combate, onde ela luta para o entretenimento dos Invasores que dominam o local. Você precisa limpar a arena eliminando todos os Invasores, para que seu empregador Tommy Lonegan transfira o contrato de Cait para você, tornando-a então disponível para segui-lo como companheira. Com uma personalidade extremamente agressiva e desconfiada, Cait é uma combatente formidável. Além disso, ela possui a habilidade de abrir qualquer fechadura quando solicitada desde que possua grampos de cabelo no inventário.

Para aumentar a afinidade com Cait, inicialmente basta consumir químicos e álcool em abundância, o que elevará rapidamente o nível de afinidade e dará início à sua missão pessoal “Interversão Benigna“. Ao completar essa missão, Cait mudará sua personalidade, passando a odiar o consumo de químicos e a apreciar ações benevolentes, andar aparentemente sem roupas também contribui para isso. Ao atingir o nível máximo de afinidade, você terá acesso à opção de romance e à perk “Gatilho Nervoso“, que regenera o PA 25% mais rápido quando os pontos de vida estão abaixo de 25%.

Paladino Danse

Delegacia de polícia de Cambridge/Prydem

Danse é o oficial em comando do Esquadrão de Reconhecimento Gladius da Irmandade do Aço.

Danse é o oficial em comando do Esquadrão de Reconhecimento Gladius da Irmandade do Aço. Para recrutá-lo como companheiro, você precisa primeiro se juntar à Irmandade e alcançar a patente de Cavaleiro, seguindo a linha de missão da Irmandade do Aço até chegar à missão chamada “Sombra do Aço“. Após isso, ele oferecerá seus serviços como acompanhante.

Para atingir a máxima afinidade com Danse, é necessário completar a missão “Traição Cega“, poupando a vida do paladino. Caso contrário, o nível de afinidade ficará preso em 999 e todos os benefícios serão perdidos. Coisas que podem contribuir para a admiração de Danse são: completar missões radiantes da Irmandade, aceitar missões de colonos nos assentamentos, ser contra os Sintéticos e o Instituto. Ao atingir a máxima afinidade, é liberada a perk “Conheça Seu Inimigo“, que concede um bônus permanente de 20% para o dano causado contra Ghouls, Super Mutantes e Sintéticos.

Deacon

QG da Ferrovia

Deacon é um espião e membro da Ferrovia, disponível para recrutamento após a conclusão das missões "Quando a Liberdade Chama" e "Espionagem".

Deacon é um espião e membro da Ferrovia, disponível para recrutamento após a conclusão das missões “Quando a Liberdade Chama” e “Espionagem“. Pouco se sabe sobre seu passado, inclusive seu nome verdadeiro é desconhecido. Ele afirma que estava entre a primeira onda de liberados Gen 3s, ajudou a fundar a Ferrovia e é o verdadeiro líder da organização, enquanto Desdêmona serve apenas como figura pública. Desdêmona suspeita que Deacon e Jhon D (o lendário fundador da Ferrovia) sejam a mesma pessoa.

Para alcançar a máxima afinidade com Deacon, é simples. Devido ao seu passado como membro de gangues, Deacon valoriza agora ações benevolentes e pacíficas. Ele também aprecia ver você abrir fechaduras e hackear terminais, além de vencer desafios de diálogo para evitar violência e todas as ações positivas envolvendo a Ferrovia e os Sintéticos. Ao atingir o máximo de afinidade, ele pode se tornar um parceiro romântico e conceder a perk “Cloak & Dagger“, que oferece um aumento permanente de 40% na duração de Stealth Boys e um bônus permanente de 20% para ataques furtivos.

X6-88

Instituto

X6-88 é um Sintético Gen 3 disponível para recrutamento após a conclusão da missão "Humanidade - Redefinida".

X6-88 é um Sintético Gen 3 disponível para recrutamento após a conclusão da missão “Humanidade – Redefinida“. Ele foi selecionado para ser um Sintético Caçador, uma força de elite especial do Instituto responsável por operar na superfície e rastrear, capturar ou eliminar Sintéticos que fugiram do Instituto. Durante a missão “Retenção de Sintéticos“, X6-88 será um companheiro temporário, retornando em seguida para o SRB dentro do Instituto.

Para alcançar a máxima afinidade com X6-88, você pode entrar e sair de uma Armadura Potente a cada 2 horas (no jogo), realizar missões radiantes para o Instituto, hackear terminais e modificar/criar armas e armaduras nas bancadas. X6-88 não é um companheiro ideal para levar em missões relacionadas às outras facções, pois geralmente ele desaprova a maioria das decisões envolvendo os Minutemen (exceto acampamentos), Ferrovia e Irmandade do Aço.

Ao atingir a máxima afinidade, X6-88 não se torna disponível para romance, mas libera a perk “Escudo Harmônico“, que oferece um aumento permanente de +20 na Resistência à Energia.

Curie

Refúgio 81

Curie é uma Miss Nanny modificada, com vasto conhecimento científico. Ela pode ser encontrada no final dos eventos relacionados ao Refúgio 81.

Curie é uma Miss Nanny modificada, com vasto conhecimento científico. Ela pode ser encontrada no final dos eventos relacionados ao Refúgio 81. Esta companheira é considerada perdível, pois para chegar ao Refúgio 81, você precisa saber sua localização ou ouvir falar do local por pessoas na comunidade. Curie torna-se disponível para recrutamento após a conclusão da missão “Buraco na Muralha“, independentemente da escolha feita no final da missão.

Para alcançar a máxima admiração de Curie, é necessário ser solidário, pacífico e bondoso com os outros, oferecendo ajuda sempre que possível e evitando violência desnecessária, quando essa for uma opção, ou apoiar a Ferrovia. A admiração de Curie por você ficará travada em 499 até que você inicie e conclua a missão dela chamada “Comportamento Emergente“. A partir daí, você poderá avançar até o máximo. Ao alcançar esse ponto, Curie pode se tornar uma parceira romântica e conceder a perk “Médico de Combate“, que oferece uma habilidade passiva onde o jogador restaura 100 HP quando cai abaixo de 10% de seu total de HP, uma vez a cada 24 horas.

Nota: O nome Curie deriva da classificação Engenheiro de Enfermaria Robótica de Vulnerabilidade de Contágio (CVRIE em inglês), que, por sua vez, é uma homenagem a Marie Curie, pioneira no estudo da radiação.

John Hancock

Goodneighbor

John Hancock pode ser encontrado na cidade de Goodneighbor, onde atualmente ocupa o cargo de prefeito, após liderar uma revolução armada contra o governo do mafioso Vic no passado.

John Hancock pode ser encontrado na cidade de Goodneighbor, onde atualmente ocupa o cargo de prefeito, após liderar uma revolução armada contra o governo do mafioso Vic no passado. Hancock, anteriormente conhecido como John McDonough (sim, irmão do prefeito McDonough), entrou em conflito com seu irmão durante a campanha para prefeito. Isso o levou a deixar Diamond City e a mergulhar em um mundo de depressão e drogas, onde acabou se transformando em um Necrotico após experimentar uma droga. Ele pode ser recrutado a partir da missão “Cava Rasa“.

Para alcançar a máxima afinidade com Hancock, é bastante simples: você precisa consumir químicos e álcool até se tornar viciado, além de ficar nu com certa frequência. Por outro lado, ele valoriza a justiça e ficará satisfeito quando você ajudar pessoas ou assentamentos. Ele também apreciará quando você se unir aos Minutemen e à Ferrovia. No entanto, ele não irá gostar de nada relacionado a Diamond City (exceto Nick Valentine), o Instituto ou a Irmandade do Aço.

Ao atingir a máxima afinidade com ele você recebe a vantagem “Isodoped“, que oferece um aumento temporário de 20% para Acertos Críticos quando a radiação está em 250 ou mais.

Robert MacCready

Goodneighbor/O Third Rail

Robert MacCready pode ser encontrado em Goodneighbor, em uma das salas VIP do Third Rail.

Robert MacCready pode ser encontrado em Goodneighbor, em uma das salas VIP do Third Rail. Para tê-lo como companheiro, basta contratar seus serviços de mercenário, desembolsando a quantia de 250 caps, ou 200 caps se vencer o desafio de diálogo de carisma. Ele é um velho conhecido da série, pois apareceu ainda criança em Fallout 3, liderando a colônia Little Lamplight, habitada apenas por crianças.

Para conquistar níveis de afinidade com MacCready, você precisa pedir dinheiro em troca de ajuda, sempre buscando a maior recompensa possível. Ou seja, deve se comportar como um mercenário, praticar roubo, arrombar locais com donos e ter comportamentos criminosos. Por outro lado, MacCready odeia a Irmandade do Aço por atrapalhar seus negócios. Ao atingir 200 e 500 de afinidade, é possível iniciar a missão “Longo Caminho Pela Frente“, exclusiva do personagem. Alcançando a afinidade máxima com MacCready, que só acontece após completar sua missão, ele concederá a vantagem “Killshot“, que oferece um aumento permanente de 20% na precisão do V.A.T.S. ao atingir a cabeça de um inimigo.

Strong

Trinity Tower

Strong é um supermutante que pode ser encontrado no topo da Trinity Tower, ao final da missão “Fecham as Cortinas”.

Strong é um supermutante que pode ser encontrado no topo da Trinity Tower, ao final da missão “Fecham as Cortinas”. Ele é o acompanhante mais peculiar disponível após Curie, dotado de uma superforça e habilidades para manusear lançadores de mísseis e miniguns com destreza. Entretanto, Strong possui um único defeito: ele nunca entrará em modo furtivo, o que o torna uma escolha inadequada para personagens focados em furtividade.

Para aumentar a afinidade com Strong, você pode aceitar missões dos Minutemen, como as missões de sequestro, e sempre escolher opções violentas durante os diálogos. Além disso, todas as ações violentas contra inimigos irão agradar este companheiro de viagem. Ao atingir a afinidade máxima com Strong, ele reconhecerá você como seu líder e concederá a vantagem “Berserk”, que oferece um aumento temporário de 20% para ataques corpo a corpo.

Ada (DLC Automatron)

Wattz Consumer Electronics

Ada é um robô adicionado através da DLC Automatron. Ela pode ser encontrada ao iniciar a linha de missões da DLC por volta do nível 15.

Ada é um robô adicionado através da DLC Automatron. Ela pode ser encontrada ao iniciar a linha de missões da DLC por volta do nível 15. Durante a primeira missão, “Ameaça Mecânica“, você conhecerá Ada, que a partir desse momento fica disponível para acompanhá-lo. Ada foi criada por Jackson como uma companheira de viagem para sua caravana. Ela é um Assaultron fortemente modificado, utilizando peças de Sentinela e Protectron.

Ao contrário dos outros acompanhantes, Ada não possui um sistema de afinidade. Ela oferecerá conselhos e opiniões dependendo da situação, mas nunca ganhará ou perderá afinidade. Como resultado, Ada não tem nenhuma vantagem de afinidade associada a ela. Sua grande característica está no fato de poder ser personalizada nas bancadas de robótica, permitindo criar diversas configurações usando partes de robôs abatidos.

Automatron (DLC Automatron)

Qualquer Acentamento

O Automatron é mais uma criação do que um companheiro típico, já que ele não segue a mesma mecânica dos outros amigos.

O Automatron é mais uma criação do que um companheiro típico, já que ele não segue a mesma mecânica dos outros amigos. Embora possa acompanhá-lo, o Automatron é construído usando partes de robôs derrotados nas bancadas de robótica adicionadas ao jogo pela DLC Automatron. A criação desses robôs depende exclusivamente das vantagens que você já desbloqueou para seu personagem. Por exemplo, é necessário ter pelo menos Ciência no nível 3 e 4, e Louco Por Armas no nível 1.

Old Longfellow (DLC Far Harbor)

Last Plank/Far Harbor

Longfellow é um caçador que reside na ilha de Far Harbor e pode ser encontrado frequentemente no bar Last Plank.

Longfellow é um caçador que reside na ilha de Far Harbor e pode ser encontrado frequentemente no bar Last Plank. Como um caçador experiente, ele possui uma profunda compreensão da história da região, desde os tempos de luta desesperada até a época de prosperidade arrogante. Longfellow é reverenciado como uma verdadeira lenda pelo povo de Far Harbor e é reconhecido como um dos poucos sobreviventes capazes e dispostos a guiar pessoas com segurança através da densa neblina.

Para aumentar a afinidade com Longfellow, é necessário consumir bebidas alcoólicas com frequência, vencer diálogos de carisma e aceitar missões de ajuda às pessoas. Essas são algumas das ações que ele aprovará. Embora não seja possível estabelecer um romance com Longfellow, ao atingir a máxima afinidade com ele, ele concede a vantagem “Sabedoria do Caçador“, que proporciona uma redução permanente de 25% nos danos recebidos de animais e criaturas marinhas.

Porter Gage (DLC Nuka-World)

Fizztop Grille/Nuka-World

Porter Gage é um Invasor e o segundo em comando na gangue de Invasores que controla o parque Nuka-World.

Porter Gage é um Invasor e o segundo em comando na gangue de Invasores que controla o parque Nuka-World. Ele se torna disponível para recrutamento pouco antes da conclusão da missão “Um Plano Ambicioso“. Um ponto negativo importante é que Gage não é um personagem essencial e pode ser morto durante os combates.

Para aumentar a afinidade com Porter, é necessário agir como um Invasor. Isso envolve realizar ações negativas, como roubar, praticar furto, ser agressivo e recusar-se a ajudar os assentamentos. Além disso, criar armas e outras atividades consideradas malignas contribuem para ganhar a sua simpatia. Ao atingir a máxima afinidade com Porter Gage, você ganhará a vantagem “Lições de Sangue“, que oferece um aumento permanente de 5% no ganho de XP por morte e um aumento permanente de +10 na Resistência ao Dano.


Para não perder mais guias como este você pode se inscrever no meu canal no YouTube e me acompanhar nas redes sociais, incluindo TikTok, Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, sinta-se convidado a se juntar ao meu servidor no Discord, onde podemos compartilhar nossa paixão pelos jogos. Espero vê-lo lá!

DetonaSaurus

DetonaSaurus

Olá, seja bem-vindo. Sou GhoulSlasher produtor de conteúdo gamer para o YouTube e afins. Sou apaixonado por games de pequeno, isso faz 30 anos haha. Amo um bom livro.

Comentários

Eu preciso de ajuda com...

Pressione "Enter" para iniciar sua pesquisa.