Seja bem-vindo ao guia completo dos Artefatos Daédricos em The Elder Scrolls V: Skyrim. No total, existem 16 artefatos daédricos espalhados pelo mundo do jogo, cada um com habilidades únicas, ligados diretamente aos Príncipes Daédricos.
Dos 17 Príncipes Daédricos, 16 possuem um artefato associado em Skyrim. Para conseguir cada um deles, você precisará completar missões específicas chamadas Daedric Quests. Três dessas missões oferecem uma escolha entre dois artefatos diferentes: “The Black Star”, ”A Daedra’s Best Friend” e “Ill Met by Moonlight”.
O único príncipe que não oferece um artefato é Jyggalag, o Príncipe Daédrico da Ordem. Ele é mencionado brevemente em diálogos com NPCs, mas não aparece fisicamente no jogo, nem possui uma estátua ou missão própria.
Ao coletar os artefatos, você pode desbloquear duas conquistas importantes: “Daedric Influence” e “Oblivion Walker”. Para a última, será necessário obter 15 dos 16 artefatos, já que a Skeleton Key não conta — ela precisa ser devolvida para concluir a linha de missões da Thieves Guild (Guilda dos Ladrões).
Sumário:
- 01. Azura’s Star/The Black Star
- 02. Dawnbreaker
- 03. Ebony Blade
- 04. Ebony Mail
- 05. Mace of Molag Bal
- 06. Masque of Clavicus Vile
- 07. Mehrunes’ Razor
- 08. Oghma Infinium
- 09. Ring of Namira
- 10. Sanguine Rose
- 11. Savior’s Hide/Ring of Hircine
- 12. Skeleton Key
- 13. Skull of Corruption
- 14. Spellbreaker
- 15. Volendrung
- 16. Wabbajack
01. Azura’s Star (Azura)
O artefato Azura’s Star, ou sua variação The Black Star, é essencial para jogadores que desejam investir pesado em encantamentos em The Elder Scrolls V: Skyrim. Ambas as versões funcionam como soul gems reutilizáveis, e são obtidas como recompensa da missão daédrica “The Black Star”.
Para iniciar essa missão, vá até o Shrine of Azura, nas montanhas ao sul de Winterhold, e fale com Aranea Ienith. Se você tiver ouvido rumores em tavernas, o local será marcado automaticamente no mapa. Caso contrário, basta procurar por uma imponente estátua de Azura no topo das montanhas para encontrar o caminho.
A escolha final determina qual artefato você receberá. A Azura’s Star só armazena almas brancas, enquanto The Black Star aceita também almas negras, como as de humanos. Por serem reutilizáveis, ambas são ideais para encantar armas e armaduras sem precisar gastar soul gems comuns — tornando-as ferramentas valiosas para qualquer build voltada à magia ou encantamento.
02. Dawnbreaker (Meridia)
A Dawnbreaker é uma espada de uma mão abençoada por Meridia, a Princesa Daédrica da Vida e da Energia. Considerada uma das melhores armas contra mortos-vivos em The Elder Scrolls V: Skyrim, ela é obtida ao completar a missão “The Break of Dawn”.
A quest pode ser iniciada ao encontrar o item Meridia’s Beacon, que aparece aleatoriamente em baús ou no inventário de inimigos após o nível 12. Ao pegá-lo, a estátua de Meridia o chamará automaticamente. Alternativamente, você pode ir direto até a Statue of Meridia, localizada a oeste de Solitude, para ativar a missão.
A espada Dawnbreaker causa dano de fogo e tem um efeito especial contra mortos-vivos: ao matar um, existe chance de provocar uma explosão de chamas azuis que faz os inimigos próximos fugirem, semelhante ao feitiço Bane of the Undead. É uma excelente arma para guerreiros que enfrentam tumbas nórdicas ou vampiros com frequência.
03. Ebony Blade (Mephala)
A Ebony Blade é uma espada de duas mãos ligada ao Príncipe Daédrico Mephala, e pode ser obtida ao concluir a missão “The Whispering Door” em The Elder Scrolls V: Skyrim. Apesar de seu visual elegante e de lembrar as espadas dos Blades, ela guarda um segredo sombrio que a torna única no jogo.
Para iniciar a missão, você deve estar no nível 20 ou superior, ter completado a missão principal “Dragon Rising”, e conversar com Hulda, a estalajadeira do The Bannered Mare, em Whiterun. Pergunte se ela ouviu algum rumor recente — isso fará com que ela mencione o comportamento estranho do filho do Jarl, dando início à missão.
A Ebony Blade tem um encantamento fixo que absorve 10 pontos de vida por ataque, mas seu verdadeiro poder é desbloqueado ao trair personagens próximos. Cada dois amigos mortos aumentam o roubo de vida em +2 pontos, até um máximo de 30 pontos com dez traições. É uma arma perfeita para jogadores que não se importam em seguir um caminho sombrio — ou que buscam experimentar uma mecânica moralmente ambígua dentro do universo de Skyrim.
04. Ebony Mail (Boethiah)
A Ebony Mail é uma armadura pesada de ébano, obtida como recompensa da missão daédrica “Boethiah’s Calling” em The Elder Scrolls V: Skyrim. Com um visual sombrio e intimidador, essa armadura se destaca por seus encantamentos únicos, especialmente úteis para jogadores que usam builds furtivas, mesmo com armadura pesada.
Para iniciar a missão, é necessário estar no nível 30 e encontrar o livro Boethiah’s Proving, que começa a surgir aleatoriamente em baús e cadáveres após esse nível. Também é possível ir diretamente ao Sacellum of Boethiah, localizado a leste de Windhelm, para ativar a missão sem precisar do livro.
A Ebony Mail vem encantada com o efeito Muffle, que silencia os passos do jogador, e emite uma aura venenosa que causa 5 pontos de dano por segundo em inimigos próximos. Quando o personagem está se esgueirando, a armadura ativa um efeito de sombra, ajudando na furtividade. Essa combinação faz da Ebony Mail uma excelente escolha para personagens sorrateiros que ainda querem uma defesa sólida.
05. Mace of Molag Bal (Molag Bal)
A Mace of Molag Bal é uma maça de uma mão obtida como recompensa da missão daédrica “The House of Horrors”, uma das mais sombrias de The Elder Scrolls V: Skyrim. Para iniciar a quest, vá até Markarth e, ao entrar na cidade, procure por Tyranus, um Vigilant of Stendarr que pedirá sua ajuda para investigar uma casa abandonada envolta em rumores de atividades daédricas.
A arma tem dois efeitos principais: ela causa 25 pontos de dano à Estamina e à Magicka do inimigo por ataque e captura a alma do oponente se ele morrer em até 3 segundos após ser atingido. Quando usada em conjunto com a Azura’s Star ou The Black Star, o combo se torna autossustentável, permitindo recarregar outros equipamentos encantados sem depender de soul gems comuns.
Além do desempenho em combate, a Mace of Molag Bal tem um visual ameaçador que combina perfeitamente com personagens de moral duvidosa. É uma arma ideal para quem joga com builds malignas, necromantes ou qualquer personagem que explore os poderes obscuros dos Príncipes Daédricos.
06. Masque of Clavicus Vile (Clavicus Vile)
A Masque of Clavicus Vile e o Rueful Axe são as duas recompensas possíveis da missão daédrica “A Daedra’s Best Friend”, em The Elder Scrolls V: Skyrim. A quest começa ao atingir o nível 10 e visitar Falkreath, onde um guarda mencionará que Lod, o ferreiro local, procura por seu cão perdido. Ao aceitar ajudá-lo, você encontrará Barbas, um cão falante que revelará estar a serviço de Clavicus Vile, dando início à missão.
Durante a jornada, você deverá recuperar o Rueful Axe a pedido de Clavicus Vile. Ao final da missão, terá que escolher entre usá-lo contra Barbas ou devolvê-lo ao príncipe daédrico. Se poupar Barbas e devolver o machado, você receberá a Masque of Clavicus Vile, que concede +20% em melhores preços, +10 pontos em Speech e +5% de regeneração de Magicka. Já se decidir matar Barbas, ficará com o Rueful Axe, que causa 20 pontos de dano à Stamina dos inimigos por golpe.
Embora o machado tenha um visual marcante, a máscara é considerada o verdadeiro artefato daédrico, sendo necessária para desbloquear a conquista Oblivion Walker. Por isso, para quem busca completar todos os artefatos daédricos, a melhor escolha é sempre poupar Barbas e entregar o machado.
07. Mehrunes’ Razor (Mehrunes Dagon)
A Mehrunes’ Razor é uma adaga única e letal, obtida como recompensa da missão “Pieces of the Past”, em The Elder Scrolls V: Skyrim. Para iniciar essa quest, você precisa estar no nível 20 e aguardar o convite de um mensageiro para visitar o Mythic Dawn Museum, em Dawnstar, um evento que ocorre após visitar alguma das principais cidades de Skyrim.
Essa adaga possui um encantamento especial com cerca de 1,98% de chance de matar instantaneamente qualquer inimigo com um golpe, ignorando defesas e vida — exceto chefes como Miraak e Karstaag, que são imunes a esse efeito. Apesar da baixa chance, o efeito pode ativar com qualquer ataque, tornando a Mehrunes’ Razor ideal para combates rápidos, furtivos ou como arma de suporte em builds com duas armas ou escudo e adaga.
Além da letalidade, o visual sombrio da Razor combina perfeitamente com personagens de alinhamento maligno ou assassinos silenciosos, oferecendo tanto estilo quanto funcionalidade para quem quer se destacar nas sombras.
08. Oghma Infinium (Hermaeus Mora)
O Oghma Infinium é um tomo lendário e um dos artefatos daédricos mais valiosos de The Elder Scrolls V: Skyrim. Ele é concedido ao final da missão “Discerning the Transmundane”, relacionada a Hermaeus Mora, o Príncipe do Conhecimento e da memória proibida. A missão pode ser encontrada a qualquer momento, mas só será concluída após você atingir o nível 15. Para iniciá-la, procure por Septimus Signus, em uma caverna isolada chamada Septimus Signus’s Outpost, localizada ao norte de Winterhold.
Ao concluir a missão, você receberá o Oghma Infinium, um livro mágico que pode ser lido uma única vez para aplicar um bônus permanente. Ele oferece três caminhos distintos: o caminho do Guerreiro, que aumenta em 5 pontos cada habilidade de combate; o caminho do Mago, que melhora as habilidades mágicas; e o caminho do Ladrão, que eleva todas as habilidades furtivas. Após escolher, o livro desaparece, tornando a decisão final e irreversível.
Por oferecer um avanço direto em múltiplas habilidades, o Oghma Infinium é uma recompensa poderosa e estratégica, ideal para acelerar o desenvolvimento do seu personagem, independentemente da build. É uma leitura única, mas com impacto duradouro, sendo um dos artefatos mais cobiçados por quem deseja evoluir com eficiência.
09. Ring of Namira (Namira)
O Ring of Namira é um artefato daédrico obtido ao completar a missão “The Taste of Death”, em The Elder Scrolls V: Skyrim. A quest pode ser iniciada em Markarth, ao visitar o Hall of the Dead e conversar com Brother Verulus, que relatará problemas no local. Ao aceitar investigar, você enfrentará Draugr e, após limpar a área, será apresentado à seguidora de Namira, Eola.
Ela o levará até a Reachcliff Cave, onde pedirá que Verulus seja levado como oferenda ao santuário. Você deve convencê-lo a acompanhá-lo, levá-lo até o altar e sacrificá-lo para participar do banquete canibal que finaliza a missão. Somente após esse ritual você receberá o Ring of Namira como recompensa de Namira.
O anel concede +50 pontos de Stamina e libera a habilidade de se alimentar de cadáveres, o que concede regeneração de Vida e aumento temporário da Vida máxima. É um item perfeito para personagens com builds sombrias, assassinos ou jogadores que gostam de explorar o lado mais macabro da narrativa daédrica em Skyrim.
10. Sanguine Rose (Sanguine)
O Sanguine Rose é um cajado mágico obtido como recompensa da missão daédrica “A Night to Remember”, uma das quests mais engraçadas e caóticas de The Elder Scrolls V: Skyrim. Ao contrário das tarefas sombrias normalmente associadas aos Príncipes Daédricos, essa missão segue o estilo irreverente de Sanguine, o Príncipe da Devassidão, envolvendo bebida, confusão e situações absurdas.
A missão começa quando você atinge o nível 14 e encontra Sam Guevenne em uma das tavernas aleatórias espalhadas por Skyrim. Ele o desafia para uma competição de bebida, dando início a uma série de eventos inesperados e hilários. Ao concluir a missão, Sanguine revela sua identidade e entrega o cajado como recompensa.
O Sanguine Rose conjura um Dremora nivelado para lutar ao seu lado por 60 segundos. Esse aliado invocado é agressivo e poderoso, tornando o cajado extremamente útil em combates difíceis ou quando é necessário distrair múltiplos inimigos. É uma ótima escolha para builds voltadas para conjuração ou personagens que apreciam um toque de caos nas batalhas.
11. Savior’s Hide/Ring of Hircine (Hircine)
A Savior’s Hide e o Ring of Hircine são dois artefatos daédricos obtidos através da Daedric Quest “Ill Met by Moonlight”, em The Elder Scrolls V: Skyrim. Essa missão está ligada ao Príncipe Daédrico Hircine, senhor da caça e das bestas selvagens.
A missão “Ill Met by Moonlight”, em The Elder Scrolls V: Skyrim, começa quando você chega a Falkreath. É possível ouvi rumores sobre o assassinato de uma garotinha ou simplesmente visitar o cemitério local e conversar com os parentes da vítima. Após isso, vá até a prisão da cidade, onde encontrará Sinding, um homem preso por ter cometido o crime enquanto estava transformado em lobisomem.
Essa missão oferece uma das raras oportunidades de pegar dois artefatos daédricos. Primeiro, aceite poupar Sinding e conclua a missão normalmente para receber o Ring of Hircine como recompensa oficial. Em seguida, retorne à caverna onde ele se esconde e mate-o. Ao fazer isso, você poderá usar sua pele para receber o Savior’s Hide diretamente de Hircine. Esse comportamento é intencional e não um bug.
O Ring of Hircine permite transformações ilimitadas em lobisomem, ignorando o tempo de recarga. Já o Savior’s Hide é uma armadura leve encantada com 15% de resistência mágica e 50% de resistência a veneno, além de ter um dos visuais mais únicos entre as armaduras leves do jogo. Essa é uma das missões mais valiosas para quem quer avançar no troféu Oblivion Walker com mais eficiência.
12. Skeleton Key (Nocturnal)
A Skeleton Key é um artefato daédrico em forma de chave-mestra, obtido durante a missão “Blindsighted”, parte da linha principal da Guilda dos Ladrões, em The Elder Scrolls V: Skyrim. Embora seja extremamente útil, ela não conta para a conquista “Oblivion Walker”, já que precisa ser devolvida a Nocturnal para concluir a história da guilda.
Durante a missão, o jogador recupera a chave como parte do enredo, mas pode segurá-la pelo tempo que desejar antes de avançar. Muitos jogadores optam por adiar a devolução justamente por causa de sua utilidade: a Skeleton Key funciona como um lockpick inquebrável, permitindo abrir qualquer fechadura do jogo sem risco de falha.
Apesar de ser uma vantagem temporária, a Skeleton Key é uma das ferramentas mais práticas de Skyrim. Ideal para explorar livremente e evoluir a habilidade de Lockpicking com facilidade, ela se torna um recurso valioso enquanto estiver no seu inventário.
13. Skull of Corruption (Vaermina)
O Skull of Corruption é um cajado daédrico obtido ao final da missão “Waking Nightmare”, associada à Princesa Daédrica Vaermina. A missão pode ser iniciada em Dawnstar, ao conversar com Erandur, um sacerdote que geralmente está no Windpeak Inn. Ele pedirá sua ajuda para destruir o cajado e libertar a cidade dos pesadelos que afligem seus moradores.
Durante a missão, você o acompanhará até o Templo de Vaermina. Ao final, Erandur tentará banir o artefato, mas você terá a opção de matá-lo antes que o ritual se complete. Somente assim será possível pegar o Skull of Corruption. O cajado causa 20 pontos de dano mágico por ataque, podendo chegar a 50 se estiver carregado com sonhos coletados de NPCs dormindo.
Apesar de sua utilidade limitada em combate, o Skull of Corruption se destaca pelo visual marcante e pela temática sombria. É uma boa escolha para personagens com foco em roleplay daédrico ou builds voltadas para a magia destrutiva com um toque caótico.
14. Spellbreaker (Peryite)
O Spellbreaker é um escudo único obtido como recompensa da missão daédrica “The Only Cure”, ligada ao Príncipe Peryite em The Elder Scrolls V: Skyrim. Conhecido como o senhor da praga, Peryite concede essa missão a jogadores que atingirem pelo menos o nível 10. Ela pode ser ativada ao encontrar um dos Afflicted pelo mundo ou ao falar com Kesh the Clean, um sacerdote localizado no Shrine to Peryite, próximo a Karthwasten.
Para realizar o ritual de invocação e dar início à missão principal, Kesh pedirá quatro ingredientes específicos: Silver Ingot, Deathbell, Vampire Dust e Flawless Ruby. Com os itens reunidos, o Dragonborn poderá se comunicar com Peryite e embarcar na jornada que leva ao artefato.
O escudo bloqueia até 50 pontos de dano mágico e cria uma aura protetora ao levantar o escudo, funcionando como uma versão automática do feitiço Ward. Embora não proteja contra o vapor dos Centuriões Dwemer, ele é extremamente eficaz contra magos, dragões e qualquer inimigo que use magia ofensiva, sendo uma excelente escolha para builds defensivos.
15. Volendrung (Malacath)
O Volendrung é um martelo de guerra daédrico de duas mãos, obtido como recompensa da missão “The Cursed Tribe” em The Elder Scrolls V: Skyrim. A missão acontece em Largashbur, uma fortaleza orc isolada nas Jerall Mountains, na região de The Rift, e envolve ajudar os orcs a lidar com uma maldição imposta pelo Príncipe Daédrico Malacath.
Ao chegar à fortaleza, uma luta contra gigantes estará em andamento. Idealmente, o personagem Ugor deve sobreviver, mas caso ele morra, ainda é possível prosseguir com a missão contornando os portões pela encosta lateral e conversando com Atub, uma das orcs locais. Mesmo sem acesso direto, há formas de forçar a entrada, como provocar uma acusação de roubo ao mexer nos pertences de Ugor. Completar a missão “The Forgemaster’s Fingers” também destranca a entrada automaticamente.
O Volendrung é conhecido por seu visual imponente e seu efeito de absorver 50 pontos de stamina por golpe. Essa habilidade o torna uma arma de duas mãos extremamente eficiente e autossuficiente, ideal para personagens focados em força bruta e ataques pesados. Mesmo com seu peso elevado, é uma das melhores opções para quem busca dano contínuo e presença intimidadora em combate corpo a corpo.
16. Wabbajack (Sheogorath)
O Wabbajack é um cajado único e imprevisível, obtido como recompensa da missão daédrica “The Mind of Madness”, em The Elder Scrolls V: Skyrim. Essa missão leva você ao interior da mente do excêntrico príncipe da loucura, Sheogorath. Para iniciá-la, basta viajar até Solitude e encontrar um sem-teto chamado Dervenin, que pedirá sua ajuda para resolver uma situação incomum envolvendo seu mestre.
O cajado lança feitiços completamente imprevisíveis a cada uso. Em uma batalha, ele pode causar grandes danos com magias de destruição, curar completamente o inimigo ou ainda produzir efeitos aleatórios e cômicos que mudam o rumo do combate de forma inesperada.
Mesmo com sua natureza caótica, o Wabbajack é um dos artefatos mais divertidos e originais de Skyrim, oferecendo momentos únicos e imprevisíveis em cada confronto.
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